Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Maluf vira réu por lavagem de dinheiro.Rombo pode ultrapassar US$ 1,2 bilhão

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) acaba de se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro.

Além dele, mais dez pessoas tornaram-se réus: sua mulher, Sylvia, os filhos Flávio, Lígia, Lina e Otavio e outros familiares, além de doleiros.

Não é condenação ainda. O julgamento para condenar será só sabe-se lá quando.

A decisão foi tomada por sete votos a um. O voto do contra (ou seja, pela impunidade de Maluf, através da prescrição) foi de Marco Aurélio de Mello.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reuniu provas da remessa de centenas de milhões de dólares para a Suíça, Inglaterra e Ilha de Jersey. Segundo Gurgel, o dinheiro veio do superfaturamento na obra da avenida Águas Espraiadas, em São Paulo, quando Maluf era prefeito (1993 a 1996).

O advogado de Maluf, José Roberto Leal de Carvalho, alegou que ele não poderia ser processado por lavagem de dinheiro, pois a lei que prevê punição para esse crime só foi aprovada em 1998, quando ele não era mais prefeito.

O Min. Ricardo Lewandowski, relator do processo, refutou o argumento malandro: “Lavagem de dinheiro é crime permanente e o prazo de prescrição só começa a ocorrer quando as autoridades descobrem”.

Outros 6 ministros votaram com o relator, mas muitos, como Gilmar Mendes, titubearam sobre o argumento de crime permanente, dizendo que teria que ser reavaliado durante o processo, o que significa que corre o risco que levar Maluf à impunidade e dando adeus ao dinheiro público desviado.

Prescrição por formação de quadrilha

Maluf e sua esposa se safaram de outro crime: formação de quadrilha. Por terem mais de 70 anos, foi considerado prescrita qualquer pena a que eles pudessem vir a ser condenados. Os demais réus responderão também por esse crime. (Com informações do Valor Econômico)

2 Comentários:

Anônimo disse...

Se me permitirem somente uma pequena correção no texto: AVENIDA JORNALISTA ROBERTO MARINHO(antiga Avenida AGUAS ESPRAIADAS). Caso contrário, NINGUEM saberá aonde fica o "logradouro" da maracutaia. Obrigado. (H.Pires)

Anônimo disse...

Bem, para que o STF ter aceitado a denuncia, deve haver uma confissão escrita e assinada pelo Maluf... só pode...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração