Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inflação cai, mas TV Globo diz que vai subir, do jeito que o patrocinador banqueiro gosta

Havia duas notícias sobre inflação nesta segunda-feira (26):


1) A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas (FGV): a inflação diminuiu em seis das sete capitais pesquisadas. Essa notícia é menos interessante para o lucro dos banqueiros.

2) A divulgação do boletim focus do Banco Central (aqui), datado de sexta-feira (23), mostrando projeções do mercado financeiro para uma suposta inflação maior até o final ano. Vejam bem, é projeção (estimativa), não é medida da inflação que de fato aconteceu, é o que a bola de cristal dos "especialistas" do mercado financeiro acham que vai ser a inflação medida pelo índice IPCA/IBGE até o fim do ano.

Obviamente essa segunda notícia é mais interessante para o lucro dos banqueiros.

Adivinhe qual delas o Jornal Nacional da TV Globo divulgou?

E ganha um doce quem adivinhar qual é o patrocinador do Jornal Nacional.



Notícia mofada, com prazo de validade vencido

As projeções da pesquisa focus foram feitas a partir de especulações em cima do IPCA-15 / IBGE, medido até o 13 de setembro, um período anterior à medida feita pela Fundação Getúlio Vargas na semana passada, o que já indicou mudança na tendência.

Isso deixa a notícia da Globo, da forma como foi ao ar, sem dizer também dos números da FGV, com prazo de validade vencido, com cheiro de mofo.

3 Comentários:

Luis R disse...

Globo, a gente não vê por aqui.

Anônimo disse...

Cadê a ley de medios, companheiros? Legal vocês dizerem isso, mas é sempre a lamentação em lugar da ação. De que adianta no Congresso, bravarem sobre regulamentar a mídia, se depois o complexo de vassalagem fala mais alto e este partido e este governo, aceitam, passivamente, ser chicoteado e torturado como se merecessem por terem - como escravos desobedientes - terem saído da Senzala e construído subversivamente seu Quilombo? Pois é, amigos, estou esperando uma ley de medios para avançar nos valores que nós, progressistas, socialistas, comunistas e - é claro - democratas de verdade - sempre sonhamos e tentamos construir.

Leonardo Scalercio

Zé Augusto disse...

Caro Leonardo Scalercio,
Governo é governo, sociedade é sociedade. A gente é sociedade, somos ativistas, e com lei ou sem lei estaremos combatendo a Globo e o PIG, porque eles existirão enquanto não houver informação alternativa de massa.
Nós defendemos um marco regulatório e controle social sobre a imprensa, é claro e, pelo que falam, será colocado em consulta pública em breve.
Mas não acredito que isso seja nenhuma pílula mágica a curto prazo que resolve tudo, como você sugere.
Lembre-se também, que na própria Argentina, os grupos como Clarin, sofreram perdas pontuais, mas eles também se adaptam às novas regras e continuam hegemônicos. Não é Lei dos Médios que vai fazer as pessoas deixar que ver a Globo, são essas denúncias de mau jornalismo que fazemos na blogosfera é que faz as pessoas passarem a ver a TV com visão crítica, e até criar condições objetivas para, no futuro, haver uma verdadeira lei dos médios do jeito que a sociedade quer e precisa.
Acho que para militar pela lei dos médios, não é necessário deixar de criticar e divulgar as contradições do mau jornalismo do PIG.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração