Pages

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Celso Amorim é o novo ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou há pouco uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo informou o Palácio do Planalto, o encontro entre Jobim e Dilma foi rápido e durou apenas cinco minutos.

Com a saída de Jobim, o ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta da Defesa, segundo informou o Palácio do Planalto. Amorim já foi convidado para o cargo.

Jobim antecipou seu retorno a Brasília, previsto inicialmente para às 22h, para essa reunião com Dilma, após as repercussões negativas das declarações feitas à revista Piauí.

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, foi ministro das Relações Exteriores em duas oportunidades e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, assume o posto de ministro da Defesa, em substituição a Nelson Jobim, que pediu demissão nesta quinta-feira.

Formado em 1965 no Instituto Rio Branco, Amorim fez pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. O diplomata também é membro permanente do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e foi professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Amorim foi ministro das Relações Exteriores por duas vezes. A primeira foi de 1993 a 1994, durante o governo de Itamar Franco. Anos mais tarde, em 2003, foi escolhido para retornar ao cargo, no primeiro mandato deLula. Ele seguiu na função até o fim do segundo mandato do Presidente Lula, quando foi sucedido por Antonio Patriota, na gestão Dilma Rousseff.

Diplomata de carreira, ele também foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) de 1995 a 2001, e, de 2001 a 2002, embaixador no Reino Unido.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Finalmente, uma boa notícia do planalto. Jobim está saindo tarde. Sua ficha demorou muito para cair. Agora melhor mesmo é saber que o Celso Amorim será o ministro da defesa. Dilma sabe dar umas boas tacadas. Excelente escolha!!!!
Abraço,
Maria José

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

EXCELENTE TROCA !

TAÍ ... MINEIRINHA "MACHO" SÔ !!!

PARABÉNS , PRESIDENTA DILMA ! >>

CALABARES, JÁ TIVEMOS ALGUNS, AGORA CHEGA !

FALTAM MAIS UNS DOIS OU TRÊS ENTULHOS DA REVOLUÇÃO, ENCALHADOS AÍ EM BRASÍLA ... >>

ALIÁS, UMA PARECE-ME QUE APOSENTOU-SE ??? >>

FALTA AQUELA OUTRA DESVAIRADA, LEMBRAM-SE ???

Marcus Carvalho - Guarulhos - SP disse...

Vivaaaaaa! graças a Deus sai uma das maiores porcarias que nós tivemos em um governo popular!!! Parabéns Presidenta Dilma pela ótima escolha para este ministério tão importante para o Brasil. Seja bem vindo Celso Amorim, você é a pessoa certa para o cargo certo.
Eu realmente estava ficando preocupado com os ministérios do Governo Dilma que me parecia ir para um rumo oposto ao do querido ex-Presidente Lula e o Celso Amorim me parece chegar para corrigir o rumo, vivaaaaaa!

eli disse...

Oi, que ótimmmmmmmmooooooo, que Celso Amorim voltou oficialmente ao governo. A imprensa informou que Dilma dise que Jobim foi deselegante - muita gentileza da Dilma. Foi muito grosso.

VERA disse...

MARAVILHOSA escolha!!! Amorim foi um dos mais COMPETENTES ministros do governo LULA!!! e graças a Deus, nos livramos do tucanalha enrustido, o Johnbim-lacaio-dos-ianques!!!

aparecida disse...

A indicação de Celso Amorim foi o máximo !!!Muito bem presidenta Dilma ! Parabéns pela sua lucidez, sabedoria e coragem !!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração