Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

País já cumpriu metade de sua meta fiscal

Em apenas quatro meses, o setor público cumpriu quase 50% da meta fiscal para 2011 e ajudou a esfriar a economia brasileira - e reduzir a expectativa de inflação.

Economistas cobram agora uma meta ainda mais ambiciosa, para ajudar no combate à inflação sem que seja necessário aumentar muito mais a taxa básica de juros (Selic).

Ontem, o Banco Central divulgou o resultado das contas públicas. Assim como os dados de crédito, indústria e indicadores de preços recentes, os números contribuíram para tranquilizar o mercado. A expectativa de inflação, contudo, continua acima do previsto pelo governo.

A economia de União, Estados e municípios para pagar a dívida (superávit primário) cresceu 45% e chegou a R$ 57,3 bilhões nos quatro primeiros meses do ano.

O valor representa 49% da meta de R$ 117,9 bilhões para todo o ano. O porcentual está acima do verificado no mesmo período de 2009 e 2010, mas abaixo do registrado entre 2006 e 2008.

Em 2009, o governo cortou impostos e acelerou gastos para enfrentar a crise. No ano passado, apesar de a economia ter se recuperado, os gastos continuaram em alta, por causa das eleições.

Para obter o resultado, o governo adiou investimentos em obras e contou com aumento da arrecadação.

Para Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora, a meta será cumprida "com certa facilidade", e o governo teria "espaço para aumentar o superávit e ajudar mais o BC".

Fabio Kanczuk, da Faculdade de Economia e Administração da USP, diz que o aumento da receita permite um superávit maior. "Em um momento bom para a economia como este é preciso um ajuste fiscal ambicioso", disse.Informações do Valor

2 Comentários:

X-MAN disse...

A capa da trolha de hoje é uma encomenda pra 2014, o Pt que tanto se elegeu em cima das privatizações dos demotucanos vai privatizar, e não interessa se é consecessão, deu bem publico pra particular o povo entende que é privatização, esse governo consegue ser pior que o do lula em comunicação, pelo menos o Lula tinha carisma e falava, a Dilma sumiu, não se ve ela em lugar nenhum, pra reparar o estrago mais na frente ela deveria vir a publico e explicar essa consecssão antes que utilizem como propaganda contra o PT.

Francisco Xavier de Carvalho disse...

De juntar dinheiro para pagar especuladores,de privatizações, de desprezo às pessoas ameaçadas de morte, de perdão a destruidores da natureza,de fazer o jogo das Teles,de Palocci... Meu Deus! Que PT é este? Que governo é este? Será que vão nos deixar, nós militantes da base, sem nenhum argumento para enfrentar a direita. Será que meu destino e tantos brasileiros que acreditaram e ainda acreditam no PT e no governo Dilma, e que jamais votaremos no PSDB, é votar contra o pior. Será que não teremos quem defender, votar a favor!!!

Fora Palocci! Fora os entreguistas da banda larga!

Francisco

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração