Pages

sábado, 28 de maio de 2011

O irracionalismo tucano

Um dos traços característicos dos tucanos é o iluminismo, aquele mesmo do tipo "penso, logo existo". No terreno da racionalidade são imbatíveis, têm mais e melhores soluções para quase tudo. O ex-governador paulista José Serra encarna melhor do que ninguém esse perfil. Por ele, a sucessão de Lula estava no papo, Dilma Rousseff era um poste.O resultado eleitoral de tudo isso é conhecido.

Curiosamente, o PSDB realiza a sua convenção nacional tomado pela irracionalidade. A luta interna fratricida parece não ter fim. Provavelmente desaguará numa disputa sangrenta entre Serra e o ex-governador Aécio Neves às vésperas das eleições de 2014. Não é um fenômeno estranho às derrotas, mas é no mínimo curioso que seja protagonizado por políticos que sempre colocam a razão acima de todas as coisas.

Na política, a correlação entre virtudes e circunstâncias muda como as nuvens, para usar a famosa comparação do senador mineiro Magalhães Pinto. Mas há contingências que sepultam aspirações de gerações inteiras. Talvez seja esse o significado das duas derrotas de José Serra em eleições presidenciais, a primeira para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, quando ele ainda era um "sapo barbudo" e Fernando Henrique Cardoso exercia a Presidência; a segunda, no ano passado, para a presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso tenta convencer o ex-governador de São Paulo José Serra de que ele manteria seu prestígio e poder se assumisse a Presidência do conselho do partido. Se Serra aceitar, durante convenção nacional da legenda, hoje em Brasília, caberá ao ex-governador paulista definir o programa e as diretrizes partidárias. Já a condução das alianças ficaria a cargo do presidente da legenda, Sérgio Guerra, que deve ser reeleito. Correio

2 Comentários:

X-MAN disse...

Mas que o PT não se engane, corre a passos largos pra virar oposição, quando o partido acha que atitudes como a do palocci são normais e merecem serem defendidas se afastam do pensamento do cidadão comum, quando um partido concorda com praticas nefastas que antes combatiam é por que está do lado oposto do povo, nenhum trabalhador que levanta as quatro cinco horas da manha e vai pro trabalho em um transporte publico de pessimas condições acredita que se possa amealhar um fortuna em tão pouco espaço de tempo, defender isso é ir contra tudo o que o povo trabalhador, e estamos falando do Partidos dos TRABALHADORES, acredita. Por mais incompetente que seja a oposição o governo consegue se superar. Demonizar os funcionarios publicos, os aposentados, dar as costas pro movimentos sociais são atitudes que terão conseguencias. Podem gastar laudas e mais laudas pra defender o palocci, o desgaste será grande e o buraco que isso está causando pode ser bem maior pra ser remendado depois. E essa oponião n]ao é de quem le no pig, é de quem anda nas perifirias da vida. O PT sofreu derrotas vergonhososas em redutos que eram antes assumidamnete petistas, por que será?

ana disse...

Bem, o PT ainda tem tempo para corrigir rumo para não se tornar um PSOE. O PSOE da Espanha é exemplo para o PT ficar alerta. Entre a copia(PSOE) e o original(PP) o povo espanhol optou pelo original. Acorda PT!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração