Pages

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ministério da Saúde implanta cartão do SUS. Só falta integrar à nova carteira de identidade inteligente.

Projeto que vem desde a década de 90, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) sai do papel. Cada cidadão brasileiro terá seu cartão do SUS, possibilitando melhor atendimento à saúde do cidadão e melhor organização de todo o sistema público de saúde.

As prefeituras e governos estaduais tem um ano para se adequarem ao sistema.


Mais do que o cartão de plástico, por trás está um sistema informatizado, que permitirá:

- aos médicos terem acesso do histórico passado dos pacientes, melhorando muito a qualidade dos diagnósticos e tratamentos (a privacidade dos dados está assegurada por lei e por tecnologia de segurança de dados, como já existente nos sistemas atuais);
- registro on-line de vacinação (como uma caderneta de vacinação eletrônica, evitando que alguém se vacine duas vezes, ou que não se lembre se já vacinou ou quando tomou determinada vacina);
- acompanhamento de regularidade de consultas e exames;
- melhor controle na distribuição de medicamentos necessários;
- maior controle contra fraudes;
- maior planejamento de políticas públicas, com registro de ocorrências e estatísticas mais precisas;

A regulamentação do cartão foi feita por Portaria do Ministério da Saúde.

Só falta integrar à Carteira de Identidade Inteligente

Para "colocar a cereja no bolo" só falta o Ministro Alexandre Padilha fazer um aditivo à Portaria permitindo que o novo Registro de Identidade Civil (RIC), possa também ser usado como cartão do SUS, evitando redundância administrativa, pelo menos nos estados que já estão emitindo e trocando as novas identidades.

O RIC, lançado pelo Ministério da Justiça no governo Lula é um documento com todos os recursos mais modernos do mundo, que contém até chip eletrônico inteligente, justamente para possibilitar unificar diversos cadastros e documentos e simplificar a vida dos cidadãos.

5 Comentários:

Yacov disse...

PRIMEIRO MUNDO!!! TUDO DE BOM... Dà-lhe DILMA!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Anacruzzeli disse...

Adorei a idéia...

Esse é o passo mais importante para moralizar a saúde no Brasil.
Quero ver prefeito inventar a ambulancioterapia nesse esquema de cadastro nacional, fiscalização e controle.
Quero ver governador dizer que tem inchaço no sistema.
Quero ver as ¨golden crosses¨ da vida bater sistema integrado nacional como esse.

Isso era a revolução que o Lulinha tanto dizia e que a FIESP não permitiu que acontecesse, dizendo que o dinheiro da CPMF não ia para a saúde. A espertalhona até hoje não consegui explicar como o Lula em 2003 pegou 1 hospital Sarah Kubitschek e hoje nos temos 10.
Enfim quem fez tudo isso e muito mais pela saúde nesse país sem duvida deixou sementes revolucionárias. Quando as pessoas aqui em Brasilia vem com essa história furada do MENSALÃO DO PT eu sempre falo dos sarahs kubitscheks criados pelo Lula e digo sempre: É impossivel roubar do povo e dar para o povo.
Estou doidinha para ter meu cartão e mostrar aos meus colegas aqui de Brasilia que falavam mal da saúde publica do Lula, dizendo que o Lula embolsou o dinheiro.Nos governos de esquerda esses cartões vão chegar rapidinho agora os outros só fiscalizando dia e noite.

josé lopes disse...

Porque governos passados, digo dos tucanos e outros não tiveram essa idéia? Passaram décadas discutindo o sexo dos anjos e não organizaram a estrutura do país. Tudo para propiciar a corrupção a lavagem de dinheiro e o favorecimento ilícito aos grandes cartéis que infestavam o nosso sistema político.

Noir disse...

O nº de inscrição no SUS deveria ser o mesmo de incrição no INSS e o mesmo também para a carteira de trabalho.

Anônimo disse...

Vou alem e acho que quando nasce uma criança ela deveria ao ser registrada receber a numeração do cadastro unico que ao ser consultado o chip do cartao entraria no arquivo pessoal com visualização de atendimento no sus, passaporte, titulo, rg, cpf, certidao de nascimento, carteira de trabalho, pis/pasep,carteira de habilitação(apos todos os teste necessários do detran)e casamento. Acabaria com a fraude de muita coisa no brasil e de quebra com a trabalheira RIDICULA E BUROCRATICA para retirar estes documentos. PENSA NISSO DILMA!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração