Pages

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lula se compromete a viajar o Brasil em campanha pela Reforma Política

Atualização às 21:17hs - vídeo atualizado da entrevista na nota acima: "Em entrevista na TV, Lula defende reforma para moralização da política e fala sobre eleições de 2012".

Lula concedeu entrevista à TVT (TV dos trabalhadores) que foi ao ar hoje (dia 20), às 19 horas.

Ele analisou a situação do principal partido de oposição, dizendo que o problema do PSDB é que perdeu identidade (*). Ele diz que os tucanos têm o PT como adversário principal, e o PT precisa juntar todos os diferentes para poder vencer os antagônicos.

Sobre a reforma política, calejado com as várias vezes que empacou no Congresso, Lula defende mais envolvimento social na questão, numa campanha de mobilização de interesse nacional. Ele disse que se comprometeu com seu partido (o PT), a participar desta campanha e viajar pelo Brasil para discutir a reforma.

No encontro com os blogueiros no ano passado, ele já havia anunciado que esta seria uma das causas cívicas que se dedicaria este ano, após deixar a presidência.

Não se enganem: Reforma Política bem feita é para cortar a raiz da corrupção política

Reforma política é um tema que tem pouco apelo popular. Combater a corrupção já tem muito apelo popular. E uma coisa tem tudo a ver com outra.

A raiz de boa parte de corrupção está na forma que os políticos se elegem. Quem é eleito com dinheiro privado fica de rabo-preso com os interesses de quem financia.

Ninguém aceitaria que um juiz trabalhista fosse patrocinado por um banco, em vez de ser pago com dinheiro público, como funcionário público. Como ele teria isenção para julgar uma ação movida por um bancário contra o banco?

Então como aceitar que um parlamentar seja eleito por uma mineradora, e vote contra o aumento de royalties da mineração?

Como aceitar que seja eleito com dinheiro de planos de saúde e vote contra a CPMF (sabotando a saúde pública e incentivando o mercado dos planos privados)?

Como aceitar que seja eleito com dinheiro de empreiteiras, e vote o orçamento da União, direcionando dinheiro para elas?

Como aceitar que seja eleito com dinheiro dos bancos, e retirem da Constituição Federal o limite da taxa de juros reais (como fez José Serra)?

Como aceitar que sejam eleitos com dinheiro de fraudadores de licitações, e abafem investigações nas CPI's?

Um político muito popular tem cacife suficiente para exercer seu mandato de forma independente, sem se submeter ao poder econômico. Mas a maioria se elege na base de campanhas milionárias, financiadas por empresas que irão cobrar a conta na hora de exercer o mandato, sob ameaça de não se reelegerem mais.

(*) Nota do blog sobre o PSDB perder a identidade: Depois de vender a alma para o DEMo, qualquer um perde a identidade.

1 Comentários:

H.Pires disse...

Esse é o Maior, o Melhor, o Inigualável DOUTOR LULA. Meu eterno Presidente. Obs: A quem quiser conferir, basta ver como seria as "manchetes" da direita midiatica, caso fosse LULA parado na barreira policial que enquadrou o aécio. Esta lá no ótimo "Quanto Tempo Dura".

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração