Pages

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eric Hobsbawm: - "Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo".

Lula continua em sua intensa agenda internacional. Na quarta-feira encontrou-se em Londres com o Eric Hobsbawm, historiador britânico e um dos mais importantes intelectuais da atualidade, ainda na ativa aos 94 anos. É autor de livros clássicos como "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "A Era dos Extremos".

Lula e Hobsbawm foram convidados pela Organização Não-Governamental britânica OXFAM para uma conferência sobre rumos para diminuição da desigualdade social no mundo. Antes disso, se reuniram na casa embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe para uma conversa entre companheiros.

Hobsbawm elogiou muito Lula ao falar com a imprensa após o encontro:

"Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas... fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul... Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada. Fiquei muito feliz em poder vê-lo de novo."

Sobre o novo papel de Lula, o historiador disse:

"... claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para um outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente... Acho que Lula deve se concentrar em diplomacia e em outras atividades ao redor mundo. Mas acho que ele espera retornar no futuro. Tem grandes esperanças para [tocar] projetos de desenvolvimento na África, [especialmente] entre a África e o Brasil. E certamente ele não será esquecido como presidente."

A respeito da presidente Dilma Rousseff, Hobsbawm disse ainda não conhecê-la bem, mas tem boas expectativas:

"É extremamente importante que o Brasil tenha o primeiro presidente que nunca foi para a universidade e venha da classe trabalhadora e também seja seguido pela primeira presidente mulher. Essas duas coisas são boas. Acredito, pelo que ouço, que a presidente Dilma tem sido extremamente eficiente até agora, mas até o momento não tenho como dizer muito mais".

Palestra para empresários

Nesta quinta-feira (14), Lula faz o trabalho profissional, dando uma palestra para empresários a convite da empresa Telefonica, em Londres. O tema é perspectivas de investimento no Brasil e sobre o fortalecimento da democracia na América do Sul. De certa forma Lula une o útil (o trabalho remunerado) ao agradável: falar bem do Brasil e contribuir para criar empregos aqui.

Prêmio e encontro com chefe de governo

Depois, ele embarca para a Espanha, onde receberá um prêmio da Prefeitura de Cádiz na sexta e, no sábado, se reúne com o primeiro-ministro José Luis Zapatero. À tarde, o descanso do guerreiro: aproveita para assistir ao jogo de futebol entre Barcelona e Real Madrid.

8 Comentários:

Malú disse...

É o nosso Lula, mesmo depois de deixar o cargo, que continua a ajudar o Brasil levando uma boa imagem nossa lá para fora. Nós só temos que nos orgulhar dele. Vida longa ao Lula!

Anônimo disse...

Esquerdistas em geral gostariam de uma mudança mais radical nos rumos do Brasil desde que Lula assumiu a presidência em 2002. Queriam a implantação do socialismo rapidamente. Infelizmente, a conjuntura não permitia essa radicalização. Contudo, Lula aos poucos vai mostrando ao mundo uma política alternativa capaz de conciliar o capital com o bem-estar social, empregos e desenvolvimento. Modelo a ser seguido por muitos países. Parabéns, Lula.

Ana Cruzzeli disse...

Nossa, como o Doutor Lulinha anda ocupado!
Realmente, o Lula já não nos pertence mais,ele é do mundo agora.
Vai Lula, vá cumprir a sua missão que é ajudar os pobres desse mundo de meu Deus e com efeito colateral de matar o ex-pensador de Sum Paulo de inveja.

Essa parte eu adorei.
¨...E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada. Fiquei muito feliz em poder vê-lo de novo."

Quantas pessoas podem ser admiradas antes, durante e depois dos feitos e ter a capacidade de projetar tanta satisfação no olhar do outro?
Realmente o Lula é muito especial, não tem direita, não tem golpista, não tem ninguém capaz de macular a historia desse doutor. É melhor nem tentar, pois vão se queimar e nem se metam com a sua protegida também senão...

MARCOS BICALHO disse...

Toma Miriam Leitão, Magnoli, Kamel, Casoy, Waack, bosós da Globo, Cansados, OAB/SP, CBN, Folha, Verezza e Veja! Toma cantoras de axé, toma aquele riquinho cansadinho que plantou cabelo e que acha que entende de Show Business! Toma todos os que se acham inteligentes e especialistas em falar mal do Brasil! Os ratos são os primeiros a fugir do barco. Agora querem tirar casquinha em cima dos que ficaram no Brasil e lutaram para melhorar o país. Toma!!! Vão acusar o cara de ser o quê? Pode chorar Lula, isto é coisa de um grande homem.

Grafiki disse...

E o seboso do higienópolis se cortando tudo de inveja, com os pulsos cortados, só lhe resta a sola do pé. Nem no condomínio dele querem o ver palestrando.... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Começo a pensar que Lula, como ex-presidente, consegue atrair mais investimentos e conseqüentemente ajudar a desenvolver o Brasil, do que FhC nos seus inteiros 8 anos como Presidente.

alexandre cerqueira disse...

ta vendo, mudar o mundo é só dizer que o brasil cresceu, distribuiu renda... tudo é válido quando se tem interesse nacional. foi isso que lula fez com sua política externa, o reconhecimento de uma nação, o respeito de aliados e dos contras. agora porque mudar o rumo? Numa me esqueço do que chico buarque disse na campanha para defender dilma, o FHC falava grosso com a bolivia e fino com os EUA. E n~´os com PATRIOTA/DILMA falamos grosso com irã e afinamos para china no que diz respeito aos direitos humanos.

Por isso que celso amorim sempre esteve certo... Lula mudou o mundo e não podemos perder essa conquista

PJU AMARANTE disse...

Lula foi militância social no centro de tudo a todos do mundo inteiro.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração