Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Corrupção premiada

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ilegais as escutas telefônicas feitas na Operação Castelo de Areia, deflagrada, em março de 2009, pela Polícia Federal para investigar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas cometidos por integrantes da construtora Camargo Corrêa.

Ao analisar um pedido de habeas corpus da defesa, a 6ª Turma do STJ anulou todas as provas obtidas a partir da quebra de sigilo telefônico dos investigados, assim como os procedimentos decorrentes dela. Foram essas as provas que levaram à abertura da ação penal contra três executivos da empresa.

Por três votos a um, os ministros seguiram a relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, para quem a autorização da quebra de sigilo telefônico não pode ser baseada única e exclusivamente em denúncias anônimas.

"Está anulada a Operação Castelo de Areia", declarou o advogado da defesa, Celso Sanchez Vilardi. A argumentação tem como base o artigo 157 do Código de Processo Penal, que proíbe o uso de provas ilícitas. "A carta anônima sequer existe nos autos, é um relato de carta anônima", afirmou o advogado.

O julgamento havia sido interrompido, em março, por um pedido de vista do desembargador convocado para atuar no STJ Celso Limongi. Ao proferir seu voto, ontem, Limongi afirmou que, se a PF não cumpre as normas e o Ministério Público passa por cima, o Judiciário não pode servir para chancelar irregularidades. Ele também declarou que o pedido da PF resultou na concessão indiscriminada de senhas autorizando policiais a interceptarem qualquer telefone, o que poderia resultar na violação de garantias fundamentais dos cidadãos.

Apenas o ministro Og Fernandes considerou legais as provas obtidas na operação. Em seu entendimento, as investigações tiveram início com uma delação premiada, além das denúncias anônimas.

A decisão da 6ª Turma terá repercussões não apenas para a empresa envolvida, mas também para os trabalhos de investigação que são conduzidos pela PF e pelo Ministério Público. Nos últimos meses, integrantes das duas instituições tentaram se aproximar dos ministros do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre novos métodos de obtenção de provas, como as interceptações telefônicas e a delação premiada. Esses dois mecanismos foram utilizados na Operação Castelo de Areia. Ela nasceu de uma delação premiada - um acordo feito por um denunciante pelo qual ele colabora com as investigações e, em troca, recebe redução de pena.

O denunciante foi um doleiro que teria revelado provas de crimes de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas envolvendo grandes empresas do setor de construção civil. A partir da delação, foram realizadas escutas telefônicas para confirmar as denúncias. Para um delegado da PF que acompanhou o caso, ao anular o conteúdo das escutas, o STJ pôs em xeque não apenas a operação, mas os métodos de investigação da PF e do MP.Valor

7 Comentários:

MARCOS BICALHO disse...

Sou burro mas sou honesto. Não fico por aí caçando bandidos ricos para defender e fazer carreira milionária. Em nome do tal Estado Democrático do Direito os tais operadores do Direito ganham dinheiro e aposentadorias e destroem o que resta do Brasil. Esses inteligentes despachantes e burocratas estão debochando de toda a nação. Um dia, os burros vão ficar mais burros e acabar com essa hipocrisia. O que esperar de um povo que tem medo da polícia, não confia no Judiciário, sustenta tudo isso e não recebe nada de volta? Revolta.

X-MAN disse...

Vivemos dias tenebrosos, riem na cara do povo, e assaltam o país de todas as formas, seja levando em especie ou em recursos naturias, o povo mesmo com um governo dito "popular" morre nas filas de hospitais e não tem nenhum atendimento basico de qualidade por parte do estado, essa operação era suprapartidaria, tinha de tudo lá dentro, até o irmão so "superministro" de araque estava lá. Ninguem da politicalha vai reclamar que ela acabou, vão respirar mais aliviados, e a PF que já tinha parado de trabalhar pelo visto voltará ao tempos do fhc.

Reg disse...

Para este stf desprezível, a serviço de daniel dantas, representado na corte que deveria ser suprema por gilmar mendes dantas; provas são descartadas, entretanto, são válidas denúncias tendenciosas do pig.
stf, letra minúscula mesmo, vergonha nacional.

Morais disse...

E ainda tem alguns idiotas que dizem que o crime não compensa, porém aqui no Brasil esta frase não funciona e o crime aqui é muito bem compensado e ainda conta com o apoio irrestrito da nossa justiça, que tem uma especialidade em condenar preto, pobre e prosti....
A cada ação julgada na nossa justiça federal ficamos tristes com os resultados favoráveis aos criminosos enquanto que o povo continua sofrendo com a insegurança neste país e a polícia a cada dia mais desanimados com seu trabalho.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>

PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS – stf, s t f , STF, stf, stf ...... , Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

MENTEM E ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Os arautos das privatizações e da desregulamentação seguem soltos como se nada tivesse ocorrido. >>

São estes criminosos, no frigir dos ovos, que seguem dando as cartas no planeta.¨>>

>
padrealberto.blogspot.com // WWW.fmuniversitaria.com.br

>>

Anônimo disse...

O STF é o órgão mais corrupto da nação brasileira!
São uns merdas!!!

Luis disse...

Quem falou que liberdade era uma calça jeans velha? Liberdade é ser rico, bandido e conhecer um bom Juiz brasileiro.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração