Pages

terça-feira, 29 de março de 2011

No Wikileaks, serrista diz que Kassab é 'apêndice' do PSDB em SP

Não mais que um "apêndice" em uma administração controlada essencialmente pelo PSDB. É assim que, segundo telegramas vazados pelo site Wikileaks, o atual secretário de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, se referiu ao prefeito da capital, Gilberto Kassab (sem partido), em conversa com o cônsul-geral dos Estados Unidos, Thomas White, em 22 de outubro de 2007. O site "Agência Pública", parceiro do Wikileaks no Brasil, foi o primeiro a reportar o conteúdo das mensagens, na tarde de ontem.

Descrito como um "autopromotor, satisfeito e confortável com a autoridade lhe é atribuída pelo prefeito e pelo governador e desfruta claramente do seu exercício", Matarazzo então ocupava a secretaria de coordenação das subprefeituras. É identificado como "amigo e colega" do então governador, José Serra (PSDB). "Matarazzo age como chefe de fato de uma cidade de 11 milhões de habitantes e um orçamento de mais de US$ 10 bilhões", descreve White em um dos telegramas. Matarazzo teria comentado com White que 80% dos cargos da prefeitura eram controlados pelo PSDB.

Matarazzo pretendia, até o fim daquele ano, acabar com o sistema de licenças para vendedores ambulantes e acreditava que a cidade não precisava dos camelôs: "É uma máfia!" Segundo o telegrama, Matarazzo classificou os camelôs em dois tipos: receptadores empregados pelo PCC e contrabandistas ligados ao chinês Law Kim Chong.

No plano nacional, a avaliação de Matarazzo era de que o então Presidente Lula trabalharia para se manter no poder, fosse emplacando uma emenda constitucional ou propondo um plebiscito. No primeiro caso, poderia até contar com o apoio do PSDB, desde que o mandato presidencial fosse esticado para cinco anos e não houvesse mais reeleição. Caso não desse certo, Matarazzo acreditava que Lula apoiaria à sua sucessão Ciro Gomes (PSB), a quem se referiu como "patologicamente insano, doente". Contactada, a assessoria do secretário informou que ele estava em um evento e não poderia atender à reportagem.

Não é a primeira vez que Matarazzo aparece na correspondência da diplomacia americana vazada pelo Wikileaks. No começo deste mês, telegramas davam conta de um encontro com o cônsul Christopher McMullen, em 2006. Matarazzo teria então afirmado que Alckmin seria membro da Opus Dei, prelazia conservadora da Igreja Católica. O secretário confirmou o encontro, mas negou a afirmação.

6 Comentários:

Luiz de POa disse...

..."patologicamente insano, doente"! É bom ficar sabendo que eles tinham e continuam ainda tendo medo de Ciro Gomes. Infelizmente as coligações para eleição de Dilma inviabilizaram sua indicação para o ministério de sua preferência, espero porém, que no futuro venha integrar novamente um cargo de importância no governo federal. Ciro foi peça de peso na campanha 2010, é politico importante no país (um dos aterrorizadores de tucanos) e não pode ficar no ostracismo como está atualmente! O ex-governador cearense tem cacife e capacidade para ser Presidente! Sempre imaginei uma chapa Ciro/Requião :-)

Haroldo Cantanhede disse...

Ahh, o paulistismo... Quando nos livraremos disto?

TAIGUARA disse...

Prezado luiz de POa, permito-me gentilmente discordar do juízo que faz do ex ministro Ciro Gomes. Ai, bem ao lado, há uma gravação em que ele diz, alto e bom-som, que os interêsses do Brasil estariam bem guardados nas mãos do Baladeiro do Baixo Leblon. Agora, com esse tal PSB (placebo do original) confessando sua disposição, ainda intra-uterina, de se aliar ao PSB do já citado Ciro, da musa da Ku-Klux-Klan do B (nome fantasia-UDR)a Kátiabreu, do Eduardo Campos, do irascível Cabo Marcio Anselmo Lacerda(despachante do Aócio na prefeitura de BH), entre outros, para mim, não passa de linha auxiliar do Menino do Rio. Ainda mais considerando que o playboyzinho domina, como poucos, a arte de dissimulação. O PERIGO MORA EM MINAS.

Luiz de POa disse...

Politica é dinâmica, muitas vezes incontrolável e em várias situações aparentemente sem nenhum sentido TAIGUARA. Quando na minha vida pensaria ver Lula apoiando e sendo apoiado por Sarney, Collor, Jader Barbalho e tendo como seu consultor econômico particular Delfim Neto? Nunca! Mas nós vimos e com o tempo entendemos porque a jogada do genial pernambucano. A discordância politica com o PSDB jamais pode ser levada ao ódio. Tenho certeza que se Aécio tivesse chances reais pelo PT de ser presidente do Brasil ele estaria filiado desde sua primeira briga com Serra e seguramente sem "xoque de jestão". Politica é chance, oportunidade e se acontecer algo favorável não existe tempo para vacilo, é como xadrez: tem a chance, pega e da mate, pois lá adiante dificilmente haverá outro! Dilma é o grato exemplo disso! "Em quatro palavras: Ciro quer ser Presidente"! Ele não tem o direito de tentar seu lance?

TAIGUARA disse...

Caro Luiz. Mais uma vez me perdoe. Não há interesse em polemizar. Mas uma coisa é, após nos certificarmos do caráter e dos ideais que nos levam a apoiar determinado candidato, criticá-lo por seus eventuais e circunstanciais apoios. Essa é uma condição irreversivelmente, por enquanto, posta pelo atual sistema eleitoral. Ninguém, por mais apoio popular que tenha, ganhará eleições sem, como já disse o Paulo Betti, "botar a mão na merda".
Outra coisa, inconcebível, é conscientemente votar na dita cuja.
O Ciro Gomes teve papel relevante na campanha da Presidenta Dilma. E tem todo o direito, tanto quanto o Baladeiro, de almejar a presidência. Tanto quanto eu tenho o direito, digo mais, o DEVER de, analisando seu pronunciamento (aí do lado) formar a convicção de que ele não é um apoio confiável, e denunciar o perigo que isso representa. Venha a Minas! Voce vai gostar da "terrinha"- embora o Aócio não goste, pois vive nas areias e nas baladas cariocas. Assim fazendo verá que, aqui, não se publica nem receita de bolo se, por acaso, a "farinha" não for do agrado do "sinhozinho".
Eu não quero a metástase desse autoritarismo espalhando-se por todo o Brasil. Mai uma vez, desculpe-me, mas,
O PERIGO MORA EM MINAS

Morais disse...

Se o Kassab fosse homem e não fosse controlado realmente pelo Psdb, ele agora mandaria embora todos do Psdb que ocupam cargo de confiança, pois ele não pode ter confiança em pessoas de um partido que declara que o controla.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração