Pages

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Privataria de FHC no setor elétrico deixou postes atrapalhando o caminho da banda-larga

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes dos 2.300 provedores do Brasil habilitados para explorar o serviço de internet banda larga. O objetivo foi mapear as dificuldades do setor para oferecer internet de alta velocidade com o menor custo possível em todo País.

Estes provedores - a maioria pequenas empresas - tem a capacidade de ofecerer o serviço no varejo, levando o sinal da Telebrás, ou de outras redes, até a casa do cidadão, mas nos últimos anos encontrou obstáculos nos custos "de mercado".

Privataria tucana do setor elétrico e de telecomunicações atazana a banda larga

Uma das reclamações dos provedores é o preço cobrado pelas companhias de energia elétrica privatizadas no governo FHC para passagem de cabos de internet em seus postes: os preços variam de R$ 2,00 até R$ 9,00 por poste.

Os custos de interconexão (ligação da rede local do provedor com um tronco de uma grande empresa de telefonia, também privatizadas no governo FHC) são excessivamente altos para os provedores. A entrada da Telebras no mercado, oferecendo aos provedores o uso de sua própria rede de fibras óticas, com preços menores, deve forçar a queda de preços generalizada.

Cartel dos bancos chega a onerar em 10% o custo

O preço dos boletos bancários é outro gargalo: chegam a representar até 10% a mais no preço da mensalidade paga pelos usuários.

A falta de uma linha de crédito foi outra necessidade apontada pelos provedores. O segmento tem linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para capital de giro, que não podem ser usadas para investimentos. A ideia é criar um fundo garantidor de investimentos voltado para o setor.

O ministro pediu aos provedores planilhas de custos e reivindicações para serem discutidas na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

6 Comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, acho que não deveria ser este o caminho. Uma outra herança absurda das privatizações é justamente a necessidade de um provedor para utilizar a banda larga. Provedores vendem serviços de email/hospedagem/firewall e acesso DISCADO. O único papel que eles têm no acesso à banda larga é a autenticação do usuário e senha para conexão, o que não precisa ser feito por eles e muito menos precisaria ser pago.

Ana Cruzzeli disse...

É Zé, a coisa vai de mal a pior para essa turma entreguista. Cada dia mais uma máscara cai.
Como pode. Que ganacia é essa.
É por isso que a Dilma precisava cair.
A Dilma e Lula devem está felizes da vida. Fizeram uma revolução sem armas. Quantos tentaram e não conseguiram. Governo todo está de parabéns, o que se foi e o que está aí já mostrando serviço.
Esses detalhes sordidos devem ser sempre lembrados para que nunca mais se repitam.
Estou guardando cada informação dessas para levar aos meus alunos,temos que proteger as futuras gerações dos traidores da pátria como foi o FHC.

Zé Augusto disse...

Amigo anônimo, esse papel meramente cartorial dos provedores, de autenticar e fornecer email, está a caminho da extinção.
O papel que estamos nos referindo dos provedores atualmente é fazer o que chamam "última milha". Ou seja compram um link (ligação com um tronco nacional de internet) e distribuem em um bairro ou cidade (ou por fio ou sinal de rádio). Em geral, são cidades ou bairros mal servidos pelas teles.
Esse papel é importante, pois pequenos provedores podem ser mais eficientes e conseguirem melhor custo para o usuário do que a própria Telebras, no atendimento ao varejo.
Já pensou a Telebras tendo que fazer licitação com empreiteiras para atender a cada quarteirão? E os usuários tendo que esperar por licitações com embargos na justiça entre concorrentes da licitação que perderam? Além disso, há a distribuição de renda, ao deixar os pequenos provedores - muitos são microempresas familiares - participarem da cadeia produtiva em vez de concentrar só em grandes empreiteiras.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

>>
DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>


PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS - Stf, Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

MENTEM E ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

>

ewerton luiz disse...

Pois o governo deve cobrar pelos postes que estiverem atrapalhando os transeuntes, assim como qualquer outro espaço público (terrestre, marítimo e aéreo), sem esquecer o subsolo.

Rodrigo Maia disse...

O estado deveria forçar as empresas de energia a não cobrarem pelos postes,
pois, o estado faz as regras...
pelo menos no governo Lula, na era PSDBosta, as empresas faziam as regras...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração