Pages

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Para quem não teve governo por 500 anos, 4 anos para ter um sistema de prevenção de catástrofes de 1o. mundo é muito?

Quase todos os noticiários soltaram uma notícia boa: o governo federal anunciou a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais.

Mais abaixo veremos que o PIG (partido da imprensa golpista) tentou transformar a boa notícia em notícia ruim.

Detalhe: o anúncio deste sistema de Prevenção e Alerta havia sido feito no dia 8 de janeiro (portanto antes da catástrofe das chuvas) como prioridade pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e uma das primeiras medidas de seu ministério.

A montagem do sistema envolve a cobertura nacional de todas as áreas sujeitas a desastres com radares metereológicos e pluviômetros, e procedimentos de alerta e até mesmo de evacuação da população sujeita a ser atingida por uma inundação, por exemplo.

Também será feito um levantamento geológico de áreas habitadas em regiões sujeitas a deslizamento, para identificar as áreas de risco.

Mercadante disse estimar em aproximadamente 500 as áreas de risco no país, com cerca de 5 milhões de pessoas morando, e outras 300 regiões sujeitas a inundações.

As ações serão implantadas de forma gradual e a expectativa é que, em quatro anos, o sistema de defesa e alerta esteja concluído.

Para um trabalho desta magnitude, que nunca foi feito antes, em um país de dimensões continentais como o Brasil, e que exige estudos e soluções sérias, 4 anos é um excelente prazo, principalmente considerando que será gradual, ou seja, já no próximo verão várias localidades já estarão em funcionamento. No verão seguinte, outro tanto, até cumprir toda a meta.

Mas o PIG colocou um "mas..." na boa notícia para fazer parecer ruim, como se o governo fosse demorar 4 anos para agir, e como se o governo anterior do presidente Lula não tivesse feito nada.

Ora, boa parte da população pobre do Brasil só começou a ter governo com Lula. Crianças morriam de desnutrição por falta de comida. O fome zero e o Bolsa família deu um basta nesta tragédia nacional. Para a população pobre havia emergências, uma atrás da outra, em todas as casas, a serem atendidas.

O governo Lula, resolveu um monte de emergências: comer 3 vezes ao dia, impedir a mortalidade infantil alta em algumas regiões, criou o SAMU, gerou empregos, gerou trabalho e renda onde não havia, evitou a evasão escolar e o trabalho infantil com o bolsa-família, abriu escolas técnicas e superiores para não deixar mais uma geração ficar sem qualificação profissional, abriu crédito para a casa própria para a população de baixa renda ter acesso a moradia digna e segura. Agora o governo Dilma continua fazendo o que não foi feito nos 500 anos antes de Lula, sobretudo em desgovernos como de FHC que deixava o povo abandonado à própria sorte, para ser atendido pela "mão invisível do mercado".

Mas que "mercado" iria se interessar em atender a população excluída, sem poder aquisitivo para consumo? Uma multidão de brasileiros não tinham como comprar casa e nem terrenos na cidade formal. Não tinham dinheiro, nem crédito, e para ter um teto fizeram seus barracos nos cantos vagos e marginais das cidades: beira de rios e córregos, morros, sobre aterros sanitários, sem qualquer assistência de engenharia, sem saber dos riscos.

Por ironia do destino, o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais, se baseia numa resolução da Conferência Nacional de Defesa Civil, realizada no governo Lula. O PIG e seu Instituo Millenium viveram bombardeando as Conferências Nacionais, como se fosse uma "ameaça à democracia", coisa de "comunista", "chavista": como se fosse um confronto da democracia direta com participação popular, contra a democracia representativa do Congresso Nacional. Ora, uma coisa não inviabiliza, nem compete com outra. O governo Lula provou que complementa. A participação popular é fundamental, e o Congresso também tem seu papel institucional, tanto maior quanto mais trabalhar sério.

Por que o PIG não cobra do Congresso Nacional, de maioria demo-tucana em anos anteriores, que nunca fez um projeto destes antes, feito agora a partir de uma Conferência Nacional popular?

9 Comentários:

Alberto F. Barbosa disse...

Mais de 300 pessoas participaram de um protesto na altura do número 30.000 da Avenida Sapopemba, em São Matheus, na Zona Leste de São Paulo, na noite desta terça-feira (18), segundo informações da Polícia Militar. Revoltados com as seguidas enchentes que atingem a região depois das fortes chuvas, os manifestantes incendiaram um ônibus e fizeram barricadas com madeiras e móveis perdidos nas inundações.

MA_Jorge disse...

Estes palhaços do PSDB/PFL(DEM) capitaneados pelo Lamparina de Alexandria, e apoiados diuturnamente pelos agentes do PIG, saquearam a nação, implantaram regime neo-liberal e nem para o pouco que fizeram, na Agricultura, não conseguiram sequer comprar radares meteorológicos; venderam ferrovias com a promessa de que a safra seria melhor escoada com as ações da iniciativa privada e fizeram a farra do DNER.

Já no caso SIVAM, privataria, PROER, mudanças na CLT, FONTE/SIDAM, etc., eles foram rápidos e céleres, claro porque tudo isto alimentava os propinodutos e as polpudas contas bancárias.

Falar o que deles? Governo onde na verdade só apresentaram DESGOVERNO. Espero que não voltem nunca mais a pisarem o Palácio do Planalto, nem passem perto; o fedor nauseabundo que emana desta pilha de estrume da MASSA CHEIROSA falam por sí.

Anônimo disse...

escuta essa, jornalista do pig vai a delegacia dar queixa de blogueiro e não quer dar seu nome ao delegado com medo que bologueiro divulque no site, o blog é taxi em movimento

SérgioFerraz disse...

Nas notícias do PIG sempre tem um maldito MAS.
Pelo menos serve para identificar a confraria da imprensa golpista.

Junior Silva disse...

'O caminho para a excelência não tem reta de chegada' - por isso sempre a imprensa cobra mais e mais do governo. Na maioria das vezes, usando a expressão 'mas', para dizer, já avançamos um pouco em tal área, ainda há MUITO por fazer.

Outra coisa, o governo do Lula não descobriu o Brasil, então é inadmissível jogar na lata do lixo tudo o que foi feito pelos antecessores de Lula para ajudar o povo brasileiro, nem mesmo a presidente Dilma em seu discurso de posse cometeu este erro imperdoável ('Todo governo é a seu tempo, de continuidade e inovação...').

Terceiro, esperar 4 anos para ver o sistema em pleno funcionamento é muito tempo sim para um país como o Brasil que cada vez mais sofre com as chuvas em várias partes do país, não apenas no eixo Rio-SP. Na Austrália, também houve grande problema devido a fortes chuvas, no entanto, o número de mortos foi mínimo. De que adianta ser a quinta maior economia mundial em alguns anos e continuar com o SUS fragilizado, a educação uma das piores do mundo, a segurança caótica, a infraestrutura insuficiente para a crescente demanda dentre tantas outras carências?

Antonio Luiz disse...

Parabéns Augusto e todos da equipe. Temos confiança do caminho e a certeza das intenções. Não vamos esmorecer, jamais.
Sugiro que nunca mudem o nome deste blog. Daqui dezenas ou mais de anos os amigos do presidente Lula sempre dele lembrarão e, mais que isso, nele se referenciarão.

Abraços.

Zé Augusto disse...

Caro Junior Silva...

Os governos anteriores à Lula fizeram coisas, mas só para uns 40% da população brasileira mais abastada. O resultado foi a brutal concentração de renda, ou seja, os governos demo-tucanos anteriores governaram para fazer ricos mais ricos, e gerou pobres mais pobres. Uns 60% dos brasileiros passaram 500 anos sem ter governo que governassem para eles, de fato.

Como você explica, em pleno século XXI, o governo Lula encontrar mais de 2 milhões de domicílios vivendo no século XIX sem luz elétrica? Como implantar alarmes e avisos por telefonia se nem eletricidade para alimentar os aparelhos existia?

De onde você tirou a idéia de que 4 anos é pouco para ter um sistema pleno do Oiapoque ao Chuí (lembrando que em 1 ano haverá boa parte das localidades já atendidas)? Se nem estudos confiáveis o suficiente existem, se tem prefeituras que nem tem mapas de áreas ocupadas irregularmente. Os corpos de bombeiros e defesa civil dos estados tem estrutura para vistoriar e emitir laudos de todos os domicílios em 1 ano, por exemplo? Gastar dinheiro sem projeto, sem estudos, é jogar fora a maior parte do dinheiro.

Quanto tempo a Austrália levou para implantar seu sistema? Foi mais ou menos do que 4 anos? Por que o Brasil não fez o mesmo, nos governos demo-tucanos, se sabia que a tecnologia já existia?

Além disso, a Austrália teve o problema da miséria resolvida um século antes. Teve um primeiro-ministro operário no início do século XX que fez lá um país todo de classe média, acabando com a pobreza. O Brasil está tendo isso, só neste século seguinte.

A população da Austrália é rica e pequena (22 milhões de habitantes), a quantidade de pessoas que vivem em áreas de risco é relativamente pequena, e são de classe média, com moradias regularizadas, e tem para onde ir quando precisam evacuar suas casas. Para casos pequenos, há cidades no Brasil que já tem há algum tempo, sistemas semelhantes ao Australiano, como Joinville em Santa Catarina, que avisa quando a inundação chegará a tal rua.

Quem disse que o SUS, a educação e a segurança continuarão fragilizados quando o Brasil for a quinta maior economia mundial? O governo Lula já aumentou muito as verbas e programas para estas áreas. Os avanços na educação técnica e superior da competência do governo federal são inegáveis, os números não mentem. O PRONASCI, mulheres da paz, e pro-jovem, implantados nas UPPs do Rio de Janeiro, deu o caminho para diminuir drasticamente a criminalidade. Quem fragilizou o SUS foram os demo-tucanos que retiraram a CPMF fora de hora, e sem necessidade nenhuma, pois os preços não diminuíram. Nem a mensalidade de planos de saúde foram reduzidas em 0,38%, ou seja, só serviu para concentrar renda, retirando verbas do SUS para o bolso de grandes empresários.

flavio disse...

eu fico imaginando os indios em 1500 como faziam. que coisa mais ridicula falar em 500 anos. so falta voces dizerem que construiram as piramides do egito.

flavio disse...

eu sei ler o caged. nos dois governos lula, de acordo com o caged foram aprox 9 milhoes de empregos. boa parte disto deve-se a convenio do inss/receita no inicio do primeiro gverno lula, que incentivou o fim da informalidade.
quem quiser ver, basta circular no centro das grandes capitais do nordeste. exercitos de ambulantes tentando salvar o dia vendendo de tudo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração