Pages

domingo, 12 de dezembro de 2010

PIG faz alarmismo sobre 'ajuste' fiscal

O Brasil crescer em torno de 5% no ano que vem, é motivo para alarmismo?

O futuro governo rever em 2011 algumas políticas anti-cíclicas adotadas durante a crise internacional, como forte aumento do gasto público, cujos efeitos já surtiram, é motivo para alarmismo?

O governo retomar a trajetória de diminuição da dívida em relação ao PIB, que vinha ocorrendo ano a ano até 2008, é motivo de alarmismo?

O ministro da fazenda Guido Mantega, em recente apresentação falou que fará uma CONSOLIDAÇÃO Fiscal. Em sua apresentação disse e estava escrito "Não é o famigerado AJUSTE Fiscal do passado", e mostrou que a meta é crescer 5,5% no ano que vem.


Só porque o Brasil crescerá acima de 7,5% este ano não significa que 5% ou 5,5% no ano que vem seja um mau número. É uma desaceleração, mas continuará com um crescimento forte e sustentável de 5%.

Mas bastou uma resposta dizendo que haveria cortes de verbas nos ministérios, e que o PAC iria desacelerar, que uma marolinha virou tsunami na imprensa demo-tucana, como se estivéssemos à beira de uma recessão. É esse o tom do noticiário que contamina muita gente.

O governo Lula teve que intervir mais na economia em 2009 para fazer a crise ser marolinha. O governo gastou mais e arrecadou menos. Teve que se endividar mais, e aumentar seus próprios gastos. Teve obras do PAC que passaram a ser executadas em 3 turnos para absorver mão-de-obra. Agora em 2010 tinha que apoiar a retomada forte do crescimento, e apoiou.

Em 2011 é natural um freio de arrumação. Não é preciso que o PAC tenha obras executadas em 3 turnos. Nem todas as obras do PAC II precisam iniciar em 2011. O plano de crescimento sustentável do Brasil está previsto em 5,5% (excelente para gerar empregos, aumentar a renda, e para a indústria nacional conseguir atender o mercado interno). Não há razão para forçar um crescimento maior, caso comprometa a distribuição de renda, caso corroa o poder aquisitivo com a inflação, e caso o crescimento for "artificial", através do consumo de importados (se as exportação não compensarem).

É natural também que, em início de um novo governo, seja uma excelente oportunidade para uma revisão nos gastos de órgãos públicos, e melhorar a qualidade destes gastos. Pode-se rever contratos, e até criar condições melhores para o funcionalismo nos próximos anos, revendo terceirizações, por exemplo. O presidente Lula também fez isso no início de seu governo (só que naquela época foi obrigado, não era uma escolha). E o governo conseguindo conter o crescimento da despesa neste primeiro momento, reduzirá a relação dívida/PIB e a taxa e gasto com juros da dívida.

Dirigir a economia é planejar e corrigir rumos. Em 2007, no lançamento do PAC 1, o crescimento previsto para 2009 e 2010 era 5%. O crise internacional bagunçou o planejamento. Em 2009 a economia chegou a decrescer (-0,2%), em compensação em 2010 o crescimento está acima do planejado (7,5% ou mais), como também aconteceu em 2007.

O alto crescimento de 2010 é muito devido ao consumo das famílias. A produção industrial não acompanhou ainda esse crescimento, e acaba causando o consumo de importados (o que não é sustentável, se não exportar na mesma medida - e a maioria dos países do mundo ainda estão se recuperando da crise para importar mais do Brasil, e ainda entraram em guerra cambial). Por isso é preciso inverter essa lógica. Baixar incentivos ao consumo (não é eliminar, é apenas reduzir o volume, perseguindo o crescimento de 5% na economia no ano que vem), e aumentar incentivos à produção industrial. É o quadro do momento. Mais adiante, quando a indústria tiver maior capacidade de produção e de suprir o mercado interno, será hora de voltar a aumentar o incentivo ao consumo de novo.

Além disso, quando há mais gente querendo consumir do que produtos produzidos, os preços sobem, a inflação aumenta. E não adianta brigar por aumento da renda e dos salários de um lado, se a inflação anula do outro.

A situação econômica do Brasil é muito boa. Tem ajustes pontuais a fazer, como sempre, e no governo Lula também teve que fazer diversos ao longo dos 8 anos. Não há razão para alarmismos, e sim para muita confiança nos próximos 4 anos. Só não dá para querer que tudo seja feito em um ano, em 2011.

5 Comentários:

Morais disse...

Quanto mais decisões que o governo Dilma tomar e que não agradar a mídia será muito bom para o povo, pois o que não é bom para a mídia demo-tucana é muito bom para o povo brasileiro e nós elegemos a Dilma para governa para o Brasil e não para tomar decisões que agrade a nossa imprensa mentirosa.

Sérgio Cruz disse...

Caro J. Augusto

Não concordo nem com o tom e nem com algumas questões que você coloca na defesa das posições do ministro Mantega. Ninguém é contra correções de rumo ou freios de arrumação. Mas, não é disso que se trata. O presidente Lula acertou ao chamar a atenção dele publicamente. Quem demorou para perceber a guerra cambial e, quando o fez, ficou muito alarmado, foi o ministro. Só que ele se alarmou e partiu para um caminho errado. O corte urgente de gastos que tem que ser feito é o dos juros, como apontou o presidente do IPEA. As importações explodiram porque o câmbio está sobrevalorizado (quase ao mesmo nível do real )e isso está prejudicando a indústria nacional. Reduzir os juros ajuda a reduzir e enxurrada de dólares que está vindo aqui especular com o maior juro do mundo. Além a queda é fundamental para dimnuir a pressão sobre o real. As empresas estrangeiras estão importando como nunca. Não é só produtos de consumo. O grosso são componentes industriais. Apontar essas questões é fundamental para quem quer ajudar o governo a acertar. Todos sabemos dos grandes avanços do governo Lula. Mas, a guerra continua. E agora é a guerra cambial. O governo americano anunciou que sua meta é dobrar as exportações. O Brasil já virou e se tornou o país com o maior déficit comercial com os EUA. As contas externas estão se detriorando. O rumo que tomarmos nessa batalha define se vamos repetir os 7,5% de crescimento de 2010 ou os 0,6% negativo de 2009. Não podemos também permitir que a nossa indústria seja quebrada, como está sendo, pela onda importacionista. Quanto a isso o ministro Mantega nada fala. Por isso, não é o PIG que está criticando. Pelo contrário, o PIG está aplaudindo e pedindo mais.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Uma boa notícia de Cuba. Só há corrupção entre o povo.


Cuba, ano 52: uma revolução na revolução no país da fábrica de campeões


“A corrupção é rara nos escalões superiores, mas comum nos pequenos negócios. Os milhares de gerentes de lojas, restaurantes, e prestadores de serviços, freqüentemente, encontram uma maneira de desviar parte dos recursos que administram para sua conta particular e se associar ao proprietário do estabelecimento, o estado”.

http://www.porfiriolivre.info/2010/12/cuba-ano-52-uma-revolucao-na-revolucao.html

Anônimo disse...

É hora de lembrar que um dos bordões da oposição era uma proposta irresponsável de que poderíamos crescer mais, e sua derrota foi a resposta do povo que não podemos e nem queremos mais. De fato, todo mundo já sabe que mais do que foi Lula não haverá mais nunca, se não for o próprio.

Leo disse...

É preciso muitas divulgações nos blogs e nos comentarios dos jornais sobre os problemas para uma econômia super aquecida e que o ideal no momento é entre 5 e 6 por centos,o PIG viviam assombrando sobre a econômia super aquecida e agora tentara enganar o povo dizendo que a queda é culpa do Governo e pricipalmente da Dilma.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração