Pages

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais três ministros de Dilma são anunciados oficialmente

A presidente eleita, Dilma Rousseff, anunciou oficialmente mais três nomes para integrar o ministério do futuro governo:

Casa Civil: Antônio Palocci
Secretaria Geral da Presidência: Gilberto Carvalho
Ministério da Justiça: José Eduardo Cardozo

Juntam-se aos nomes da equipe econômica, já anunciados na semana passada:

Ministério da Fazenda: Guido Mantega (continua)
Ministério do Planejamento: Miriam Belchior (engenheira e coordenadora do PAC)
Banco Central: Alexandre Tombini (atual Diretor de Normas do BC)

Dilma confirmou os nomes com a seguinte nota oficial:

A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff, convidou o deputado Antônio Palocci para ocupar a chefia da Casa Civil do futuro governo e o atual chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para ser o titular da Secretaria Geral da Presidência. O deputado José Eduardo Cardozo, também convidado, assumirá o Ministério da Justiça.


A presidenta eleita orientou os futuros ministros a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica.

Dos seis ministros oficialmente anunciados, cinco são do PT, e já trabalharam bastante próximos à ela.

Pelo desenho do Ministério até aqui, Dilma procura montá-lo como peças para o governo andar como um motor bem engrenado desde o primeiro dia, às vezes recorrendo ao pragmatismo, como fez o Presidente Lula ao indicar ministros como o empresário Luiz Fernando Furlan, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em seu primeiro governo. Lula precisava no Ministério alguém que fizesse aumentar as exportações, e não um amigo do peito.

Guido Mantega é uma escolha natural porque é economista da ala desenvolvimentista do PT, e alinhado com Dilma. Tem afinidades naturais, pois compartilharam as políticas anti-cíclicas durante a crise, planejaram as medidas econômicas no âmbito do PAC. É natural que Dilma não queira nenhuma descontinuidade brusca na economia, e Mantega é praticamente certeza de fazer a política econômica que Dilma vai querer fazer.

A escolha de um quadro técnico da diretoria do Banco Central, também passa a mensagem de compromisso com a estabilidade da moeda e inflação baixa. Mas a escolha tem um quê de habilidade politica, ao não manter um nome consagrado no mercado como Meirelles, pois dá mais conforto para poder trocar um técnico, se for preciso, sem provocar alarmismo nos mercados.

Gilberto Carvalho também é uma escolha natural. Conhecedor das rotinas do Planalto, dos contatos, é um "resolvedor de problemas" para o Presidente e será para a Presidenta.

Miriam Belchior já trabalhou com Dilma na Casa Civil, e também é natural continuar como coordenadora do PAC e Minha Casa, Minha Vida. Estes programas passaram para o Ministério do Planejamento, saindo da Casa Civil.

Palocci, na Casa Civil, mostra que Dilma dará uma feição um pouco mais de articulação política ao Ministério. Possivelmente há o interesse na habilidade de Palocci em acalmar reacionários, na boa articulação dele com todos os setores, inclusive os mais conservadores da sociedade, além de bom diálogo com oposicionistas no Congresso e entre governadores de oposição, para conseguir formar maiorias em torno de assuntos onde até a base governista é dividida. Muitos gostariam de um ministério "clone" da Dilma. Mas para que serveria um ministro da Casa Civil se não complementasse as diferenças da Presidenta eleita? Dilma chega à presidência com os mesmo compromissos, mas com um perfil pessoal diferente de Lula. Ela já foi ministra da Casa Civil e tem ampla experiência em coordenar outros ministérios. É mais útil na Casa Civil, alguém como Palocci, com capacidade de desempenhar funções onde ela não tem quem faça bem. Essa parece ter sido a lógica de sua escolha.

José Eduardo Cardozo já era cotado para a Justiça desde a saída de Tarso Genro. É da mesma ala de Tarso dentro do PT. Foi um dos três principais coordenadores de Dilma durante a campanha eleitoral, por isso seu nome já era esperado.

Há muita especulação de nomes para outros ministérios. Alguns tem muita lógica, e deverão ser confirmados, outros não. O governador Sérgio Cabral (PMDB/RJ) se antecipou, ao anunciar seu Secretário de Saúde para o Ministério, antes de resolver com seu partido. Queimou a língua e, talvez, tenha chamuscado seu próprio secretário. É melhor ter calma e conter a ansiedade.

12 Comentários:

Adilson disse...

Acho que foi um erro a indicação do Palocci para Casa Civil porque vai ser munição para o PIG ressuscitar o mensalão 2. Foi precipiotado sua indicação mesmo não havendo provas, mas não sejamos hopócritas, pois o PT precisa se livrar das laranjas podres do partido visto que por causa desses escândalos perdeu os votos da classe médias.

dankravitz disse...

Dilma está me decpcionando...ministério fraquissimo com Dutra e Palocci..

Tatiana Moura disse...

Me diz que o Jobem tá fora, por favor. Não voto mais no PT de mantiverem esse traíra.

socialista disse...

espero que descarte a raposa jhobim

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Ah se houvesse justiça neste nosso Brasil !
Explico :
Aquele estrupício chapeludo, desqualificado blogueiro da revista lixo, digo Revista Óia, postou hoje um artigo(?) xingando o Presidente Lula de pscicopata .
Eis o que um comentario de um leitor daquele verme denominada Heloisa :

" Heloísa -03/12/2010 às 18:48"

"É preciso chegar alguém para quebrar a cara desse pau-de-arara! "
-----------x-----------
Ai eu pergunto : Este comentário deste verme conclamando uma agressão ao Presidente da República não poder ser tipificado como crime ? .

Reginaldo disse...

Espero que ela não mantenha o Traíra nelson x-9 serra dantas jobim.

Probus disse...

Huuuuuuuuum que dizer que OFICIALMENTE, o SINISTRO MINISTRO SERRISTA ainda NÃO está homologado...

Espero que Dilma tenha mais juízo que o LULA e dê um NÃO no sinistro ministro serrista.

Onde já se viu?? Um representante IANQUE no MINISTÉRIO DA DEFESA (Amazônia, Sivan, Barreira do Inferno, Base Espacial de Alcântara, Reservas e Recursos, Pontos Estratégicos, Segredos...)

Fora JOBIM !!!!!!!!!

Tiago Carneiro disse...

Muito me envergonha nossa companheira colocar o TUCANÃO Palocci e o mais que tucano Jobim...

José Henrique disse...

Será que vcs estão censurando comentários? Até as eleições tudo que escrevi contra o Serra era publicado. Ontem postei um comentário sobre os Ministros tucanos enrusdidos (palloci, José Eduardo Cardoso, Mercadante) e ainda o senador Eduardo Suplicy que em momento algum no Congresso Nacional defenderam o presidente Lula dos ataques de Mão Santa, Virgilio, Jeiressati e cia. Também falei do Jobim que o grande amigo do Serra e que como Ministro só atrapalhou o presidente. Depois Zé Augusto vcs vem criticar o PIG. Acho que na rede não tem nada de censura todos os comentários tem nome e endereço. Cidado para vcs não se sentirem os heróis da eleição.
José Henrique Chaves França

Geysa Guimarães disse...

Nada mais justo do que o advogado e professor José Eduardo Cardozo na pasta da Justiça. Escolha acertadíssima de Dilma.

Anônimo disse...

José Henrique, postei um link pro site do PH, com a matéria "Jobim, o traíra: ele quer uma base americana no Rio" : http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/12/03/jobim-o-traira-ele-quer-uma-base-americana-no-rio-2/

Que parece que não foi liberado. Espero que o Zé Augusto desta vez não bloqueie, pois é MAIS uma verdade sobre o Johnbim (segundo o PHA), e espero que a Dilma, na qual votei, o demita.

Alex
Minas Gerais

vinícius vitoi disse...

Calma gente, o arco de alianças é amplo e necessário.
Alguns nomes não agradam a todos. Tembém critiquei vários ministros escolhidos pelo Lula e isso não me levou a reprovar seu governo.
Muita calma.
Cada blog tem sua característica e opinião. Vamos ler e debater.
Vamos fazer crescer o conhecimento e a qualidade da discusão política.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração