Pages

domingo, 26 de dezembro de 2010

Intolerância e preconceito contra nordestinos em São Paulo

São Paulo é terra de contrastes. Tem gente como os da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que resolveram homenagear o povo nordestino no Carnaval 2011, com o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: A capital do Nordeste".

Mas tem gente ruim também, como alguns que passaram a ameaçar a escola com emails contra o povo nordestino.

Um email anônimo criado como o nome "Paulistano com orgulho", destrata o Nordeste, e ainda chama de lixo o resto do Brasil, fora de São Paulo:

"São Paulo não é a capital do NE p... nenhuma. Nós paulistas e paulistanos iremos nos mobilizar e vocês não vao (sic) desfilar com essa b... de samba enredo que desrespeita o estado que carrega esse lixo de país nas costas".

No início a diretoria da escola afirmou que apagava e-mails como esse. Mas como não pararam de mandar, a escola fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

A polícia abriu inquérito para investigar o caso. Será pedida a quebra do sigilo de dados telemáticos, para identificar o IP da máquina da qual foi enviada a mensagem, já que os emails são anônimos. "Por isso acreditamos que seja a mesma pessoa. Não vão conseguir abalar a escola", diz o diretor jurídico da escola, Carlos Eduardo Malachim. (Com informações do Diário de SP)

6 Comentários:

Roberto disse...

Pois é...
A intolerância chegou até por aqui.
Que o diga o leitor Anônimo Luis Rodrigues que disse no post referente a quérica:

""Esse já foi tarde, aliás nunca devia ter vindo. Menos um ladrão paulista para incomodar.""

""Menos um ladrão PAULISTA...""
Como se todos fossemos ladrões.
E este tipo de discriminação?
Pode por aqui???

Ines silva disse...

Será essa mais uma daquelas noticas que nãovão dar em nada?

Cadê a Mayara já foi presa por acaso?

Henrique disse...

- Jorge Amado e suas obras publicadas em 52 países.
- Doces Bárbaros, Djavan, Alceu Valença, Carlinhos Brown, Zé e Elba Ramalho.
- Chico César, no violão, a Nona Sinfonia de Beethowen.
- Natal - Rio Grande do Norte - O primeiro projeto no mundo que usa a ciência como agente de transformação social – ciência de ponta - o primeiro centro de cérebro do mundo.
- Caetano, Bethania, Gal
- Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queirós, Ariano Villar Suassuna, Antônio Gonçalves Dias, Ana Miranda,
- poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.
etc...
É ridículo eu estar listando uma das maiores culturas de nosso país.
É inconcebível, é BURRICE demais não conhecer a cultura de seu país.
Mas, infelizmente, o preconceito cega e torna as pessoas cada vez mais 'obtusas' e desprovidas de saber.
Se este anônimo tivesse estudado "só um pouquinho" história do Brasil, ele mesmo procuraria tratamento psiquiátrico para tratamento de sua alienação mental.
...
Parabéns ao Acadêmicos do Tucuruvi, pois isto realmente é CULTURA. Como paulista, de antemão, já os aplaudo desde já.
Parabéns!

Gilson Raslan disse...

Tem que ficar claro que os preconceituosos paulistas e paulistanos são apenas os QUATROCENTÕES, os ricos ou os quebrados.
Os paulistas e paulistanos, pobres ou ricos, não oriundos dos quatrocentões é gente como o restante do povo brasileiro.
Portanto, quando falarmos sobre preconceito de paulistas e paulistanos, devemos restringir nossos comentários aos quatrocentões.

Maria Amélia Martins Branco disse...

Isso é ainda o resquício da campanha do TUCANO DERROTADO SERRA, que acirrou contra nós nordestinos o preconceito, ódio, essa elite quatrocentona paulista que é de origem europeia deveria voltar para os seus países de suas ascendência que não fariam falta, pra mim esse LIXO HUMANO TUCANO não tira o meu sono, por que simplesmente são INVISÍVEIS PARA OS MEUS OLHOS...

Neide disse...

Mas não foi isto q propagou o coiso? E agora? Desde q tudo isto começou q êle deveria vir a público pedir desculpas por suas idiotices q tanto propagou. Durante toda campanha disseminou ódio e rancor em especial contra a região Nordeste. Providências precisam serem tomadas, puniçao aos responsáveis é pouco, pq coisas piores vão acontecer. Sei q são só meia dz de paulistanos q odeiam os nordestinos, mas devem saber q a construçao desta grande metropole se deu graças ao nosso suor. Então chega de baboseiras meia dz de imcompetentes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração