Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Demo-tucanos paulistas privatizam leitos hospitalares do SUS

É jeito de governar demo-tucano:

Doença? Coisa de pobre!

Saúde? Coisa de rico!

A maioria demo-tucana da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei elaborado pelo governo de José Serra (PSDB/SP), que autoriza os hospitais públicos administrados por ONG's/OSCIP's de todo o estado a destinarem até 25% de seus leitos para clientes de planos de saúde particulares.

É a privatização de 25% dos hospitais paulistas para os planos de saúde.

Os 20 hospitais estaduais que são gerenciados por organizações do terceiro setor, terão uma cota de 25% leitos mercantilizados, como um hospital privado que faz convênio com planos de saúde.

Os pobres que só tem o SUS como opção, e que já penam para conseguir vagas de internação, perderão 25 vagas em cada 100 existentes.

Já os planos de saúde ganham, de mão beijada, uma rede de atendimento de alta complexidade, caríssima, pronta e equipada com dinheiro público, embolsando o dinheiro na forma de lucro, que teriam que investir para ampliar uma rede privada.

Para piorar, o governo de São Paulo diz que a mudança só valerá para as unidades especializadas e de alta complexidade, ou seja, aquelas que a população mais pobre tem mais dificuldade de acesso.

Detalhe: qualquer cidadão brasileiro (rico ou pobre, com ou sem plano de saúde) pode ter acesso a qualquer unidade e tratamento do SUS. E o SUS já tem o direito de cobrar ressarcimento do plano de saúde quando o paciente o tem.

A questão inaceitável é criar uma fila para pobres do SUS e outra fila para ricos dos planos de saúde, com atendimento diferenciado e "VIP" dentro da rede pública de saúde.

12 Comentários:

Mauro Silva disse...

Caros
TODOS do PSB votaram a favor do assalto.

Olyvia Character disse...

Não sei se é tudo isso que diz, o Hospital Sta. Marcelina atende tanto o SUS, quanto aos convênios. Isso não significa que somente os ricos tenham acesso, qualquer pessoa que tenha um plano aceitavél, poderá utilizar o serviço...
Entendo que a facilidade veio de mão beijada, mas isso não deixa de ser culpa de um povo que não tem educação o suficiente para, se quer, saber votar...
É complicado....

Ana Cruzzeli disse...


Essa ONG não é aquela espanhola que iria administrar o hospital de Santa Maria aqui no DF? Não é aquela que está enrolada em um mar de suspeitas em uma investigação federal?

Zé, essa história de se cobrar do paciente segurado que use o sistema do SUS é um procedimento que já ocorre aí em SP ? Como aqui em Brasília não temos Santas Casas de Misericórdia e são elas que recebem dinheiro do SUS e foram por causa delas que houve essa proliferação dessas ONGs, acabo me perdendo nesse caso especifico de vocês.

No meu ponto de vista a cobrança do segurado é inconstitucional. Talvez esse seja um caminho.
Temos que amadurecer essa idéia.

P.S. Não sou contra as Santas Casas, foram elas as primeiras a cuidar dos doentes no Brasil e no mundo. Contudo o Brasil está mudando e logo logo misericódia será palavra em desuso.

Anônimo disse...

Essa frase não está desconexa???

E o SUS já tem o direito de cobrar ressarcimento da operado quando o paciente tem plano de saúde.

Anônimo disse...

Quem vota PSDB/DEM, merece !

VERA disse...

O PSB e o PDT também fazem parte da "base" de apoio dos tunganos! O único dessa corja que se salva é o Major Olímpio (PDT), que sempre votou com o PT, o PSOL e o PCdoB, contra as safadezas tunganas!

Zumbi disse...

Os sacro-petistas, acham que fizeram bem pela saúde. Ledo engano.

Unknown disse...

Sou de Pernambuco onde a gestão é do PSB com apoio do PT, infelizmente aqui é uma excessão e o PSB esta mais próximo dos demotucanos do que da centro esquerda, basta observar suas alianças nos estados.
Aqui foi aprovado, apesar dos protestos dos trabalhadores, das entidades de classe e do sindsaúde, o modelo de OS's para gerir novos hospitais e UPA's.

Malú disse...

É isso o que faz a diferença entre o governo Lula e o do PSDB. Enquanto o Lula governa para todos, mas especialmente para os pobres, o PSDB privilegia apenas os mais abastados. Enquanto eles continuarem com esse pensamento e governo maniqueístas, o PT vai continuar ganhando eleição para Presidente. Quanto a São Paulo... vão continuar comendo mortadela e arrotando peru.

Zé Augusto disse...

Ana Cruzzeli disse...

Nos outros estados (e mesmo em SP até antes dessa lei), o paciente segurado não paga nada quando atendido pelo SUS, como qualquer outro cidadão. Não tem nenhum privilégio se tiver ou não plano de saúde, nem nenhuma restrição (não precisa de qualquer autorização do plano para ser atendido). Todos são atendidos igualmente.

Mas depois do atendimento o Ministério da Saúde cobra das empresas (e não do segurado) o reembolso pela tabela de procedimentos.

É certo e justo, porque a empresa do Plano de Saúde recebe a mensalidade com fins lucrativos, e justamente para reembolsar atendimentos, e não pode deixar a despesa por conta do dinheiro público, sem pagar nada.

Ana Cruzzeli disse...

Zé Augusto, meu filho
O que você relatou é justamente o que eu pensava. Como essas seguradoras são espertas não..
Para entender essa cobrança do SUS sobre as seguradores temos que entender a contabilidade dessas seguradoras, a origem dos ativos e passivos . É o chamado fato gerador. Quem paga para o terceiro setor não é a seguradora e sim o segurado ( indiretamente ) afinal os ativos das seguradoras tem origem no segurado. Uma vez que haverá uma despesa do segurado junto ao SUS ela, as seguradoras dilui ao longo da cadeia de segurados.
Acredito, eu que as seguradoras nunca pagaram ao SUS. Essa matéria do Colibri ilustra isso. Desde 1995 eu defendia que as seguradoras iriam falir logo logo, o tempo foi passando e elas não faliam, eu não entendia por quê. Depois que li a Carta Capital de 22 de dezembro eu entendi. Adib Jatene fez uma matéria para a Carta onde ele fala justamente do tratamento de hotelaria. Foi por isso que as seguradoras ainda não faliram . É o maior embuste que eu já vi, foi a hotelaria que salvou as seguradoras....
http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/ent_saude_desafios_bl02_natal.mp3/audio_view
http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/ent_saude_desafios_bl01_natal.mp3

Ana Cruzzeli disse...

Zé Augusto,
Continuando...
....Vou te explicar onde mora o problema das seguradora. Vou lhe explica por que esse tema me interessa e como nós somos a causa deles.
Em 1996 ou 97 Cristovam Buarque implementou o saúde da família, com a criação do Instituto Candango de solidariedade. Fui daquelas que aplaudiu, achei a idéia ótima, só que havia um problema legal . Os médicos do Instituto eram contratados sem concurso, recebiam de maneira diferenciada e não tinham vinculo empregatícios . O sindicato do médicos entrou na justiça e derrubou o projeto, quando o Roriz entrou em 1999 fez do Instituto um cabide de emprego. O que eu achava uma boa idéia virou uma grande pocilga. Comecei desde então a analisar o Sistema de Saúde sob o principio da igualdade e o legal é o caminho . O sindicato dos médico lá atrás salvaria Brasília do modelo PSDB de governar e que eu sem querer estava a aplaudir.
Na era Roriz foi colocado para secretário de Saúde um pilantra, tinha relações estreitas com mercado de fármacos e era sócio com um grupo do hospital de Samambaia. Quando da sua gestão ele sabia como o sistema funcionava e sabia que poderia ganhar muito dinheiro com pacientes de UTIs. Toda vez que o sistema publico entrava em ¨ colapso ¨ ele mandava pacientes de UTIs para seu hospital, a lei permitia só se houvesse colapso comprovado. Os médicos públicos denunciaram e a farra acabou. Hoje infelizmente os promotores de saúde entraram numa ciranda, estão entrando na justiça para pacientes gravíssimos que não encontram leitos nos hospitais públicos para o serviço privado. Sei que esse problema pode ser resolvido com gestão democrática nos hospitais e centros de saúdes, e com a aprovação da IMF. Caso o modelo de saúde 100% publica não funcionar em Brasília o resto do país estará órfão. O estado que tem mais chance de sucesso é nosso. É nossa missão.Toda a vez que o PSDB vier com esta historinha de publico-privado sabemos como combater.
Quando o Arruda veio com essa proposta público-privado para o hospital de Santa Maria os médicos foram contra e brigaram para a sua não implantação, a população começou a se movimentar eu mesma fiz algumas intervenções. Não tinha noção contra o que estávamos brigando, depois do Adib Jatene eu hoje percebo. Nós nos livramos da tal hotelaria cujo o objetivo é salvar as seguradoras de saúde. Isto é mafioso.

P.S. Sou do primeiro e terceiro setor. Minha fonte de renda é da SEDF, desde 2005 tenho atividade do terceiro setor totalmente bancado por mim, pois sou contra a mistura. A minha visão do terceiro setor é só compartilhar experiências e não explorar quem quer que seja. Quando os professores públicos e privados forem para o mundo real aí teremos uma revolução na educação. Agora que é uma coisinha difícil , ah isso é. Aqui meu sitio para consulta . www.anacruzzeli.com e www.ced123.com
P.S.2 Não estou usando o sitio Amigos do Presidente para fazer propaganda, pois não viso patrocínio, sei que o BB, o BrB a Petrobras patrocinam tais atividades contudo sou contra. Como vendo bens e serviços voltados para a educação de jovens e adultos sob aspecto de integração . A melhor propaganda é um cliente satisfeito.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração