Pages

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Celso Amorim alfineta o PIG: vazamento no Wikileaks sobre Honduras dá razão ao Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, minimizou mal-estar causado pelos vazamentos de telegramas diplomáticos dos EUA pelo Wikileaks:

“Tem coisas que ou a gente já sabia ou são interpretações subjetivas de agentes diplomáticos”, disse em viagem ao Rio de Janeiro nesta sexta.

Alfinetada na velha imprensa sobre Honduras

Amorim comentou um telegrama do embaixador estadunidense em Honduras, Hugo Llorens, avaliando que a destituição do ex-presidente do país Manuel Zelaya, no mesmo ano, foi “ilegal” e “inconstitucional”:

“Isso é muito interessante, porque nós (governo) fomos muito criticados, por muitos, inclusive por alguns de vocês (da imprensa)”, disse o chanceler, referindo-se às críticas recebidas pela atuação do governo brasileiro durante a crise em Honduras.

Guantánamo:

Ao comentar os telegramas narrando pedidos para o Brasil recebesse presos de Guantánamo, Amorim explicou porque o Brasil não foi receptivo à ideia (assim como outros países):

“Houve sondagens efetivas, mas o Brasil não achou adequado recebê-los (os presos) por várias razões. Algumas eram pessoas suspeitas de terrorismo. O mais normal seria, se eram inocentes, que encontrassem de volta seu caminho na vida. Não havia razão para a gente importar um problema que não tem nada a ver conosco”, disse Amorim.

O presídio de Guantánamo foi aberto após o 11 de Setembro, para prender suspeitos de terrorismo, mas a maioria não teve julgamento, e ainda houve denúncias de tortura. Barack Obama prometeu o fechamento do presídio, mas até hoje não conseguiu. (Com informações da BBC Brasil e Agência Brasil)

4 Comentários:

BRASILEIRO MESMO disse...

EU sempre votei e trablhei para a esquerda foram 5 eleições para o LULA e uma para a DILMA, mas agora eu te alfineto LULA, como é que voce ainda não chutou o trazeiro da raposa jhobin, isso mesmo jhobin pois ele é norte americano de coração.

Julio Silveira disse...

Amigos, votei no presidente Lula desde sempre, em todas a eleições que ele participou, acho que da mesma forma que voces, acho que da mesma forma que voces votei na Dilma para presidente.
E também me sinto orgulhoso ter ter tido um Ministro no Brasil, nas Relações Exteriores como o Ministro Amorim que eleva o respeito a todos os Brasileiro aqui e no exterior.
Agora, por favor não utilizem o Wikileaks de forma hipócrita, quando a informações são ideologicamente favoraveis e atendem aos interesses aproveita-se, quando as informações trazem desconforto, como o PIG, desacreditam-nas. Essa questão que envolvem o atual Ministro Jobim é muito grave, gravissimo, pelo menos para mim, e alguns cidadãos que tem noção do valor da cidadania brasileira e não admite ser tratado como nescio, muito menos ser vendido em nossos esforços de mudança. Por favor falem com o Presidente para não nos decepcionar.

Adilson disse...

Helena, perdi noites de sono ajudando o PT a eleger a Dilma, inclusive fiz doação para sua campanha. Mas fiquei sabendo que o traidor do Jobim pretende fazer um acordo com os EUA para colocar uma base americana no RIO. Isso é um absurdo, é traição ao país. Não aceito isso, mas caso se confirme deixarei de militar em favor do PT e seus aliados. Já não basta os trairas do PSDB e DEM. Por que a Dilma manteve o Jobim sabendo que ele é fofoqueiro e não confiável. Helena, seja imparcial e investigue isso.

Morais disse...

O Amorim está super correto, nõs não temos nada a ver com o presos de Guantânamo, se querem fechar a prisão então que solte os suspeitos, não é transferir o problema para outros países que vai ser a melhor solução.
Se ainda fôssemos governados pelos tucanos com certeza teriam vindo muitos presos para o Brasil, pois na época deles o nosso país era como uma colônia norte americana.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração