Pages

domingo, 12 de dezembro de 2010

Agora a Veja torce para o Aécio?

A derrota do ex- e eterno candidato tucano José Serra, deve ter dado prejuizo para a revista Veja. Parece que até o blogueiro Lauro Jardim está negando apoio ao Serra. Veja o que ele conta em sua coluna publicado hoje.

Entre o início e o meio da semana passada, Aécio Neves fez um tour político de respeito. Recebeu um prêmio no Rio de Janeiro. Almoçou com Geraldo Alckmin, em São Paulo. Foi ao Roda Viva. Esteve com FHC. Visitou José Alencar no hospital. Fez uma visita de cortesia ao comando do DEM, na sede do partido em Brasília. Circulou pelo Congresso. Parecia estar em todos os lugares.

Foi uma espécie de volta oficial à cena política, depois de suas férias pós-eleitorais. Nas conversas, botou algumas de suas cartas na mesa, mas sem pressa. Quer ser candidato a presidente em 2014, mas seu jogo é de longo prazo.

Ficou claro, porém, em várias das conversas, sobretudo com os tucanos, que o “até logo” que José Serra proclamou com ênfase na noite de sua derrota para Dilma Rousseff é para valer.

Serra de fato não pensa em se aposentar. Muito mais do que isso: nutre esperanças de disputar a presidência pela terceira vez, na esteira de um eventual fracasso do governo Dilma. E, na cabeça de Serra, ele, do alto dos seus 44 milhões de votos, seria novamente a melhor opção da oposição para o embate. Serra tem falado isso mais próximos.

Mesmo considerando que não é hora de bater de frente com Serra, Aécio sabe que em algum momento — nem que seja dentro de dois ou três anos — um confronto entre os dois acontecerá. Tal e qual aconteceu nas eleições de 2010.

Desta vez, no entanto, Aécio terá ao seu lado parte expressiva de tucanos importantes que, em 2010, esteve todo tempo apoiando Serra – FHC à frente. Outros, como Geraldo Alckmin, Aécio terá que conquistar.

De qualquer forma, assim como Aécio era fundamental para Serra sonhar com algum triunfo em 2010, é importante para Aécio ter, em 2014, o partido unido se quiser candidatar-se à presidência com alguma chance. Aécio percebeu, contudo, que Serra não lhe facilitará os passos. E que era conversa para boi dormir a que tiveram o final do ano passado, em Belo Horizonte. Serra, na ocasião, pedia o apoio do ainda pré-candidato tucano Aécio Neves com o seguinte argumento: aos 68 anos, aquela seria sua última oportunidade para tentar ser presidente da República; Aécio tinha idade para esperar.

Nos próximos meses, Serra e Aécio disputarão um silencioso jogo de xadrez. O novo governo ainda nem tomou posse, mas no PSDB o fogo (ainda que brando) continua aceso, opondo os mesmos personagens. Vale a pena prestar atenção nos próximos lances.Por Lauro Jardim

10 Comentários:

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

1º) É sinal que o Alckimim fechou um pouco a "torneira" que abastece os jagunços do Tivita .
2º) É possível que a jagunçada da Óia
estejam "costeando o alambrado" nos cofres do Anastasia .

* Se nas próximas edições da Óia surgirem propagandas da Light, Cemig e outros braços mineiros, será sinal do abandono da revista lixo ao vampiro paulistano .

Sonia Montenegro disse...

Ele se encontrou tb com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e foi tema de um texto do Wanderley Guilherme dos Santos, falando de um "flerte" político entre ambos, pensando em 2014...

Arthur Rotta disse...

Uau! O governo Dilma nem começou e os caras já estão conjeturando a melhor alternativa a ela em 2014. Imagina o que vem pela frente.

Luis Rodrigues disse...

Que bosta, tão fedida quanto Jobim/Moreira/Garibaldi no governo e nada por aqui a respeito.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Libera nos a malo Domine!

luiz disse...

os 44 milhoes de voto do serra não são votos da oposição, conversei com muitas pessoas que não votaram na Dilma porque:
1) eram religiosas, e acreditam naquele papo de igreja conservadora.
2) ela é mulher.
3) não tinha experiencia.
4) terrorista.
5) as promessas populistas do serra (r$ 600, 13 bolsa familia ).
6) etc.'
a maioria não era oposição real, calculando esses fatos eu acho que a oposição apos um bom governo Dilma sera dos basicos 20%. Ai nem com aecio. esses 4 anos pode indicar o fim da atual conjuntura politica brasileira.

não nasci ontem disse...

Se o Aécio ganhar as proximas eleições, lá esta o jobim com o seu cargo garantido...

Ary disse...

Por falar no Baixaria, "deu no WeakLeaks": Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama. OBS: Era assim que ele iria fortalecer a Petrobras?

MARCOS BICALHO disse...

O Serra, pelo menos, tem uma história política construída e destruída por ele mesmo. O Aécio, além de herdeiro de oportunistas históricos, não fez nada de positivo para o país. O cara é puro marketing e traição. Somente o 'abestalhado' do Pimentel não via isso até ser substituído pelo Itamar. A passagem de Aécio pelo Congresso criou as mordomias imorais que aumentaram os rendimentos mensais dos legisladores sem necessitar de comprovação legal. Seu governo em Minas é um mistério pois a imprensa local abafou tudo. O sujeito não fez nada de errado, nem incomodou ninguém. Nem o Lex Lutor se irritou com tamanha santidade. Se estourar os desmandos do Curto-circuito de Gestão, como parece ter começado a pingar, vai ser no colo do útil/tampão do Anastasia. O apoio que a grande imprensa nacional dá ao playboy é anúncio de maracutaias eleitorais em 2014. A fama do Aécio em Minas é péssima, mesmo entre seus eleitores. Pergunte a um taxista belorizontino sobre o senador e ficará escandalizado com os pormenores que a imprensa oculta. Se fosse um petista bebendo caipirinha era manchete no NYT. Entre os jornalistas mineiros é certa a censura praticada pela sua irmã, só não admitem publicamente para não perderem a "boquinha" de serem celebridades de carteira assinada. Minas parece ter apenas 3 jornalistas, todos aecistas, que se revezam nos programas de entrevistas do estado. O restante parece não existir. Ou se omitem.

RICARDO MACEDO disse...

ENTENDO QUE A QUESTAO EM JOGO NAO E UM OU OUTRO.
A GRANDE QUESTAO E O PSDB, OU SEJA SE A DIREITA TIVER PRETENCOES DE VOLTAR AO PODER, PRECISARA REVER TODA SUA POLITICA SOCIAL.
IMAGINEM QUE UM ANO APOS A SAIDA DE UM PARTIDO SOCIALISTA DO COMANDO, A COBRANCA QUE A POPULACAO FARA DO GOVERNO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração