Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tucanos buscam entendimento com Dilma

Passada a eleição, os governadores eleitos pelo PSDB começam abrir os canais de comunicação com Dilma Rousseff. Ontem, ela e o governador eleito Geraldo Alckmin (SP) trocaram elogios ao descrever a conversa que tiveram na segunda-feira.

Dilma classificou o telefonema de Alckmin como um gesto "republicano": "Eu fiquei muito contente porque recebi uma ligação muito correta, republicana, do governador eleito de São Paulo, no qual ele apresenta o que eu considero que é a forma correta de relacionamento. Pretendo ter com ele e com os governadores da situação e da oposição uma negociação em alto nível", disse.

Segundo ele mesmo descreveu, Alckmin telefonou a Dilma para cumprimentá-la pela vitória, colocando-se "à inteira disposição, reiterando a possibilidade de boas parcerias e a disposição de São Paulo de sempre trabalhar junto pelo desenvolvimento brasileiro".

"A conversa foi muito boa. Cumprimentei-a pelo pronunciamento na TV. Ela reiterou a disposição de que aquele pronunciamento é o que ela pensa, sente e se propõe a fazer. Vamos trabalhar para ajudar o país", disse o governador eleito.

Questionado sobre o papel dos governadores da oposição, Alckmin afirmou que eles devem fiscalizar a administração. Mas afirmou que, superada a disputa, é sua obrigação "trabalhar junto".

"Encerrado o processo eleitoral, quem é governo tem que fazer um bom governo. E, no modelo federativo, os entes precisam se integrar. Tem muita ação que é de responsabilidade recíproca", justificou Alckmin. Citou como exemplo de possível parceria ações nas áreas da saúde e da segurança pública.

Além de Alckmin, o governador eleito do Paraná, Beto Richa, também ligou ontem para a presidente eleita para parabenizá-la pela vitória.

2014

Tanto Alckmin como Richa deixaram claro que discordam da proposta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, endossada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra, de escolher o candidato tucano à Presidência dois anos antes da eleição.

Para Alckmin, o debate é prematuro: "FHC é nosso grande líder. Sempre deve ser ouvido. Mas há tempo para se discutir", declarou.

Richa, por sua vez, afirma que "a reorganização do partido é mais importante do que a escolha de nomes".

"Vamos esperar baixar a poeira para discutir, com serenidade, o futuro do partido", declarou Richa.

Na opinião de alguns tucanos, a antecipação da escolha em dois anos só tem um beneficiário: o senador eleito por Minas Aécio Neves.

Sem a máquina do Estado para administrar, Aécio pode articular sua candidatura com desenvoltura.

Os aliados do candidato derrotado à Presidência José Serra também se opuseram à ideia. Para o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB-BA), "falar agora de estratégia para daqui a quatro anos é totalmente descabido".

Essa também é a opinão do governador paulista tucano Alberto Goldman: "Acabamos de sair de uma eleição, há cerca de 48 horas. É muito cedo para tratar sobre isso".Folha

7 Comentários:

Ruy Acquaviva disse...

O Alckmin já começou mal. Os governadores não tem que fiscalizar ninguém, tem que governar os estados e serem fiscalizados pela Assembléia Legislativa.
Ele que olhe o próprio rabo e termine de uma vez a linha amarela do metrô (ele iniciou as obras em 2004 e entregou uma cratera para o Serra em 2006, este por sua vez não conseguiu - por incompetência e roubalheira - entregar um único trecho em funcionamento normal), dê satisfações à sociedade sobre a fraude da licitação da linha lilás do Metrô e abra inquéritos para investigar as denúncias sobre o Paulo Preto.
Tucano é um bicho tão bicudo que não encherga o próprio rabo.

Cornélius/Londrina disse...

O diálogo sempre foi e continuará sendo uma marca do jeito petista de governar. Então senhores governadores da oposição fiquem tranquilos, mostrem seus projetos e sejam razoáveis com suas promessas de campanha.Não tentem colocá-las somente no colo da presidência, para depois culpá-la por eventual insucesso.

PSDB: penas já estão voando, quem irá recolhe-las? Alguém se habilita?

josé lopes disse...

Gostaria muito que ficasse esclarecido as denuncias do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, nas questões das privatizações no governo FHC. São denuncias graves. Outra questão que deve ficar também esclarecida é a briga que envolveu tucanos na disputa pela Presidência que envolveu Serra e Aécio. Eles brigam entrem si e quem leva a culpa é o PT? E quais os motivos que levaram o jornalista a entrar nessa briga de tucanos? Os inimigos estão caídos, prostrados no chão, o negócio agora é não deixar que levantem e se recuperem. Eles virão com tudo para cima da gente. Lembrem-se dos golpes baixos desta eleição. Eu não perdôo falta de escrúpulos.

Vera é Dilma disse...

Concordo contigo, Ruy!

Katia Silva disse...

Senhor Alkmim, a sociedade brasileira quer mesmo é saber o que o senhor, como representante do povo paulista, vai fazer em relação ao caso "Mayara NeoNazista Petruso" e a quadrilha de jovens paulistas que incitam o ódio, a xenofobia, o racismo e a morte de pessoas.
Quais medidas concretas serão adotadas para que fatos como esses não se repitam, quais punições serão aplicadas?

Morais disse...

Ver os tucanos derrotado e em desespero, discutindo pontos de vista entre si é muito bom. pois enquanto eles se enfrentam nosso PT vai governando com grande capacidade.

Geysa Guimarães disse...

Fico feliz com o bom relacionamento entre Dilma e Alckmin, figura humana bastante diferente de Serra/Aloysio e totalmente distante do Demo, o partido do Kassab- o prefeito que não deixa os sem-teto dormir nem a céu aberto, manda jogar água.
Alckmin é um estranho no ninho tucano. Nada a ver com os desalmados.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração