Pages

domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo dos Dilmistas na TV


Nas batalhas eleitorais de 2012 e 2014, os partidos da base do futuro governo sairão em vantagem: quase todos ganharam vagas na Câmara dos Deputados e, com isso, mais tempo na propaganda eleitoral de rádio e televisão.

As legendas que estiveram coligadas na campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), ganharam, em conjunto, 14% a mais de tempo com o resultado da eleição para a Câmara. Já os partidos que apoiaram José Serra (PSDB) tiveram, juntos, uma perda de 24%, segundo cálculos feitos pelo jornal o Estado de SPTempo d.

O cálculo se refere à parte do horário eleitoral (dois terços do total de 50 minutos por dia) que é dividida de acordo com o tamanho das bancadas de cada partido na Câmara. Outra parte é distribuída de forma igualitária entre todas as legendas que lançam candidatos.

O tempo maior no rádio e na televisão não significa apenas vantagem no horário fixo de propaganda eleitoral: também as inserções de 30 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras, são definidas de acordo com o tamanho das bancadas, além do número de candidatos.

Por alcançar até mesmo os eleitores que evitam assistir ao horário eleitoral, as inserções são consideradas as peças mais eficazes do marketing político.

Mesmo partidos que não costumam lançar candidatos a cargos executivos têm interesse direto no rateio da propaganda - seu tempo de TV é o principal ativo na negociação de coligações, pois pode ser repassado para terceiros.

Na última eleição, pequenas legendas protagonizaram um "leilão" de seu tempo na propaganda. O PSC, que chegou a aprovar o apoio a Serra em convenção, mudou de lado após assédio de governistas. Com isso, Dilma ganhou 35 segundos por dia.

Sobe e desce. O PT, cuja bancada cresceu de 83 para 88 deputados entre 2006 e 2010, ultrapassou o PMDB e terá o maior tempo no horário fixo de propaganda. Serão 5 minutos e 43 segundos por dia, 20 segundos a mais do que na eleição passada.

O PR, outro partido integrante da base governista, teve o maior ganho entre as 22 legendas com representação na Câmara: passou de 1min37s para 2min39s, graças a sua estratégia de lançar "puxadores de votos" em diversos Estados.

Na base dilmista, o PMDB foi o único partido que perdeu cacife no chamado palanque eletrônico: terá 39 segundos a menos do que na campanha passada.

Dos antigos aliados de José Serra (PSDB) na campanha presidencial, somente dois "nanicos" tiveram ganhos: o PT do B (que passará de 3 para 11 segundos) e o PMN (de 11 para 15 segundos). O partido de Serra terá direito a 3min26s, 51 segundos a menos do que em 2010.

Mas foi o DEM quem protagonizou o maior tombo: caiu de 4min13s para 2min47s.

É com esses tempos de exposição que os partidos enfrentarão o próximo teste eleitoral, daqui a dois anos, quando estarão em jogo as prefeituras dos 5.565 municípios do País. Em 2014, quando haverá eleições para a Presidência, os governos estaduais, o Congresso e as assembleias legislativas, o cacife de cada partido será o mesmo, ainda que eles mudem de tamanho até lá.

2 Comentários:

Celso Poltronieri @urutal disse...

Bom dia Helena,Zé Augusto e amigos.
Vocês leram a matéria que o Portal IG, fez com o torturador da Dilma?
Eu acabei de ler, o cara continua frio e calculista.
Acusado pelo Ministério Público Federal de participar da morte de seis presos políticos e torturar outras vinte pessoas, entre elas a presidente eleita Dilma, o tenente-coronel reformado do Exército Maurício Lopes Lima, descreve a violência nos porões da ditadura como algo "corriqueiro".
Na mesma semana em que o Presidente Lula declarou que o torturador da Dilma deve estar se torturando, a reportagem do Portal IG, encontrou o militar levando uma vida calma na praia das Astúrias na Guarujá.
Diz ele: "Era uma coisa mais corriqueira que tinha...."Se eu soubesse naquela época que ela viria a ser presidenta, teria ordenado:"Anota o meu nome aí, eu sou bonzinho".
Vale a pena ler a matéria completa no IG.
Valeu amigos!!

Anônimo disse...

O tempo maior no horário politico é otimo, mas os partidos de oposição devem trabalhar juntos aos bairros mais distantes.
Aqui em Brasilia por exemplo não vejo o PT concentrar esforços em três comunidade chaves. Samambaia, Santa Maria ,Recanto das Emas. É um exemplo, mas isso pode está acontecendo por todo o país a tal da CENTRALIZAÇÃO.
Descentralizar os PTs regionais, esse pode ser um caminho para se evitar o sofrimento dessa eleição.
O governo Lula foi o melhor da historia e a eleição tinha que ter sido ganha no primeiro turno. O Governo de SP não poderia ter sido perdida e tantas outras derrotas e quase derrotas.
O PT tem que montar escritorios mais descentralizados, mais proximos da comunidade e mostrar a população o que o governo já fez, suas propostas para o futuro e receber sugestões.
Eu aqui em Brasilia no ano que vem, apesar de não ser do partido, vou pressionar o PT regional para montar um escritorio pelo menos em Samambaia.
Temos que conversar, delinear metas e estratégias, fazer estudos socio-politicos muito antes da eleição para evitar os golpes.

Ana Cruzzeli
Taguatinga - DF

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração