Pages

domingo, 7 de novembro de 2010

Por trás das ofensas ao Nordeste, ataque ao voto

Comunidades de relacionamentos - como o Twitter e outras redes sociais - e blogs de apoio a direita, mais do que a troca de e-mails, são os principais caminhos para o crime de racismo pela internet.

É a avaliação do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil na Internet (Gecop), setor da Polícia Federal que investiga fatos como a onda de mensagens contra o Nordeste divulgadas no Twitter no domingo passado. As mensagens, em protesto contra a eleição de Dilma Rousseff, levaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco a entrar com uma notícia-crime no Ministério Público Federal contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo.

Delegado do Gecop, Marcelo Fernando Borsio diz que o grupo ainda não recebeu denúncias sobre as mensagens no Twitter. Ele afirma que o grupo apura hoje o caso de um blog também com mensagens contra nordestinos: - Os crimes de ódio, onde entram os de preconceito, geralmente ocorrem de forma concentrada, com manifestações em blogs e comunidades de relacionamento.

Não é como a pedofilia, por exemplo, que está diluída em trocas de e-mails e imagens.

Para o sociólogo Gláucio Soares, o episódio no Twitter demonstra um pensamento que coloca a origem na frente do mérito, e se ligaria à própria formação da sociedade brasileira - que, da mesma forma, coloca o indivíduo na frente do mérito quando alguém diz "sabe com quem está falando?": - Ao fazer isso, deslegitima o voto de quem é do Nordeste, como se existissem votos mais racionais e qualificados que outros - diz Soares, para quem as "discriminações regionais" são comuns em várias partes do mundo; no Brasil, porém, ainda não seriam percebidas como crime, como o racismo contra negros.

Autora do movimento "Dia do orgulho nordestino" no Facebook (que ocorreu ontem e até a noite de sexta-feira já tinha 4.700 adesões), a cientista social paulista Mira Caetano diz que decidiu criar o ato para tentar acalmar ânimos nas redes sociais.

- Eu me senti profundamente desrespeitada e preocupada com o pensamento de uma parcela da juventude brasileira, que se mostrou ignorante e preconceituosa - afirma Mira, que morou na Paraíba por quatro anos.

Para ela, a campanha, no segundo turno, acabou propiciando as cenas de "ódio regional": - Acabou abrindo espaço a um pensamento tão reacionário e conservador como o que foi expresso nas redes sociais.

10 Comentários:

Eason Nascimento disse...

Tem que ser avaliado neste maligno episódio, até que ponto os coordenadores da campanha e o próprio candidato José Serra e seu vice Índio da Costa, possuem responsabilidades, a serem respondidas criminalmente. Quem causou o incentivo ao ódio e ao preconceito deve ser punido na forma da lei. Isso vale para todos.
http://easonfn.wordpress.com

janesrodriguez disse...

O mais preocupante e que exige uma ação organzizada da sociedade e do estado, é o fato de que a maior parte da juventude, mesmo a universitária, mostrou um grau de egoísmo e ignorância, de racismo, machismo e preconceito maior que em outras faixas etáreas. Isso assusta por indica uma ausência de formação política na escola e no ensino superior, uma educação vazia de conteúdos e de valores, um desconhecimento absurdo da história do Brasil e da formação do povo brasileiro. Nos cursos de geografia não se estuda a geografia da fome, não se estuda Milton Santos. Nos cursos de filosofia e ciencias sociais não se estuda Marx nem marxismo nem o método dialético. Essa pasta gelatinosa da neutralidade pós-moderna é que está ajudando a formar uma geração de fascistas que cultivam o individualismo e o egoísmo como religião e como objetivo de vida. A Educação tem a ver com isso, bem como a publicidade de consumo e a cultura do shopping center reafirmada pelas teologias da prosperidade que substituiram o cultivo do espírito pelo culto ao dinheiro, ao poder e a ignorância.

Fábio disse...

Eu não concordo muito com o que disse o estudioso. Para mim isto trata-se de uma evolução em matéria de preconceito.

No Brasil os preconceitos em relação a negros, indigenas e mestiços é uma consequencia natural do apartheid colonial.

Os imigrantes europeus e japoneses que chegaram na virada do século XIX para o XX também foram vítimas de preconceitos por parte dos brasileiros, mas também desenvolveram preconceitos em relação aos mesmos.

Este preconceito contra nordestinos é na verdade um preconceito de "brasileiros novos" (descendentes de imigrantes) contra os "brasileiros mais antigos" (descendentes de portugueses, indígenas, negros e mestiços). Qual é mesmo o sobrenome da Mayara? Quantas gerações seria necessário para provar que os antepassados dela nem mesmo eram brasileiros?

Os "novos brasileiros" nem não sabem. Mas eles pisam em areia movediça e não vou ficar tristes se eles afundarem. Os conflitos que eles estão querendo criar são potencialmente mais explosivo do que os preconceitos que nós conhecemos e aos quais nos acostumamos, porque vai gerar uma reação igualmente poderosa.

Malú disse...

Esse preconceito, para nós que entramos em vários blogs, já era conhecido de há muito, sempre há por parte da oposição alguém que atira contra os nordestinos. Mas era uma coisa espalhada, nunca tinha acontecido essa concentração que se deu no Twitter. É preciso investigar, sim, e punir esse ovo da serpente.

eliz disse...

A jovem Mayara é uma representante dos que vivem sob a ditadura do preconceito, criando verdades que não são verdades, raciocinando como ser absoluto e sempre radicalizando,dissiminando o preconceito social, se fechando para outras possibilidades de pensar e desta maneira violando os direitos dos outros. Uma jovem desprovida de cultura.

Fatima Silva disse...

Essa turma da Mayara que se identifica com os personagens da novela da globo Passione deveria tomar mais cuidado, porque a turma dos que nunca aparecem nas novelas da Globo é bem maior. É a turma do mundo real, que pode acordar a qualquer momento para defender-se do neonazismo que estão tentando criar com este Manifesto.

Reg disse...

Mayara tem como modelo empregados e predadores do PIG por meio de novelas e programas humorísticos em que prima o desrespeito às pessoas e instituições, porquanto incompetentes em fazer humor.
Mayara sofreu lavagem cerebral durante toda a sua vida aprendendo conceitos errados dos predadores do PIG, para o qual pobres são analfabetos; afrodescendentes, traficantes e violentos; nordestinos, desdentados e esmulambados. Sem falar do velho chargão após qualquer eleição: “o Brasil dividido”.
Certamente assistiu, sem nenhum questionamento enquanto zumbi, a desconstrução e desumanização da mulher brasileira em suas novelas e em filmes também, cuja exposição negativa resulta em embaraços àquelas que vão ao exterior ao serem destratadas e ditos de 3º mundo.
Aprendeu com “humoristas” do PIG como Marcelo Madureira, Kibeloko, CQC, achar engraçado ofender e mentir sobre situações nas quais eles mesmos provocam violência, como serra com a bolinha de papel e a favela cenográfica; para fazerem escarcéu nos seus programas sem graça. Nem são originais, porquanto prática antiga dos predadores do Brasil, Lacerda que o diga (está na história).
Sabia Mayara que estes predadores do PIG estão perdendo empregos por causa da virulência que cansou e irritou o povo (sul,sudeste também), resultando em baixíssima audiência e queda de vendas em todas as mídias do PIG?
Há vida em ebulição na blogosfera e garanto, você daria muitas risadas com vídeos e charges dos verdadeiros humoristas ..... sujos.
Mayara saia do transe, use o controle remoto.
Defenda-se.
Porque até o momento a vítima foi você.
Quem vai ser presa é você.
O PIG vai continuar mentindo, ofendendo e se lixando para o que fizeram de você: preconceituosa, intolerante, sem compaixão e respeito aos menos favorecidos.
Para eles, o fim justifica os meios.

SERGINHO disse...

OQUE ESSA CAMBADA DE XENOFOBOS E ANTI BRASILEIROS DESEJAM É O VOTO COM PESO DOIS PARA O NORDESTE.... OU PARA ALGUNS ESTADOS... ESSE É O SONHO DESSES REBOTALHOS....

Paulo Gondim disse...

Tá na hora dos nordestinos de São Paulo tomarem vergonha na cara e se organizarem de verdade e combater esse tipo de violência barata. Já somos mais de 4 milhões. Essa turma organizada mudaria o curso de qualquer eleição. Metade disso teria dado vitória a Mercadante, iniciando a derrocada do PSDB, que é o ninho da serpente do ódio e do preconceito no Brasil.

vinícius disse...

Tenho pensado sobre o tema e, a cada dia, chego a conclusão que tudo isso interessou à oposição.
A campanha de ódio foi um instrmento para consolidar a estratégia que será utilizada pela oposição.
Desse modo eles, a oposição, começam a identificar simpatizante e conseguem montar uma rede de militantes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração