Pages

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Penas voam pelo controle tucano


A proposta do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), de o tucano Aécio Neves (MG) presidir o Senado não é levada a sério por nenhum senador. A vaga é do PMDB, que deterá a maior bancada (20 senadores).

Os tucanos fecham 2010 com 16 senadores, e entram 2011 com 11 cadeiras. Seria de uma generosidade franciscana inédita nos meios políticos mundiais, o PMDB ceder o que conquistou na urnas, para um partido que sofreu esta derrota no senado, principalmente em se tratando de um partido de oposição.

Sobraria para o ex-governador de Minas Gerais assumir o posto de líder do PSDB no Senado. Mas entre os caciques bicudos está longe de haver consenso, e a briga não se limita entre Aécio X Serra.

O atual líder, Álvaro Dias (PSDB/PR), considera que há outros postulantes ao cargo (ele mesmo é um deles). Também será difícil ignorar o cacife dos tucanos paulistas dentro do partido. Se Aécio se elegeu bem, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) também teve votação maior em São Paulo (3,5 milhões de votos a mais do que Aécio), e irá querer ocupar espaços políticos. Se Aécio fez o sucessor no governo mineiro, o governo paulista também continuou nas mãos tucanas.

Resumindo: as penas continuarão voando, entre tucanos paulistas, mineiros, e dos outros estados. (Com informações do Poder on-line)

9 Comentários:

Rui Zilnet disse...

Cid Gomes viajou quando fez esta proposta. Tá maluco ele?!
Como eu já disse mais cedo no Facebook, seria o mesmo que entregar a guarda do galinheiro à raposa.
Acorda Cid Gomes!
Ou já está vendido?

Quincas disse...

Aécio neves na oposição, só vendo para crer. O Álvaro Dias, tem mais é que abaixar a crista. O Arthur Virgílio pagou caro como lider do PMDB.

Felipe Salek disse...

Óbvio que Aécio não será presidente do Senado. Mas é, na conjuntura externa ao partido, o mais cotado para ser o líder do PSDB no Senado. Entretanto, certamente internamente haverá retaliações da esfera paulista do Partido, sem dúvidas a mais forte e influente. Escolher Aloysio Nunes como líder da bancada seria uma vingança e golpe fortíssimo contra Aécio. Talvez irreversível. O aceno de Cid Gomes pode ser não só uma estratégia para a governabilidade do estado do Ceará. Pode demonstrar a Aécio que a "oposição" é mais solidária a ele do que o próprio partido. Desta forma, se esses acontecimentos se concretizarem, as chances de Aécio se desligar do PSDB se tornam grandes. Uma filiação ao PSB ou ao PMDB não seriam surpresa. De dentro destes partidos, Aécio poderia ser a pretendida oposição construtiva. Ou, em caso mais extremo, e não se surpreendam se isso acontecer, um governista crítico. Essa última, com ainda mais força se o PMDB embarcar nessa sedução e acenar com a vaga de presidente do Senado ao Aécio.

Aguardemos os próximos capítulos dessa história.

marilamar disse...

Senador Aecio Pozinho, o Aoysio 38, sem chances qq senador do PMDB é melhor que qq senador Tucano/DEM....FORA EXTREMA-DIREITA NAZISTA....lixos????

moisesjovino disse...

O Pastor Sílas Malafaia Lide das Assembléia de Deus Vitória em Cristo, caiu no golpe do vigário, ao Acreditar na Promessa do José Serra que se o Apoiasse para Presidente ele iria ganhar uma concessão de TV.

Coitado dele, Ainda cai da cama e chora.

Bem feito!

Quem mandou acredita no diabo.

Unknown disse...

Que se esfolem. Que se engulam. Que se matem. O Brasil agradecerá.

armando do prado

Adriano Matos disse...

Essa idéia do Cid Gomes é o que se chama: esmola com chapéu alheio.

Paulo Gondim disse...

CID GOMES, o aprendiz de gozador! Cearense e fogo. Adora uma piada!
Nem a legislatura começou e já tá "tirando uma" com a cara do Aécio. Na verdade, o que ele quis dizer é que as portas do PSB estão abertas para Aécio, já que não deve ficar no PSDB. Só se for besta. Se ficar, vai virar torresmo ou tempero para Tutú à mineira, nas mãos da elite paulsitana.SE aécio quiser ser presidente, só tem uma maneira: Filiar-se ao PT, porque a fila é grande. Mas como é moço novo, poderá, lá para os idos de 2026, quem sabe...Roriz já disse que vai disputar.

Jorge disse...

Não sabia que estamos na época da troca de penas! De qualquer maneira, temos de entender tratar-se de um processo muito estressante; vamos todos tratar bem dos bichinhos senão o IBAMA nos enquadra e, além do mais, a Dilma já cuidou do assunto.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração