Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entra hoje, na Justiça de São Paulo, com representação criminal contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.

No domingo à noite, cabos eleitorais do PSDB começaram a postar mensagens ofensivas ao Nordeste, relacionando o resultado à boa votação de Dilma na região.A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das que teriam iniciado os ataques.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.

Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

- São mensagens absolutamente preconceituosas. Além disso, é inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão. Como alguém com esse comportamento vai se tornar um profissional que precisa defender a Justiça e os direitos humanos? — diz Mariano.

Em julho deste ano, a seção pernambucana da Ordem já havia prestado queixa à Polícia Federal contra pelo menos dez usuários do Twitter, por mensagens ofensivas aos nordestinos após as enchentes na região.

- Essas redes sociais são meios de comunicação de alcance nacional, e crimes que ocorram nelas são de ordem federal. São ofensas que atingem a todos os nordestinos, existe um direito difuso aí sendo desrespeitado — completa Mariano, para quem o nível agressivo da campanha pela internet este ano, apesar de não justificar os ataques, pode tê-los estimulado.

No domingo, usuários do Twitter insatisfeitos com a vitória de Dilma começaram a postar frases como "Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil" e "Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral".Como reação, outros usuários passaram a gerar uma onda de mensagens com "#orgulhodesernordestino", hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial de temas mais citados no Twitter.

29 Comentários:

Luiz de POa disse...

Essa ação deve ser contra a estudante de direito e seus seguidores que são fáceis de ser identificados. Quem se esconde atrás de falsos perfis, teoricamente anônimos, não faz ideia de como é fácil rastrear suas máquinas. A punição deve ser exemplar, pois este tipo de manifestação era comum em uma cervejaria de Berlim no ano de 1937. É um ato sob todos os aspectos inadmissível e moralmente indefensável, um dos efeitos colaterais visível da campanha politica suja adotada e em vários momentos fomentada por vários setores "cheirosos e progressistas"!

jegue disse...

Acho que essa estudante de direito, não sabe o valor quem tem um bolsa familia ou um pró-uni na vida de um pobre que desde cedo tem que deixar a escola e trabalhar para não morrer de fome. Vai ver que ela sempre estudou em boas ecolas e não sabe mesmo o valor da educação.Alguem aí descobre em que faculdade essa inconsequente estuda, vamos encher sua caixa de e-mails cobrando desta instituição responsabilidade quanto ao ensino da ética nas aulas de direito.

Anônimo disse...

O Ministério Público deve oferecer denúncia contra essa menina e outros tantos que publicaram comentários racistas na internet. Isso não pode ficar impune e servirá como medida pedagógica para prevenir que outros casos aconteçam. Se fossem militantes do PT, já pensou? Estariam presos no dia seguinte. Rigor da lei nesse povo!

Wilsoleaks Alves disse...

O nordestino deve se orgulhar muito de ser nordestino.
Meu pai, já falecido, foi um baiano humilde e trabalhador que por necessidade teve que ir para São Paulo; casou-se com uma paulista que o abandonou com dois filhos pequenos.
Atualmente moro em Goiás, mas me considero nordestino pai e avô de goianinhos.

Arlete disse...

É triste comprovarmos o quanto a educação brasileira da elite só prepara neonazistas. EU DIGO E REPITO DENUNCIEM!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Parabéns Mayara Petruso, agora vai encher de PF na frente da sua casa para fazer busca e apreensão de seu pc, se não chegarem é com o mandato de prisão, agora pode escolher outro curso também porque com essa ficha criminal advogada não será e muito menos membro do MP, da magistratura ou alguma autoridade.

josé lopes disse...

Todo este despropósito grave faz parte de uma campanha orquestrada já anteriormente denominada de "revolução do ódio". Temos visto em alguns blogs de direita a disseminação do ódio com incentivo a lutas fratricidas.

Pereira disse...

Muito bom. Isso é ótimo.
O ódio deve ser punido e banido.

Reg disse...

Não fez mais que a obrigação.
Esta mocinha deve ser punida por incitar a violência e o preconceito contra nordestinos.
Deve ter se espelhado no vampirão, quando numa dessas passeatas sem graça ou debate, sei lá, disse que o Brasil e o nordeste...., como se o nordeste não fosse também Brasil.
É o exemplo espalhado por este desagregador da sociedade brasileira.
Ficará marcado não só como fujão, mentiroso, caluniador, arrogante, mas também como desagregador.
E ainda quer disputar eleição em 2014.
Deus está vendo.

trovinho disse...

Sou de São Paulo e hispano magiar, tenho muita gratidão pelo amor ao trabalho e à vida que apresenta o povo nordestino. Visionários, já deram a vitória ao Lula em todas as capitais nordestinas já em 89.
VIVA O NORDESTE!

Liz Lee disse...

Tá hora da justiça entrar em Campo!
Xenofobia fora!!

Vide vídeo que é muito triste para todos nós brasileiros.

http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/11/02/mayara-petruso-quer-afogar-nordestinos-ela-nao-e-a-unica/

John disse...

Esse tipo de quadrilha neoNazista que posta esses comentários no Twitter sobre os Nordestinos, deveria fazer como os outros da mesma espécie que se mudam para New York para serem chamado(a)s de Latinos. Aqui eles/elas são a elite branca, nos EUA passam a ser, junto com os mexicanos, os "nordestinos" dos americanos que não estão nem um pouco interessados em saber quem é do Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste, estão interessados apenas em humilhar os brasileiros que lá chegam e só oferecem emprego para lavar a lama podre dos restaurantes americanos.

Esse tipo de neonazista que não gosta do Brasil miscigenado, que vá para os EUA, para a sua fatherland Alemanha, ou melhor ainda, para a Lua e fiquem por lá para sempre.

Finalmente uma instituição séria toma uma atitude coerente, já que a OAB de São Paulo, que é quem deveria ter dado o exemplo, misteriosamente não tomou a iniciativa para limpar o nome e o constrangimento do estado.

A punição tem que ser para toda a quadrilha que fez comentários adicionais no Twitter, para servir de exemplo nas proximas eleições.

Punição severa para os NeoNazistas e publicação pela imprensa das penalidades é o que a sociedade espera, agora!

Unknown disse...

Tão jovem e boba. Boba e preconceituosa. Preconceituosa e ignorante. Ignorante e arrogante. S. Paulo não é formada só de gente como essa moça boba.

armando do prado

Belle Vox disse...

Melhor notícia do dia.
Cadeia nessa cambada, e rápido!

Anônimo disse...

Agora eu pergunto:Cadê a OAB Nacional? Por que não apareceu incisava condenando esses crimes???

HEITOR disse...

A justiça brasileira não pode se omitir neste caso. Trata-se de uma jovem estudante de direito. Não que outra pessoa pudesse cometer tais heresias, mas passar impune só aumentará o ódio. A responsabilidae da Soninha (papel higiênico do Serra), do Serra e do bispo de Guarulhos neste caso, são diretas pois quem planta vento colhe tempestade ou outra coisa qualquer, não sei direito. Chega de Tea Party antes que seja tarde.

Cleide Polini disse...

Senhores da OAB, aqui vai uma ajudinha, pois neste video consta a lista dos neonazistas que deverão ser processados e presos de acordo com a lei.

http://www.youtube.com/watch?v=tCORsD-hx0w&feature=player_embedded

Cornélius/Londrina disse...

Aqui em Londrina o Papa Serra fez 75% dos votos. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes Londrina deu o 1º lugar a Serra.
Participei ativamente da campanha no coração da cidade e minha percepção é de que Serra foi mais convicente com os jovens. Nem conto conservadores, carolas e a penca de tucanos a infestar o Calçadão de Londrina com seus bicos venenosos.
Avalio que talvez tenha faltado uma campanha mais incisiva para o público jovem, afinal quem hoje tem 20 anos não tem ideia do que Serra e FHC fizeram com o Brasil quando tinham 12 anos.
Que a presidenta Dilma, nos seus próximos 4 anos de mandato possa dialogar com este público de forma a criar uma base mais crítica e mais próxima das políticas publicas que os beneficiam. Se não for assim os conservadores jovens, principalmente os do Sul maravilha, terão muito espaço para este tipo de barbaridade que estamos presenciando.

Ernesto Silva disse...

... O Impressionante são essas pessoas não saberem, que quem basicamente constroi a riquesa dO Estado de São Paulo são os imigrantes nordestinos.Com relação a Universitária racista posso dizer que ela é simplesmente o retrato do ensino Universitário decadente de Direito da universidade onde estuda. Lamentável.

Luis Rodrigues disse...

Além de prestar a queixa tem que botar em cana e dura, se não não adianta. Cana a racistas.

NA ESCUTA disse...

Espero realmente que a OAB siga em frente, uma frase dessa nao fere so a nordestinos e nortistas nao, fere a qualquer brasileiro de verdade, pena uma pessoa que estudou tanto, nao aprendeu absolutamente nada da vida e ainda se acha no direito de ser melhor que outros. Temos que cortar essas correntes, senao nao tera mais jeito, sera tarde demais.

josé lopes disse...

Ricardo Jardim.

Se o presidente falou isso, apenas dava o troco ao Bornhausen do DEM que disse que acabaria com a raça dos petistas. Quanto ao Dirceu, essa fala dele é mais antiga do que Pedro Alvarez Cabral. Dirceu fala em "dar pau" no sentido da militância se engajar na campanha do boca-a-boca. Disso se aproveitou o Zé mentira em sua campanha para manipular os dados.

Reg disse...

Por isto quero o ICMS do petróleo do Rio gasto aqui mesmo/Rio e não no destino (SP), bem como o ICMS da zona franca de Manaus/AM também pago no local de destino/SP ser para Manaus/AM.
Porque não queremos mais sustentar paulistas nazistas eleitores do vampirão/fujão, como no vídeo da aprendiz de nazista.

Rita Sovatti disse...

Palhaçada. Discriminação é dos piores delitos.

Cornélius/Londrina disse...

Ao Ricardo Jardim: não seja medíocre meu caro.
1) Estranhando os comentários raivosos contra o preconceito? Tá querendo nos calar?
2)Borhausen, ACM Neto falar em acabar com a raça de petistas e dar uma surra no Lula pode?
3)Zé Dirceu: surra( e não pau) nas urnas e no voto. Tradução inteligente: militância ativa nas ruas e ganhar votos no argumento.
4)PTistas não querem ser 100%maioria(sic) do povo brasileiro. Esta pretensão é da sua cabecinha.
5)Tem certeza que seus amigos são ptistas raivosos e radicais? Já viu o tamanho do bico deles?
6)Não sou serrista: tá querendo enganar quem?
De resto meu caro vc não merece o gasto deste teclado. Se ajeite aí no geladinho deste ninho e convide o Papa Serra pra te fazer companhia.

Anônimo disse...

Bem meus amigos, diante de uma notícia como essa me ponho a pensar no que está resultando as BOBAGENS que o presidente Sebento andou vomitando e fazendo nos últimos 8 anos.

Um presidente que jogou negros contra brancos, ricos contra pobres e Nordestinos contra Sulistas, tem que ser responsabilizado pelos desdobramentos de intolerância que estão ocorrendo no Brasil.

Entre outras ele colocou a culpa nos BRANCOS, LOIROS DE OLHOS AZUIS pela crise mundial.

Se isso não for uma manifestação de preconceito, eu não sei mais o que é ser preconceituoso. Ou o preconceito só existe se for contra os Nordestinos, negros, índios e homossexuais?

edward arthur disse...

E importante salientar que se nao fosse permitido que o norte e nordeste votasse, Dilma venceria do mesmo jeito. Se a eleição a Presidencia da Republica fosse só na Região Sudeste Dilma venceria, Se a eleiçao fosse só na Região Sudeste e Sul Dilma venceria, se a eleição fosse na Regiao Sudeste, Sul e Centro-oeste Dilma venceria do mesmo jeito. Essa publicidade sistematica da impresa em afirma que só o Nordeste que da a vitoria ao PT e afirmando que o pais está dividido, foi derrubada pois se Norte e Nordeste nao votasse, Dilma seria a mais votada do mesmo jeito.

Fátima13 disse...

Caráter é o que falta nesses jovens ... OAB-PE fez muito bem ... cabe a todos nós, cobrarmos os finalmentes desse processo.

Unknown disse...

O inacreditável Movimento SP para Paulistas
Enviado por luisnassif, qui, 04/11/2010 - 16:59
Por Rivaldo - Salvador

Do Terra Magazine

Querem vitimizar Nordeste, diz Movimento SP para Paulistas

Ana Cláudia Barros

A atendente de suporte técnico Fabiana Pereira, 35 anos, uma das articuladoras do Movimento São Paulo para os Paulistas, sai em defesa da estudante de direito Mayara Petrusco, apontada como uma das responsáveis por desencadear a onda de manifestações preconceituosas contra os nordestinos na internet após a vitória de Dilma Rousseff (PT).

Na internet, Mayara declarou que "nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado", o que rendeu à universitária uma denúncia junto ao Ministério Público Federal, apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE). A entidade viu no ato a configuração dos crimes de racismo e de incitação pública à pratica delituosa, no caso, homicídio. os paulista esquecem que não são brasileiro legitimo que os verdadeiros donos foram os indigenas nos somos somente intruso

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração