Pages

sábado, 27 de novembro de 2010

Militância Serrista - requentada e ranzinza

O Luis Nassif já fez uma crítica ao artigo "Militância Digital", de Dora Kramer, colunista do Estadão, onde ela fala mal do encontro do Presidente Lula com os blogueiros.

Então acrescento apenas algumas observações complementares, em relação à minha pergunta.

A colunista do PiG, diz:

"... [O presidente] Dissertou sobre enormes resistências à reforma política sem que lhe perguntassem quais são elas. Não foi questionado sobre a razão de ter aprofundado velhas práticas contra as quais agora promete lutar ao 'desencarnar' da Presidência".

Dona Dora... deixe de ser ranzinza. Não tem muito sentido gastar perguntas naquele tempo que era exíguo, para requentar notícias velhas, já exauridas. Isso é coisa para velha mídia, que vive requentando factóides, em vez de buscar informações relevantes e novas que interessam ao leitor.

Qualquer jornalista político sabe (e o presidente já falou em dezenas de entrevistas) quais foram as resistências à reforma política. Foi amplamente noticiado e está nos arquivos de seu jornal. A última tentativa de aprovar financiamento exclusivamente público e voto em lista no Congresso, teve o apoio do PT e do DEMos na Câmara (o relator foi Ronaldo Caiado do DEMos), mas o PSDB e outros partidos foram contra. Isso não era a informação buscada pela pergunta.

Tampouco havia o que perguntar sobre "velhas práticas" (que não foram "aprofundadas" como a colunista diz), pois todo mundo também sabe que governo progressista no poder executivo, com Congresso majoritariamente conservador, exige alianças para formar maioria, para ter governabilidade.

Por fim, o que ela acha defeito, nós achamos virtude: o entrevistador perguntar e deixar o entrevistado responder. Só faz sentido interromper, quando o entrevistado esquiva da pergunta, ou quando começa a dizer algo novo revelador e não conclui.

Por fim, o jornal e agência de notícias do patrão de Dora Kramer fez matéria a partir da resposta do presidente Lula, o que demonstra a relevância jornalística da pergunta e da resposta obtida.

2 Comentários:

Unknown disse...

A blogsferas se uniu pra fazer História, realizar conferência, dialogar com o Presidente do Brasil, no palácio da presidência.
A blogsfera pode fazer muito mais. Até os leitores e assinantes do PIG caberem numa kombi(hahahah, bola de cristal invertida).
Estamos quase lá.
Viva o povo brasileiro!
Viva o presidente Lula, patrimônio do povo brasileiro!
Salve Dilma, valente guerreira do povo brasileiro!

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

ESSA VELHOTA KRAMER, ALÉM DE IDIOTA É UMA CHATA E SEM EIRA NEM BEIRA ..>>

ARRE !!! >>

>>

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração