Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A mídia vigiada por blogosfera


O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) disse nesta segunda-feira ser contra o Judiciário censurar a imprensa ou a qualquer tipo de restrição ao conteúdo publicado pela mídia.

A liberdade, segundo ele, deve ser total, porém a imprensa não está acima da crítica. "A imprensa deve ser livre. Se ela romper com um segredo de Justiça responderá sobre isso. Cada um publica o que quer." E complementou: "O Brasil não vive ameaça à liberdade de imprensa, basta abrir os jornais. O governo é espinafrado por quem quer que seja e quem bem entende."

Sobre a criação de conselhos estaduais de comunicação, ele afirmou que, se for só para observar, não há problema, mas ponderou que a imprensa já é fiscalizada pela blogosfera. "A era do aquário acabou. Estamos na era da rede", afirmou.

O ministro apresentou o seminário internacional das comunicações eletrônicas e convergência de mídias, que será realizada nesta terça e quarta-feira, em Brasília, no auditório da Caixa Econômica Federal.Nós , fomos convidados e estaremos participando do evento nos dias 09 e 10

Com 300 convidados, representantes de agências reguladoras, de países da comunidade europeia, da Argentina e da Unesco, o evento irá discutir um novo modelo de regulação. O governo prepara um anteprojeto de lei para ser encaminhado à presidente eleita, Dilma Rousseff, a quem caberá fazer o debate público sobre o tema.

"A presidente eleita tem todo o direito de fazer o que quiser. Eu confio que ela achará que cabe essa discussão. Ela tem uma visão moderna dos desafios."

O ministro defende que o Estado tem "o dever" de regulamentar serviços objeto de concessão pública e comparou a reforma que o governo pretende fazer no setor de radiodifusão à mudança no setor elétrico feita na gestão Lula.

"A radiodifusão faturou R$ 13 bilhões no ano passado e as telecomunicações, R$ 180 bilhões. Se não tiver uma repactuação, a radiodifusão vai ser atropelada por uma jamanta."

O blog no seminário de mídia

Eu, e Zé Augusto, fomos convidados para participar do Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Midias, amanhã, dia 9 e dia 10,no Teatro da Caixa em Brasilia.E, estaremos lá!

10 Comentários:

Yacov disse...

Tudo bem, vai. A imprensa pode falar o que quiser, mas e o direito de resposta??? E quanto aos conteúdos: cadê o mínimo de programação cidadã??? E quanto a limites à apologia ao consumismo, mesmo entre crianças??? Tudo isso tem que ser regulamentado de alguma forma. Ou o povo fica totalmente nas mãos ávidas destas aves da rapina do PIG.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

ELOI I CARMEZINI disse...

A imprensa não pode sofrer qualquer censura.
O que certo tipo de imprensa reclama é de não ter o direito à impunidade.
Se ela faltar com a verdade, distorcer a verdade ou criar falsas notícias, os tribunais deverão ter instrumentos capazes de puní-la severamente.
O resto é pura conversa fiada.

Victor disse...

Muito bom. Regulamentar a comunicação é fundamental. Boa viagem e contem tudo para gente..rs

Gesuína Leclerc disse...

Oi Helena!
Que bom vocês estarem lá. Parabéns por todo o trabalho, enfrentando tanta adversidade. Incansável!
Beijo

vinícius disse...

Então, sucesso para a Helena e para o José Augusto.
Estaremos bem representados!
Uma brincadeira: será que o prof. Hariovaldo e a Tia Carmela foram convidados?
Se eles aparecerem por lá, por favor, grave a palestra deles!!!

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, para existir efetivamente o direito de escolha do cidadão-consumidor sobre o que deseja ver, ouvir, ler e assistir, aliada a total liberdade de imprensa, deve necessariamente existir a democratização dos meios de informação.
http://glaucocortez.com/2010/11/08/leitor-mostra-como-a-liberdade-de-imprensa-deve-vir-acompanhada-de-uma-democratizacao-da-informacao-para-que-o-direito-de-escolha-se-exerca-de-fato/#more-8148

trovinho disse...

Parabéns e obrigado, Helena e Augusto e, por favor, continuem a produzir música para nossos ouvidos.

edward arthur disse...

O nosso querido repórter Luis Nassif faz uma síntese coerente e um tanto quanto apocalíptica do papel da imprensa. O vídeo esta dividido em quatro partes e vale muito a pena ver, pelo jeito essa campanha só foi o começo.
http://www.youtube.com/watch?v=aTizgHO9qOo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uMbpIKfv4UE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=f7hGFH_wCiY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Gm1_v7wpKnI&feature=related

Gesuína Leclerc disse...

Bom dia Helena!

Que bom ter você e o Zé Augusto nesses espaços, a gente fica em dia. O que vocês fazem é muito importante para quem luta para se manter bem informado.
Beijo

Pensamento Consciente disse...

É isso aí Helena. Espero que você, o Augusto, e os demais blogueiros saiam vitoriosos e que a justiça internet prevaleça. Abraço.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração