Pages

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Lula: 'É uma alegria saber que temos força para vencer o crime organizado'

Durante viagem à Guiana, o presidente Lula comentou os atos de violência ocorridos no Rio de Janeiro:

"O que o governador Sérgio Cabral pedir e estiver dentro da lei podem estar certos de que faremos para ajudar o Rio de Janeiro. Para nós é uma alegria saber que nós temos força para vencer o crime organizado", disse o presidente. "O Sérgio Cabral tem facilitado. Ele não fica com pequenez de achar que é interferência. Na medida em que ele precisou e pediu ele foi atendido. É assim que tem que ser", elogiou Lula, ressaltando que o Rio vem recebendo todo o apoio do Planalto. (Com informações do Jornal 'O Dia')

Governos do Rio e Federal agem com coragem, responsabilidade e decisão no Rio de Janeiro

As facções criminosas no Rio tentaram reagir à implantação das UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora) que botam para correr quadrilhas de traficantes que se instalavam em comunidades carentes.

A tentativa foi de intimidar o governo, assustando a população com "arrastões" (assaltos em bandos) e incendiar carros e ônibus, para obrigar o governo a "aliviar" e diminuir ou parar com as UPP's.

Normalmente, governos sob onda de criminalidade, ficam com medo do confronto gerar muitas mortes e desgaste, e acabam cedendo, fazendo algum acordo informal de não agressão, como os demo-tucanos fizeram com o PCC em São Paulo. Preferem abafar, tirar o assunto segurança pública do noticiário.

No Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB/RJ) resolveu não aceitar a chantagem dos criminosos.

O quartel-general de uma das facções criminosas que estão por trás dos ataques, tornou-se o Complexo do Alemão, um conjunto de mais de 20 comunidades que, pelo tamanho, população e características geográficas, a polícia estava deixando para pacificar depois. E foi ali, onde estão os cabeças das quadrilhas, que a operação policial resolveu ir atrás.

As forças de segurança, tanto do governo estadual como federal, montaram uma operação mobilizando mais de 20 mil homens, e usando até blindados e helicópteros das Forças Armadas.

A supremacia das forças de estado, apesar da aparência de guerra mostrado na TV, acaba protegendo vidas da população, porque desencoraja os traficantes ao confronto, uma vez que preferem a fuga... tentativa, porque quase 200 já foram presos. As baixas na bandidagem inclui apreensão de armas e drogas, e asfixia no faturamento, porque atrapalha totalmente a venda e distribuição de drogas.

Os traficantes já devem estar arrependidos de terem provocado arrastões e incêndios, e o Rio de Janeiro caminha para se livrar de um dos maiores focos de insegurança.

6 Comentários:

sonia disse...

É muito triste ver aquelas cenas de bandidos fugindo pela estrada de terra aos milhares,quantos jovens foram aliciados por eles ,quantas pessoas morreram para que eles pudesem lucrar com as drogas,quanto tempo os governates anteriores deixaram pra lá,fazendo estas facções crescerem tomarem conta de tudo,e o povo trabalhador que paga seus impostos religiosamente simplismente foi esqueçido por decadas ,como é triste ver estas cenas em nosso país ,e saber que estes traficantes se conseguirem escapar vão fazer seus ninhos em outros lugares onde não haja um Serjo Cabral com coragem para enfrentar estes traficantes,acho que o tempo é agora partir pra cima ,o cidadão de bem tem que ser priorizado não este bando de vagabundos ,destruidores de lar a poliçia tem que partir pra cima sem dó ,da mesma forma que eles fazem quando matam um pai de familia arrastam um inoçente até não sobrar nada,tacam fogo em onibus cheio de gente matam sem piedade,aquels q querem continuar no crime que pague por isto,infelismente São Paulo é um forte candidato a tomar o lugar do rio de janeiro ,aqui eles fazem acordo com bandidos,o ninho esta sedo formado aqui é só questão de tempo.

josé lopes disse...

Em breve essa onda de pânico e terrorismo será debelada. Sergio Cabral não é igual ao Alkmin e Serra. O RJ e seu povo precisa de homens e infra-estrutura para combater a marginalidade e está tendo toda a cobertura do governo federal. Isso é se preocupar com o bem estar da população. Os marginais não mandam mais no RJ.

Anônimo disse...

Resta saber se haverá tanto empenho em estourar apartamentos na Avenida Vieira Souto, Atlantica, Barra e outros locais de luxo onde vivem os donos da grana que compra os arsenais e as drogas.
Recordo-me da queixa do grande delegado Helio Luz, quando Secretário da Segurança do Marcelo Alencar, de que as autoridades policiais e governamentais não lhe permitiam levar as ações de repressão a esses locais, o que invalidava seu excelente trabalho e o levou, afinal, a pedir o boné.

X-MAN disse...

Esse pessoal do rio é do crime desorganizado; crime organizado monta empresas, lava uma caminhão de grana em bancos, andam de terno e gravata, esse é bem mais dificil de combater, até por que alguns desses são bem proximos de politicos, tái aquele deputado condenado de acre como prova.

Luiz A. C. Nalin disse...

É paulistada (eu também sou), nós vivemos em uma ilusão. O governo de SP não ataca os traficantes e os ditos cujos não queimam ônibus, é um acordo muito bom para "eles", exceto para nós que vemos o tráfico em todas as cidades de SP. Viva a mediocridade.

lilian disse...

O PIG nunca vai admitir os verdadeiros heróis :O governo do estado do RIO,como sua nova filosofia administrativa no trato social e o governo federal através de um governo comprometido com as desigualdades e com uma equipe orquestrada por um lider iluminado :O presidente Lula.Se depender da imprensa golpista a história desse momento vai ficar igual ao da independencia do Brasil,Dom Pedro num cavalo Branco gritando independencia ou morte e a gente engolindo essa versão pintado de um quadro até hoje.Acorda Brasil essa história tem Heróis Lula e Cabral.Vi uma reportagem do fantástico ontem,colocando os presos políticos praticamente como culpados do crime está "organizado" o crime nunca foi organizado ,isso é desculpas para boi dormir,o crime sempre foi desorganizado assim como os governantes vaidosos e com a hipocrisia de manter o país a pão e circo,e com a polícia do militarismo deitando ,apoiando se aproveitando financeiramente do tráfico desse país, eles sim foram os culpados da "organização" do crime. O PIG precisa parar de colocar a culpa nos presos políticos,os militares queriam dar uma lição dizendo que eles iriam ficar era com bandidos,só que mente superior domina mente inferior e se eles não organizassem seus momentos de tragédia, seriam vítimas da sordidez do militarismo que organizou o crime desorganizado na sua infeliz ditadura,o que vejo no crime é reflexo sim da ditadura,bandidos ditando regra,terror e medo então quem foi que ensinou a ser ditadores?Presos politico lutaram pela democracia que está estendida a bandeira hoje com respeito a quem lutou por ela,semente que foi plantada com muito suor por eles ,repeito inclusive a quem morreu pela causa,para mim o país está caminhando com planejamento ao desenvolvimento social sem imediatismos como quer alguns setores da imprensa,tenham paciencia pois por termos justamente cada vez mais politicos de esquerda é que está mudando.Por favor PIG pare de inverter as coisas.Essa é minha opnião,é como vejo o que está acontecendo,baseada nos fatos que aconteceram na história do país com interpretação minha sobre o que vejo,ouço e leio.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração