Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A imprensa também tem culpa?

Mais de mil perfis de Twitter foram apresentados ao Ministério Público Federal em São Paulo pela organização SaferNet, que trata dos direitos humanos na internet, com a alegação de que esses usuários cometeram crimes como racismo, apologia a crimes contra a vida e mensagens predatórias.

Logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff, uma onda de mensagens contra os residentes da região nordeste do país se disseminaram pelas redes sociais. Ganhou notoriedade a publicação da estudante Mayara Petruso, 21, que publicou no Twitter um pedido: que matassem os nordestinos afogados.

De acordo com Thiago Tavares, mais de 10 mil denúncias foram recebidas pela sua entidade na ocasião. "Somente a estudante Mayara foram 800 denúncias", contou, à Folha. Filtradas as duplicidades, sobraram 1.037 perfis, que foram levados a conhecimento do ministério público.

Tavares diz que os tuiteiros podem ser condenados por diversos tipos de crime. "Podem ser enquadrados por crime de racismo, com pena de dois a cinco anos e multa, mas o Ministério Público também pode instaurar o procedimento de injúria racial, que tem uma pena mais branda. Ainda é possível alegar apologia ao contra, com pena de até seis meses de reclusão", conta.

A imprensa também tem culpa

Ninguém prestou atenção e nem tocou no assunto, mas, não seria o caso da imprensa (Folha, Estadão, Globo, Veja), e a campanha de José Serra (PSDB), serem punidos também?. A imprensa, juntamente com a campanha tucana  foram os pivôs centrais dessa onda neo-nazista. Durante a campanha eleitoral,  diariamente a imprensa publicadava em suas páginas de jornais a notícia de que, o nordeste daria a vitória para Dilma assim como seu a Lula. E mais, a imprensa abusou quando escreveu inúmeras vezes que, o nordeste votava em Lula e consequentemente em Dilma por os eleitores serem beneficiarios do Bolsa-Família. Isso não é preconceito?

Não foi só o Nordeste que elegeu Dilma. Notícias publicada nos jornais, depois da eleição, afirmaram que Dilma venceria mesmo sem os votos do nordeste. A impresa tentou   manipular a opinião pública..e levou os leitores do Serra a cometerem atos de selvageria na internet

16 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Helena,

sou totalmente a favor de coresponsabilização de parte da imprensa por essa onda de preconceito contra nossos irmãos nordestinos...Foram inúmeras as matérias creditando ao Nordeste a eleição de Dilma. Foram inúmeras as reportagens com preconceito velado com relação ao voto daquele povo e à sua legitimidade, sempre associando-o à desqualificação e reduzindo sua importância ao Programa Bolsa Família.
Nos fóruns do UOL e da Folha de São Paulo, que discutiam as reportagens na época da eleição, foram inúmeros os casos de ofensas, principalmente de paulistas contra nordestinos...Comentários direcionados e sem nenhum pudor, sempre com a intenção de inferiorizar e julgar. Se o Ministério Público quiser apurar sobre a autoria dos comentários preconceituosos, está facinho, facinho, pois todos que comentavam ou comentam nos fóruns são assinantes da Folha ou do UOL.

Eason Nascimento disse...

Ninguém duvida que a imprensa tem uma grande parcela de responsabilidade nesta onda anti nordeste que assola o país. O que todos duvidamos é de que algo contra esta imprensa seja feita.
http://easonfn.wordpress.com

js disse...

Não seria o caso de o MPF representar tb os jornais que publicam, sem qualquer responsabilidade os comentários de seus leitores ofensivos aa presidente, ao lula e aos nordestinos???
Eu tenho visto na folha, estadão e outros on line este repugnantes leitores de esgoto falarem o diabo de meus presidentes!

js

Amauri Luiz Spadari disse...

Vou sair um pouco do foco para informar uma situação de dificuldade que enfrentam as pessoas que tem INTOLERANCIA A LACTOSE no Brasil.
Existem alguns milhões de Brasileiros que tem intolerancia a lactose e para poderem consumir derivados de leite teriam que igerir um suplemento alimentar chamado LACTASE, porém o Brasil não fabrica, é importado dos estados unidos e chega aqui a um preço super-faturado, para se ter uma idéia lá nos EUA uma caixa com 180 capsulas custa 14,00 dólares, algo em torno de 24,00 reais, mas os importadores cobram aqui pelo menos 10 veses mais, o que torna inviável o uso desta enzima.
A PERGUNTA É: O GOVERNO FEDERAL NÃO PODERIA VIABILIZAR A IMPORTAÇÃO PARA TORNAR O MEDICAMENTO ACESSIVEL? OU VIABILIZAR A PRODUÇÃO NACIONAL?
Nós, com intolerância a lactose estamos sofrendo muito, alguem poderia dar esse recado ao ministro TEMPORÃO? Obrigado!

Anônimo disse...

boa noite humildimente venho convidar para participa do blo do jefersonaraujosouza obg

Unknown disse...

Sou nordestino, tive conhecimento das mensagens, e lamento profundamente que nada acontecerá.

Minha felicidade é saber que o candidato dessas pessoas saiu derrotado nas urnas, pois se fosse vitorioso, possivelmente, nós nordestinos seríamos presas fáceis desses neonazistas.

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Neste exado momento (21:50h), completa-se 14 horas ininterrúpta em que a CBN (a rádio que troca notícia) bombardeia a cabeça dos seus ouvintes com críticas contra o ENEM, o Ministro Haddad e o Governo Lula .

Um confronto direto entre o Governo Dilma e este degenerado PIG será inevitável .

Não há saída, ou o povo brasileiro destrói o PIGão ou estes conspiradores destruirão a nossa Pátria .

leonardo-pe disse...

o problema q infelizmente se endeusa muito essa mídia q temos no Brasil!falar de imprensa neste país é"perda de tempo".muitos dizem q esse governo quer acabar a liberdade de imprensa.na verdade é crime organizado.ainda temos q avançar muito nisso!

Anônimo disse...

O pior é que perceberam espaço para um partido de extremadireita, querem um "coffee party"... Estão considerando o psdb muito mole...

NA ESCUTA disse...

Quem acendeu a fogueira? Sabe aquela historia que a criança ma faz arte e joga a culpa no amiguinho que estava por perto? Pois bem, a criança no caso ja ta bem crescidinha, mas continua ma.

Arlete disse...

Fico feliz por saber que os culpados serão punidos, assim espero. Sou uma das denunciantes e continuarei a denunciar estas atrocidades.

trovinho disse...

Está no DNA udenista o voto censitário: nos anos 50 o voto de uma doutora Mayara Petruso valeria 4 da "ralé". A lavagem cerebral da mídia nos miolos(?) da classe média produziu numa dementezinha uma dissociação responsável por uma estudante de Direito cometer um crime que a coloca no mesmo astral de Maria Antonieta. A mírdia conseguiu transformar o que deveria ser uma jovem estudante entusiasta das conquistas da grandiosa Revolução Francesa numa matrona romana escravista, perfidamente sem vergonha. Agora será a vez dos Robespierres...

edward arthur disse...

Nos já vínhamos vendo toda essa publicidade da imprensa sobre a marginalização estratégica do bolsa família e a divisibilidade regional, como forma de criar um inconsciente preconceituoso onde o Brasil estava partido eleitoralmente causando todos esses fatos lamentáveis que vimos no twiter por parte do eleitorado psdbista. Criou-se uma atmosfera por parte da imprensa de que o eleitorado da Dilma Roussef era os cidadãos que recebiam o bolsa família do nordeste, com uma publicidade sistemática na tentativa de desqualificar a candidatura da Dilma Roussef e por cima toda a campanha presidencial do candidato derrotado pautada pelo ódio e intolerância em todos os aspectos do patrimônio cultural humano, uma campanha de conteúdo evasivo e pautado pela incitação ao preconceito. Mas eles não contavam com o amadurecimento dos brasileiros que estão vacinados a essas nojeiras publicadas por essa imprensa e ao holofote que elas dão aos cordenadores (PSDB)

edward arthur disse...

A reportagem colocou o tema de uma forma questionativa e todo mundo sabe que a imprensa teve e tem o papel crucial pra esse clima xenófobo, e temos que colocar sim o dedo na ferida. O nosso querido repórter Luis Nassif faz uma síntese coerente e um tanto quanto apocalíptica do papel da imprensa. O vídeo esta dividido em quatro partes e vale muito a pena ver, pelo jeito essa campanha só foi o começo.
http://www.youtube.com/watch?v=aTizgHO9qOo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uMbpIKfv4UE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=f7hGFH_wCiY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Gm1_v7wpKnI&feature=related

X-MAN disse...

A Dima já falou que não quer, mas tem papagaios por aí dizendo que os governadores querem a tal da cpmf etc e tal, se querem tudo bem, mas a conta está caindo no colo do novo governo, não se esqueçam do que fizeram com a Marta; e esse negocio de aumentar os proprios salarios e barrar o do funcionalismo nem se fala então, melhor nem comentar.

Benito disse...

A culpa não é da imprensa, vamos parar de papo furado. A culpa é da educação familiar brasileira. Quem escreve esse tipo de coisa no twitter, ainda que diga que é brincadeira, é um tremendo babaca. Babacas são criados em casa, com ou sem imprensa. Imprensa existe no mundo todo, e mais livre que no Brasil, no entanto só aqui é apontada como a causa do problema. O problema NÃO é a imprensa, é a má educação. Isso só deve, se é que vai, mudar na próxima geração. A nossa foi perdida.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração