Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Governadores (até do PSDB) querem rever CPMF

Passada as eleições, vê-se que o fim da CPMF foi pura maldade da oposição demo-tucana, sem qualquer benefício real para a população.

Agora, a maioria dos governadores se articulam para recriar algum mecanismo de financiamento da saúde semelhante à CPMF.

Até o tucano Teotonio Vilela Filho, reeleito no domingo ao governo de Alagoas, embora cauteloso, vê a medida como positiva: "Isso interessa aos governadores, sem dúvida", disse Vilela.

O governador reeleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) disse ser favorável a reposição de algo como a CPMF:

- Quando a matéria foi discutida três anos atrás, a maioria esmagadora dos governadores se posicionou publicamente a favor, tendo em vista a necessidade sempre de termos financiamento para a questão da saúde. E naturalmente será esse também o nosso comportamento, mas sabendo que é uma matéria de competência do governo federal por se tratar de uma contribuição federal. Naturalmente, a matéria ainda está começando agora, isso vai ser discutido à exaustão, mas não nos furtamos a discutir sempre com muito empenho para ajudar o país e o estado - justificou Anastasia.

Wilson Martins (PSB), governador reeleito do Paiuí, defende um instrumento de financiamento ao setor da saúde, uma espécie de "Fundo", nos moldes da CPMF.

Eduardo Campos (PSB), reeleito em Pernambuco, é e foi defensor da CPMF mesmo durante o processo de extinção do tributo.

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), também defendeu a volta da CPMF. "Sou favorável à CPMF desde pequeno", afirmou. Para o futuro governador petista, o tributo é "limpo" ao facilitar o acompanhamento das movimentações financeiras e também é "justo" porque é utilizado diretamente para financiar a saúde. Ele disse ainda que a derrubada da contribuição, no fim de 2007, foi um "erro" do Congresso.

O governador eleito do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), é favorável ao retorno da cobrança do tributo para financiar a saúde. "É importante porque temos hospitais geridos pelo Estado com recursos do SUS", disse.

A discussão do retorno da contribuição está mais azeitada entre governadores do Nordeste, que pleiteiam a discussão imediata sobre o financiamento à saúde.

Wilson Martins (PSB/PI) já tratou do assunto em reunião com Eduardo Campos (PSB/PE) e com os governadores reeleitos da Bahia, Jaques Wagner (PT); do Ceará, Cid Gomes (PSB). Também participou da reunião outro governador do PSB eleito em 2010, Renato Casagrande, do Espírito Santo.

O que está claro é que a CPMF faz falta para a saúde pública e não impactou na diminuição de preços, nem trouxe benefícios ao bolso do cidadão. Não era hora de acabar com o tributo.

9 Comentários:

Marcely disse...

Super leiga no assunto e sou eleitora da presidente. Minha dúvida reside na seguinte situação: eu, como usuária do SUS desde mto pequena, com ou sem CPMF nunca pude ter acompanhamento de ambulatório, por exemplo. Não se teve uma melhora significativa, com ou sem CPMF. Em tempo: sei q o imposto era decorrente de uma medida provisória, de forma super irregular e tal. Não sou contra o reestabelecimento da cobrança, só fico preocupada do quanto realmente está sendo investido. Tenho fé que Deus guiará os atos da presidente, e rezo para tal. Abraço a todos.

alexandre disse...

O Anastasia(PSDB-MG)tá nessa:
"Anastasia diz ser favorável à criação de novo tributo para a saúde

Eduardo Kattah

O governador reeleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia, disse nesta quinta-feira, 4, ser favorável à instituição de um novo tributo para custear a saúde em substituição à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O tucano porém reiterou que se trata de uma matéria do Congresso Nacional onde o governo federal tem ampla maioria cabendo a ele conduzir essas negociações."

Cornélius/Londrina disse...

A elite se arrepia de medo do CPMF. PQ? Pq promove a fiscalização direta nas movimentações financeiras diminuindo as possibilidades de lavagem de dinheiro e caixa 2. Os ricos, que podem ter plano de saúde particular, estão se lixando para a saúde dos pobres, mas aplaudem os que usam os problemas da saúde no horário eleitoral. CSS para a saúde já. Eu pago com gosto.

Reginaldo disse...

Acho que a CPMF deveria voltar porque é um imposto inteligente pega até sonegadores. Também acho que deveria acabar com os repasses para os SEBRAES(só server para cabide de empregos) do governo federal e criar o ministério da micro e pequenas empresas.Os encargos das folha deveria passar para o faturamento.

Luciana disse...

Um estudo de um professor da FGV-SP (publicado na revista da instituição em 2008) mostrou que a CPMF era o melhor imposto brasileiro por ser o único progressivo (tira menos dos que têm menos e mais de quem mais tem).
Era óbvio que a oposição votou contra o imposto pra tirar renda do governo Lula e poder comprometer o desempenho de suas políticas. Eles queriam mesmo era derrubar o Lula, mas deram com os burros n'água.

Ricardo disse...

Acho que essa manobra por parte dos governadores oposicionistas, é uma armadilha para jogar a opinião pública contra o governo Dilma. Espero que ela não caia nessas armadilhas, pois todos sabemos que a CPMF era a contribuição mais justa no Brasil, pois quem mais pagavam, eram os mais ricos, portanto, os que detem os meios de comunicação para enchovalhar os telejornais de notícias negativas sobre o assunto e já criaram na mente dos leigos que CPMF aumentava o preço de tudo e trá lá lá. Tenho visto que na opinião dela, o que deve ser feito, é criar um mecanismo para repassar os aumentos de arrecadação decorrentes do crescimento da economia para saúde, de modo a aumentar os repasses sem aumentar a carga tributária, ao meu ver o mais correto.

Unknown disse...

A CPMF deve voltar.
Anteriormente foi desviada da saúde por José Serra ministro do planejamento de FHC.
Palavras de Adib Jatene que por este motivo deixou o ministério da saúde.
A Fiesp sempre foi contra alegando aumentos em cascata mas quando a CPMF caiu, nenhum único centavo de redução em nenhum produto.
Além disto, a CPMF era um meio barato de controlar movimentos de caixa 2 e um imposto muitíssimo justo o valor era proporcional para todos e atingia a todos.

Unknown disse...

Não estou de acordo com esse imposto CPMF, votei na Dilma, discuti com muitas pessoas defendi a Dilma, angariei alguns votos para elegê-la, por isso sou Totalmente contra a cobrança do CPMF.

Sugiro que a cobrança poderia ser oferecida a nós cidadãos comuns como uma adesão espontânea a cobrança e que num prazo específico o governo devolva para os que aderiram a devolução com juros, afinal, temos um bilhete premiado, isso foi o que a Presidenta eleita nos vendeu.

Fora CPMF !!! Não sou milionária.

A Dilma não pode esquecer o que aconteceu com a Marta em São Paulo, na taxa do lixo, os caras detonaram a "Martaxa" .

Unknown disse...

cpmf é salvação.

É Tratar a Saúde com Humanidade.
É mostrar respeito pelo cidadão Brasileiro.
É revelar pra que veio.
É honrar a sua Representação Política.
É sinceridade com a População.
É consciência Social e ação determinada.
É Patriotismo e amor.
É a Revelção da própria Alma.

Parabéns aos que já estão. organizando, o povo Brasileiro agradece.
Abração Amigo para todos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração