Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

E a punição?

A seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) vai protocolar, hoje, uma ação contra a estudante de direito Mayara Petruso, autora de mensagens racistas publicadas, no último domingo, em seu perfil no Twitter. Após a divulgação do resultado das eleições presidenciais, a estudante escreveu, no site, que os nordestinos eram"culpados" pela vitória da candidata petista, Dilma Rousseff. "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado", escreveu.

"Isso causa uma repulsa muito grande e uma total indignação. Não podemos mais admitir esse tipo de visão odiosa e preconceituosa contra o nordestino. O objetivo da notícia-crime que apresentaremos ao Ministério Público é responsabilizá-la (a estudante) pelos crimes de racismo- que tem pena de reclusão de dois a cinco anos e é inafiançável-e de incitação pública-com pena de três a seis meses de reclusão ou multa. Ela sugere que as pessoas matem os nordestinos, o que caracteriza o incentivo à prática de homicídio", afirmou ao Correio o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

Ontem, a estudante foi demitida do escritório de advocacia onde estagiava. "Com muito pesar e indignação, (o escritório) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida em rede social, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", informou, em nota, o escritório Peixoto e Cury Advogados. A estudante paulista também postou comentários ofensivos a nordestinos em seu Facebook. "Afunda, Brasil. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar vagabundos que fazem filhos pra ganhar bolsa 171." Depois da repercussão negativa das frases, Mayara publicou mensagens desculpando-se e cancelou seus perfis nos sites de relacionamento. Mas os comentários da estudante foram duramente criticados na rede mundial de computadores. Expressões como "xenofobia, não" foram reproduzidas pelos internautas.

O Nordeste foi a região em que Dilma alcançou mais votos, levando em conta o tamanho da população das regiões brasileiras. Mas levantamento divulgado na última terça-feira, com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que  Dilma venceria a eleição mesmo que fossem considerados apenas os votos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

13 Comentários:

Anônimo disse...

lia vinhas disse:

E os demais internautas que publicaram opiniões semelhantes as dela? Ficarão impunes para continuarem a obra iniciada por essa xenófoba mal-amada?

Anônimo disse...

Espero que o Partido dos Trabalhadores não faça corpo mole e processe todos aqueles que atingiram a honra, caluniaram e difamaram, não só o partido, mas também a candidata Dilma.

Cornélius/Londrina disse...

A má yara conseguiu seus minutinhos de fama, perdeu o emprego e ainda vai responder por xenofobia. É o retrato de uma jovem mimada que não tem preparo para a vida social fora do seu umbiguinho. Que pena.

E a OAB nacional já se pronunciou a respeito ou vai se omitir diante desta filhote de tuCANO?

Leonardo disse...

Muitos falam que esta foi a eleição mais sórdida e mais nefasta que se viu. Tudo por conta do ódio, da intolerância, das mentiras e do preconceito adotado na campanha do candidato demotucano. Sinceramente, não acho. Acho que esta foi mais uma das eleições sódidas e nefastas contra um candidato de esquerda com chances de vitória. A diferença é que nesta eleição a internet jogou luz no lado sombrio que apoiava a direita e seus sentimentos mais primitivos vieram a público.

Vera é Dilma disse...

Aliás, quero AGRADECER nossos irmãos NORTISTAS, NORDESTINOS, MINEIROS e CARIOCAS pela humilhante DERROTA do Serrassuga!

Morais disse...

Acho que deve haver uma punição séria contra esta estudante para que sirva de exemplo para outros que a acompanharam, mas que se for possível mais alguns também devem ser punidos dentro da lei, pois este racismo não deve ser tolerado entre os brasileiros, nós somos uma nação e cada povo participa como pode para ajudar este país a crescer.
Tem estado que são hoje grandes e desevolvidos devido a exploração dos recursos dos estados nordestinos, ou seja se aproveitaram deles para crescer e hoje tem alguns incompetentes que acham que os nordestinos são menores que o resto do país.

juarez disse...

meu Deus quanto odio, essa moça tem que ser enquadrada em 100%na nossa legislção para deixar outros rasista em alerta quando usarem a net.

Luciana disse...

A pergunta que não quer calar:

E a OAB-SP, não vai se manifestar contra a atitude xenófoba e criminosa de uma futura advogada paulista???

Não se manifestaram ainda seria porque compartilham da idéia dela? Sempre achei a OAB-SP direitosa e arrogante pro gosto de quem defende a democracia como eles se julgam defender...

João Floripa disse...

Essa infeliz mostrou o quanto ela é um ser humano desnorteado (desorientado).
Menina, saiba que o que todo homem necessita é justamente de um norte, e você acabou de perder o seu.
Só tenho pena de seus parentes e amigos, pela vergonha a que os expussestes.

João Floripa

Ana Paraná disse...

Fiz várias denúncias no "Safernet" contra postagens ilegais;
Façam o mesmo ;-)

É simples e permite o acompanhamento do caso!


Ahhh: Bom Dilma pra nós todos!
hehehehe

jegue disse...

Fiquei pensando uma coisa:será que a playboy vai convidar essa nazista mirim para posar nua?

Anônimo disse...

ELA DEVIA TER MUITO CUIDADO COM O QUE DIZ.TENHO CERTEZA QUE ELA DEVE TRABALHAR COM ALGUM NORDESTINO.ELA DEVIA TER MUITO CUIDADO PORQUE ONDE ELA MORA TEM MUITO NORDESTINO.

NA ESCUTA disse...

o candidato da oposição fez que fez e esta ai seus alunos do odio, se achando melhores que outros brasileiros, no final e uma coitada. Quem podera defende-la? Por acaso isso tem defesa? Espero que ela nao va sozinha responder aos processos, me parece que muitos seguiram tambem seus infelizes comentarios.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração