Pages

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dilma ganharia mesmo sem Nordeste.Serra só venceria com 99% dos votos em Minas


José Serra  perderia mesmo se tivesse entre mineiros seu desempenho em São Paulo; Dilma ganharia mesmo sem Nordeste

Nem Nordeste, nem Minas Gerais. O comportamento dos eleitores nessas duas áreas não explica, isoladamente, a vantagem da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra.

Dilma venceu por mais de 12 milhões de votos. Se houvesse empate no Nordeste, ela ainda teria 1,3 milhão de votos a mais do que Serra nas demais regiões do País.

Em Minas Gerais, o tucano perdeu por 58% a 42% - o que gerou comentários de que o ex-governador Aécio Neves não teria se empenhado o bastante para eleger o correligionário.

Qualquer que fosse o empenho de Aécio, ele teria sido insuficiente. Serra só venceria Dilma se conseguisse o impraticável índice de 99% dos votos entre os eleitores mineiros.

Em São Paulo, sua base política, Serra obteve 54% dos votos, oito pontos porcentuais a mais do que Dilma. Se repetisse esse desempenho em Minas, a virada lhe daria 1,3 milhão de votos, e tiraria o mesmo tanto da adversária. No final das contas, a petista ainda conquistaria a Presidência com 9,3 milhões de votos a mais .

A presidente eleita venceu em mais municípios do que o adversário: foram 3.878 (70%), contra 1686 (30%).

Nos municípios maiores - principal palco da batalha do segundo turno, pois foi neles que Marina Silva (PV) se saiu melhor na primeira etapa da eleição -, a performance dos dois foi mais equilibrada.

Houve 137 cidades em que o número de votos válidos superou a marca dos 100 mil. Neles, Dilma venceu em 71 (51%) e Serra em 66 (49%).

Nos municípios médios, com 50 mil a 100 mil votos válidos, o placar foi similar, em termos proporcionais: 77 a 67 para a petista (53% a 47%).

As 1.429 cidades com 10 mil a 50 mil votos válidos se dividiram da seguinte forma: 928 para Dilma e 501 para o adversário. Ou seja, 65% a 35%.

Nos micromunicípios, com menos de 10 mil votos válidos, a vantagem da candidata governista foi ainda maior: ela venceu em 2.801 cidades e perdeu em 1.052 (73% a 27%).

O desempenho de Dilma nas cidades menores não foi homogêneo em todas as regiões. Em São Paulo, por exemplo, ela perdeu em 237 das cidades com até 10 mil votos válidos e ganhou em apenas 143.

Nas cidades de pequeno porte, que costumam ter proporção maior da população vivendo em áreas rurais, a taxa de abstenção foi maior que nos grandes centros. Ou seja, a vitória da petista poderia ter sido ainda mais folgada se a ausência dos eleitores não fosse maior nas regiões em que se saiu melhor.

Redutos. Os mapas do desempenho eleitoral dos dois candidatos, publicados na página ao lado, indicam que Dilma teve o maior número de vitórias por larga margem - acima de 65% dos votos. São as áreas em vermelho-escuro, superiores em número às áreas em azul-escuro, onde Serra teve mais de 65% do eleitorado. Dilma teve vitórias por larga margem em praticamente todo o Nordeste, em boa parte do Norte e na parcela de Minas Gerais mais próxima da fronteira com a Bahia - área que concentra os municípios menos desenvolvidos do Estado.

Serra derrotou Dilma com mais de 65% em poucas áreas do mapa - elas se concentram em São Paulo e outros Estados do Sul e Sudeste.

O tucano teve desempenho destacado no Acre, Estado governado pelo PT desde 1999. Também venceu com larga vantagem em áreas isoladas do Centro-Oeste, como as cidades de Marcelândia e Nova Canaã do Norte, ambas em Mato Grosso.Agência Estado

10 Comentários:

Natale disse...

Esta é uma pequena e despretenciosa contribuição deste leitor:

A vitória de Dilma e a falsa tese do “país dividido”:

Dilma se elegeria sem contar com Norte e Nordeste:

Excluindo, sem nenhum preconceito apenas como exercício aritmético, os eleitores das Regiões Norte e Nordeste, e comparando apenas as votações dos dois candidatos nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, a diferença pró Dilma é de: 839.695 votos

A Região Sudeste, idealizada pelos preconceituosos e parvos críticos de nordestinos e nortistas como bastião do PSDB, deu à Petista-Dilma 1.630.614 votos de eleitores a mais do que seu adversário.

Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das vantagens que Serra teve na Região Sul, 656.485 votos, e na Região Centro-Oeste, 134.434 votos. (Diferença: 839.695 votos)-(Terra Magazine-01/11/10/TSE)

oswaldo disse...

Sou paulista, devo e quero dar parabéns aos nordestinos pelo seu reconhecimento ao governo do melhor presidente do Brasil, não só para o nordeste mas para todos os brasileiros, inclusive para os mais ricos também.
Votar Dilma e dar verdade ao mito Lula e tudo que ele representa, parabéns a vocês e a todos os brasileiros que deram a Lula esse reconhecimento.

André disse...

Como eu esperava, vocês ditos democráticos e amantes da liberdade não aceitam publicar em seu blog questionamentos sérios, sem ofensas e apartidários. O que interessa para vocês é semear a desavença, na fiuza que é este o único instrumento para defender ou lutar pelo compromissos de nossa constituição. Eu convivi com vocês durante a faculdade e sei como vocês fazem com as opiniões divergentes e como confundem representatividade com absolutismo de opinião. Vocês simplesmente ignoram e partem para mecanismos de desaprovação, como este de "analisar" (censurar) o comentário de quem quer participar democraticamente. Nesta eleição 55% dos votos válidos foram para Dilma, mas 45 % votos válidos foram para o outro candidato, fora os votos nulos e brancos. Isto tem um significado, nós podemos escolher e não é por que escolhemos que somos melhores ou piores que outros cidadãos. É nosso direito e por isso várias gerações de brasileiros lutaram não somente com armas, mas principalmente com opinião. Os eleitores que não votaram em Dilma também tem direitos e deveres, são cidadãos iguais aos que nela votaram e por isso o mínimo que se espera que ela governe para todos e que respeite os princípios constitucionais.
Agora eu pergunto novamente a vocês, vocês vão continuar não publicando meus comentários na integra ? Eu tenho consciência do que estou escrevendo. E vocês tem a consciência do que realmente estão fazendo ?

Julio Cesar Macedo disse...

Eu estranhei essa votação no Acre. Foi o Estado com mais urnas trocadas! Muito estranho!

Anônimo disse...

Aproveitando a crise xenófoba paulista, quero dizer que os culpados foram os nordestinos, além dos mineiros e de nós cariocas. Dá satisfação falar isso, já que os xenófobos são riquinhos mimados eleitores do Serra, que não sabem nem trocar as próprias fraldas. Tiririca acertou em cheio, ao dizer que não tentaria se eleger no nordeste porque lá não tinha abestado.

Paulistas riquinhos não são gente. Se ver na rua, chame-os de "Abestado"!

João Paulo disse...

No Rio Grande do Norte a diferença não foi maior por falta de transporte para os eleitores na Zona Rural, esse problema foi muito grande e compreendeu todas as Zonas Eleitorais do Estado do RN.
Isso tem que ser pensado para a próxima Eleição Geral de 2014, os partidos da esquerda tem que financiar o transporte para os eleitores.
Tal situação fez com que a abstenção no interior fosse de 25%, uma abstenção histórica, para vocês terem uma idéia, em praticamente todas as cidades do Oeste do RN a Presidente Dilma teve entre 80 e 90% dos votos válidos, imagina se a abstenção não tivesse sido tão grande.

Arlete disse...

Mas a fétida elite paulista não pensa assim. veja o vídeo.
A elite “educada”
A turma do Serra. no site www.viomundo.com.br

Otto (de Floripa) disse...

Os números finais desta eleição desmentem a elite separatista e preconceituosa incrustada nas regiões Sul e Sudeste. Considerando-se somente os votos válidos destas regiões (Sul e Sudeste) juntas,temos:

Dilma ......... 29.807.768
Serra ......... 29.403.649
Dif.pró Dilma . 404.119

Natale disse...

Desculpem, mas esta informação deste post, pode ser atualizada, com um comentário que já enviei tratando de que a Srª.DR(Dilma Rousseff) ganhou a eleição, considenado-se no computo dos votos totais válidos, apenas as Regiões Sudeste, Centro-Oste e Sul, por mais de 835 mil votos.
As Regiões Norte e Nordeste, sem nenhum preconceito, contribuir fortemente para aumentar a ""lavada""

Luiz Herrmann disse...

No link é possível ter outra visualização do mapa eleitoral.

O jornal Gazeta do Povo pintou o mapa por município, com cores mais fortes nas regiões onde os candidatos tiveram mais vantagem sobre o outro.

Permite muitas outra leituras.

http://www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/dilma/conteudo.phtml?tl=1&id=1063758&tit=Dilma-venceria-sem-o-Nordeste

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração