Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma do Brasil


A primeira mulher a conquistar a Presidência da República agradeceu especialmente às eleitoras-"Sim, a mulher pode!"-e disse que a vitória representa um avanço democrático no país. Como respaldo de 55 milhões de votos,Dilma Vana Rousseff comprometeu-se a erradicar a miséria, melhorar a qualidade dos serviços públicos e controlar os gastos do governo. Durante o discurso,comtom programático,Dilma ficou claramente emocionada ao referir-se a Lula.Em São Paulo,o tucano José Serra parabenizou a candidata eleita,mas adiantou que"a luta continua"e que a oposição ao terceiro governo petista apenas começou.

O juramento da Dilma

✔Honrar as mulheres e a democracia ✔ Respeitar a liberdade de imprensa ✔ Erradicar a miséria ✔Qualificar o desenvolvimento econômico ✔ Defender a abertura das relações comerciais no mundo ✔ Melhorar os gastos públicos ✔ Valorizar a meritocracia no funcionalismo ✔ Governar para todos, sem discriminar opinião, crença ou orientação política ✔ Consolidar o legado de Lula

Perdeu

José Serra admitiu, às 22h40 de ontem, uma derrota que começou a ser desenhada há quase um ano.Desde que o ex-governador paulista  decidiu  desafiar a popularidade do Presidente Lula nas urnas, a segunda tentativa do tucano em chegar ao Palácio do Planalto começou a ganhar contornos de fracasso. Pressionado pelos números-e pela ameaça de retorno de Lula em 2014 -, Serra entendeu que, aos 68 anos, teria a chance derradeira de chegar à Presidência. Abandonou a reeleição certa ao Palácio dos Bandeirantes para tentar o cargo para o qual havia "se preparado a vida inteira". Derrotado ontem, deve manter grande influência sobre os rumos do PSDB nos bastidores, mas dificilmente retornará ao papel de protagonista.

Pelo quadro mostrado nas urnas na noite de ontem, o revés revelou-se na incapacidade de Serra em ganhar terreno nos três principais nós detectados ao fim do primeiro turno: a ampla vantagem de Dilma Rousseff (PT) no Nordeste, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A estratégia de escalar o senador recém-eleito Aécio Neves (PSDB-MG) e o novo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para visitar diversos estados serviu mais para pavimentar uma futura candidatura de ambos à Presidência do que para reduzir a vantagem da petista.Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a demora do partido em escolher o presidenciável também teve contribuição decisiva para a derrota. "Agora, o próximo nome do PSDB à Presidência será escolhido dois anos antes do pleito, ou seja, em 2012", anunciou Guerra.

Logo depois de votar ao meio-dia de ontem, as primeiras pesquisas de boca de urna entregues ao tucano já apontavam a derrota. Ele assistiu ao fim da apuração na casa do secretário de Cultura paulista e colaborador da campanha, Andrea Mattarazzo.Mesmo com o resultado sendo considerado irreversível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Às 22h40, Serra fez o pronunciamento oficial da derrota, que durou 16 minutos. Somente depois da fala, Serra conversou com Dilma

5 Comentários:

José Erivaldo Ferreira Silva disse...

Por Erivaldo

Minha mulher acusa-me de somente falar em politica. Às vezes, acho até que talvez ela tenha razão, mas a cada dia, lendo o noticiário na internet no café da manhã, meu estômago fica embrulhado. Daí tento mudar de assunto, falar sobre futebol e até do Mickey, inútil, pois a politica sempre domina minhas conversa. Mas ainda bem que agora tudo acabou, pois elegemos a 1ª mulher presidente do Brasil. A eleição de Dilma produz um novo senário na historia do Brasil a importância de sua eleição para as mulheres coloca o Brasil entre as maiores democracia do mundo.
Contudo, fazendo um balanço dessas eleições todas, o que certamente mais me irritou nessa campanha foi sem duvida o engajamento nada sutil da velha mídia na campanha de Serra. É sabido que o PSDB, nunca teve uma militância aguerrida, embora, sua pior militância foi sem duvida a mídia. É certo que os tucanos choram as derrotas do líder Arthur Virgílio Neto (AM) e de seu ex-presidente Tasso Jereissati (CE) Não saberia dizer qual será o futuro candidato tucano derrota, José Serra, mas o que tudo indica, não há como duvidar: a mídia tradicional é a grande derrotada nessas eleições.

Marcelo Castro disse...

O simbolismo da vitória de Dilma é maravilhoso.

ALMA LAVADA, quero apenas prolongar esta sensação maravilhosa pelo resto da semana.

VIVA O BRASIL !

Edemar Motta disse...

O Grande Líder FHC não estará mais só na Caverna do Ostracismo, Fundos. Serra estará com ele. Alvíssaras!

José de Arimatéa dos Santos disse...

Amigos,
Gostei tanto do post sobre a vitória de Dilma que publiquei em meu blog. E de acordo com as regras da blogosfera dei os créditos direitinho ao Os Amigos do Presidente Lula.
Dilma representa a vitória do povo brasileiro. Nós brasileiros fazemos a história. O Brasil é da maioria do povo. E certamente continuará. Brasil dos brasileiros!

André disse...

Nisto tudo a pessoa que honrou a nossa constituição, a candidata Marina Silva, tem muito mas a ver com a nossa população. Mas será que isto importa, ou o importante é a continuidade do poder ?

E novamente vamos para censura do blogueiro, pois aqui o diálogo é um monólogo partidário.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração