Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma constrói vitória no Nordeste, e Serra não consegue virada em MG

A vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) no segundo turno foi calcada numa maioria acachapante no Nordeste e em sólida votação obtida em Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do país.

Dilma derrotou José Serra em todos os Estados do Nordeste e teve 10,7 milhões de votos a mais do que seu adversário na região (com 99,9% das urnas apuradas). A vantagem de Dilma no país foi de 12 milhões de votos.

No Nordeste, Dilma conquistou 70% dos votos, ante 30% de Serra.

Nos três maiores colégios nordestinos -Bahia (70,8%), Pernambuco (75,6%) e Ceará (77,3%)- ela obteve vitória com mais de 70% dos votos válidos.

Mesmo nas duas "ilhas" da oposição na região, Alagoas e Rio Grande do Norte, Dilma conseguiu bater Serra.

A esperança dos tucanos para virar o jogo era um avanço significativo em Minas Gerais, reduto do correligionário Aécio Neves.

Dilma, entretanto, conseguiu equilibrar o cenário, saltando de 46,9% dos votos válidos no 1º turno para 58,5%. Serra passou de 30,8% para 41,5%. O mesmo ocorreu no Rio, onde ela levou vantagem de 1,7 milhão de votos.

Esse desempenho minimizou o impacto de viradas de Serra em alguns Estados (RS, GO e ES) onde perdera no primeiro turno.

Em São Paulo, o terreno com a maior densidade eleitoral do Brasil, o tucano também não conseguiu ampliar de forma expressiva sua vantagem: subiu de 40,3% para 54%. A Dilma cresceu de 38,1% para 46%.

No total, a petista superou o rival no Sudeste por 1,6 milhão de votos.

A disputa foi apertada nas demais regiões, embora a maior vitória proporcional de Dilma tenha ocorrido no Norte do país, com 80% dos votos válidos no Amazonas.

No placar geral região da Norte, a petista teve 1 milhão de votos a mais que o tucano.

No Sul, Serra venceu com 1,2 milhão de eleitores de vantagem. Ele também levou a melhor no Centro-Oeste, com 130 mil votos a mais que a oponente eleita.

1º de janeiro de 2011 cairá num sábado. Dilma Rousseff receberá do presidente Lula a faixa presidencial, desfilará em carro aberto, subirá a rampa do Palácio do Planalto e falará à nação de 190 milhões de almas.

8 Comentários:

Anônimo disse...

Querido Presidente Lula, gostou do seu presente?

Pagu

Anônimo disse...

Helena

Aqui em Brasilia Dilma ganhou com 52% dos votos válidos.
Eu particularmente não gostei. Acho que deveria ter sido mais amplo e a explicação é fácil:Quadrilha Roriz.
Usaram a difamação contra a Dilma de maneira muito eficiente.
Não podemos baixar guarda, esse povo não vai desistir com facilidade mesmo com essa derrota expressiva contra o Agnelo.

Ontem quando deu 19 horas e 20min e não saia o resultado do sitio do TSE eu começei a pensar em golpe principalmente que o Serra ocupava o lugar de numero 1.
Desse momento em dia eu não tive mais coragem de acompanhar e esperei a movimentação do meu bairro, as pessoas soltavam fogos aqui e acolá até que um vizinho de 7 anos no térreo gritou:
Dilma presidente, Dilma presidente aí lá para as 21 horas e 30mim voltei a internet e fiquei aliviada.

Não quero passar por isso de novo.
Dilma tinha que ter ganho no primeiro turno.
Próximas eleições sem surpresas faz favor.

Claudinete Sergipe disse...

Amigos do Lula, Parabéns! Nós vencemos e vencemos!

Anônimo disse...

E bom que sempre lembre.
QUE AS REGIÕES EM QUE DILMA OBTEVE MIOR VOTAÇÃO FOI NO MEIO DA CAMADA MAIS POBRE.
AQUI EM MINAS GERAIS POR EXEMPLO: NA CAPITAL FICOU EMPATADO DILMA E SERRA COM 50% CADA.
A GRANDE DIFERNÇA SE DEU NO NORTE DE MINAS, EM CIDADES COMO MONTES CLAROS A CANDIDATA OBTEVE 68% DOS VOTOS.
E ISSO DA UMA AMOSTRA DO QUE ACONTECEU NO BRASIL, ESTE RESTANTE DE 32% REPRESENTAM OS RICOS, A NATA DA SOCIEDADE, OS INTELECTUAIS E A CLASSE ABASTADA,A QUEM AINDA PERTENCE A MAIOR PARTE DA RIQUESA DO NOSSO PAIS.
ENTÃO MAIS UMA VEZ O POVÃO MOSTROU SUA FORÇA, EM ACREDITAR NUM GOVERNO QUE DEFENDE, OS NOSSOS INTERESSES, QUE INFELIZMENTE SÃO MUITO DISTANTES DA CLASSE DOS 32%, COMO A MIDIA PIGMATICA. A ESSE SEGUIMENTO EXIGIMOS QUE SEJA POSTO LIMITES AOS SEUS DESAFOROS, LIBERDADE EM DESAGERO, OU TRANFORMAR O QUE DEVERIA SER NOTICIAS PARA TODOS, EM DEFESA DO SEU PARTIDO POLITICO, E INDO CONTRA O INTERESSE DO POVÃO, MEMTINDO, OMITINDO, E MANIPULANDO COMO FOI NESSAS ELEIÇÕES.
AGUARDAMOS EM BREVE UMA AÇÃO GOVERNAMENTAL POR PLEBSITO PARA DAR LIMITE A IMPRENSA, SEM FERIR A LIBERDADE DE NINGUEM.DEMOCRACIA IGUALITARIA PARA TODOS OS BRASILEIROS.
A IMPRENSA TAMBEM PRECISA DE GOVERNO.

alexandre disse...

Em Belo horizonte, o Serra ganhou de 50,5 á 49,5. Uma vergonha. Aqui nós fizemos coisas legais,manifestações de rua como o abraço da contorno e o Bloco da Dilma. mas é uma cidade muito provinciana. o boato religioso pegou forte aqui. a dilma despencou e todo mundo que votou na marina votou no serra no segundo turno. sinto vergonha,mas o que importa é a alegria de vencer esse esquema covarde de calúnia e manipulação da mídia e de certos setores religiosos. e do covarde dos covardes. José serra.

Anônimo disse...

Se dependesse da imprensa, quem estaria recebendo os cumprimentos pela vitoria era o Serra!

se dependesse do Rio Grande so sul. pararaná, são paulo (o cone sul), quem estaria com as favas contadas agora era o serra junto com os ricos tripudiando do Lula e da Dilma.

Vai todo mundo ser tratado como se todos quisesse a Dilma?

o que a imprensa fez para desestruturar a Dilma ate o ultimo momento, vai ficar impune? pois ate as ultimas horas de 31 de outubro eles fizeram de tudo para tirar a Dilma do pleito.

Foi o norte e nordeste e o norte de minas gerais, daqui pra cima foi que deu a vitoria e a salvação ao Brasil, mas vejam quando os ricos,pelo comentario no jornal estado de são paulo a midia global,pensam dos eleitores que elegrram lula e dilma.

A RAIVA DA IMPRENSA TUCANA
EXTRAIDO DO ESTADÃO EM:31 de outubro de 2010 | 21h 06
Comunismo Nunca Mais
31 de outubro de 2010 | 21h Denunciar este comentário

A assaltante de bancos e terrorista componente de 3 grupos criminosos Dilma Vana Rousseff é a mais nova presidenta de uma nação de vagabundos e ignorantes. Sucederá um palhaço iletrado que durante 8 anos fez apologia ao desmantelo institucional, ao fomento da destruição de fronteiras entre os poderes republicanos, jamais independentes e soberanos. Um alguém que ironizou a cultura e a leitura. Um Zé Ninguém que insuflou a bipolaridade social, racial e cultural.

Não dá para circunscrever a lástima do resultado aos atrasados nordestinos ou aos analfabetos nortistas ou aos grotões de favelas cariocas e guetos paulistas dominados pelo crime fomentado pelo Estado, pois há doutores brancos e generais mestiços que arrotam o petismo como se fora algo de muito bem processado pelo refluxo democrático de um país de altas taxas de homicídios, de mais de 50 milhões de analfabetos funcionais, de artistas adoradores da carniça ideológica do que não deu certo em lugar nenhum do mundo, de golpistas, de corruptos gestores do resultado fiscal mais alto do mundo, de maus eleitores e péssimos eleitos. A sorte está lançada. Melhor, o azar.

José Fernandes disse...

Dilma tem de voltar a ter domicílio eleitoral em Minas. Mais que isto. Tem de ter residência em Minas. Como ela é Mineira se não vota ou mora em Minas? Não dá. Em 2014 Aécio será candidato e Dilma irá enfrentá-lo em condições melhores se se identificar como Mineira. Mais de 40 dos mineiros não sabiam que ela é Mineira. Ela poderia ter tido uma votação muito melhor.

Morais disse...

É só alegria, este povo é Dilmais, sabe votar com sabedoria e inteligência.
Agora quero ver esta oposição chorar por 4 anos enquanto nós estaremos felizes com a nossa nova presidenta.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração