Pages

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Religiosos divulgam no Rio manifesto em apoio a Dilma

Documento, assinado por bispos da Igreja Católica e pastores evangélicos, critica gestões do PSDB

Encabeçado por sete bispos, entre eles dom Thomas Balduíno, bispo emérito de Goiás Velho (GO) e presidente honorário da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e d. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia (MT), foi divulgado hoje um manifesto de "cristãos e cristãs evangélicos e católicos em favor da vida e da vida em abundância", que contava no início da tarde com mais de 300 adesões de religiosos e fiéis. O texto será entregue a Dilma Rousseff (PT) na segunda-feira, no Rio, na mesma cerimônia em que a candidata à Presidência receberá apoio de intelectuais e artistas.

Os adeptos rechaçam que "se use da fé para condenar alguma candidatura" e dizem que fazem a declaração de voto "como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais".

No manifesto, eles deixam claro que "para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra (José Serra, presidenciável pelo PSDB)".

O documento recebeu o apoio dos bispos Demétrio Valentini (Jales, SP); Luiz Eccel (Caçador, SC); Antônio Possamai, bispo emérito de Rondônia; Xavier Gilles e Sebastião Lima Duarte, bispo emérito e bispo diocesano de Viana (MA). Também apoiam Dilma dezenas de padres e religiosos católicos como Frei Betto, pastores evangélicos, o monge da Comunidade Zen Budista (SP) Joshin, o teólogo Leonardo Boff, o antropólogo Otávio Velho e a professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Victoria Benevides.

Pedofilia

O manifesto faz referência velada a casos de pedofilia nas igrejas para afastar a exigência de candidatos comprometidos com religiões. Os signatários do manifesto ressaltam: "Sabemos de pessoas que se dizem religiosas e que cometem atrocidades contra crianças e, por isso, ter um candidato religioso não é necessariamente parâmetro para se ter um governante justo. Não nos interessa se tal candidato(a) é religioso ou não."

O documento tenta atrair eleitores de Marina Silva, do PV, lembrando que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano, como propôs a candidata à Presidência derrotada, "só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido". Para eles, Dilma representa este projeto "iniciado nos oito anos de mandato do presidente Lula".

'Arrogância'

Embora admitam terem "críticas a alguns aspectos e políticas do governo atual que Dilma promete continuar", os signatários destacam saber a diferença entre "ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir".

"Neste sentido, tanto no governo federal, como nos Estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neoliberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido", afirma o texto.Agência Estado

7 Comentários:

Paulo/RS disse...

Este comentário não tem nada a ver com este assunto aí em cima mas me ocorreu agora.
Sabemos que o Serra era presidente estudantil na época do golpe. Foi pro Chile e houve golpe, os dois patrocinados pelos EUA e ele se exilou justamente nos EUA. Poderiamos perguntar a ele por exemplo, como ele conseguiu sobreviver nos EUA, sendo lider estudantil no Brasil perseguido no Brasil e no Chile pela ditadura patrocinada pelos EUA, pobre como ele fala que sempre foi?
Como conseguiu estudar nas universidades mais caras de lá? e nunca foi importunado quando estava lá?
Não seria mais lógico ele ter fugido pra Cuba? pra Europa? pra União Soviética?
Será que ele era um espião dos americanos aqui e no Chile pra ter tantas facilidades nos EUA???
Não era bom saber deste período escuro mesmo da vida dele? porque não perguntar isso num debate ou mesmo no harário eleitoral?

Unknown disse...

Porque o programa da TV não divulga esses manifestos? Manifestos desconhecidos não produze nenhum efeito. A grande mídia não divulga, o a internet não é acessível a todos. O que resta? O programa do horário eleitoral gratuito que, aliás, serve exatamente para isso. Porque não estão utilizando corretamente? Querem perder a eleição? Estão trabalhando contra?

Unknown disse...

Porque o programa da TV não divulga esses manifestos? Manifestos desconhecidos não produze nenhum efeito. A grande mídia não divulga, o a internet não é acessível a todos. O que resta? O programa do horário eleitoral gratuito que, aliás, serve exatamente para isso. Porque não estão utilizando corretamente? Querem perder a eleição? Estão trabalhando contra?

Daci disse...

Acho que só manifesto não resolve, vejo na TV os ataques do PSDB contra Dilma e nada do PT reagir... povão não e conectado, essa gente vê TV, eu tenho familia na BA e lá é tudo o que a tv diz.
Se temos tanto material na rede porque não pode ir para a TV??

VERA disse...

Concordo com os amigos que cobram essas informações no horário eleitoral. Na Internet não tem a mesma repercussão!

edward arthur disse...

O Blog amigos do presidente lula tem que relatar a mentira do serra como criador do seguro desemprego e do FAT, pois o seguro desemprego foi um decreto presidencial 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, cria o seguro desemprego. Em relaçao ao FAT(Fundo de Amparo ao Trabalhador)o DEP. Jorge Uequed foi o cria do FAT a Documentaçao oficial esta no site da Camara do Deputados, publico pra todos os brasileiro verem. A prova que o Serra tem é uma reportagem da globo com perguntas casadas quem assiste ver claramente, quero que o Serra apresente os documento oficiais pros brasileiros! Documento oficial da Camara dos Deputados.
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=185613

Dilson disse...

De nada adianta apoio de pessoas desconhecidas.

Se padre Marcelo ou padre Fábio fossem para o programa de Tv da Dilma, aí sim, poderia dar algum resultado concreto.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração