Pages

domingo, 3 de outubro de 2010

Ou é Dilma já, ou é Serra x Dilma. Não existe possibilidade real de Marina x Dilma.

Todas as pesquisas divulgadas no sábado mostram uma eleição apertada.

Para que serve as pesquisas ao eleitor nas véspera da eleição?

A primeira utilidade é informação sobre as tendências e saciar a curiosidade.

A segunda utilidade é para, quando a eleição está apertada, pensar no voto útil.

O eleitor que está preferindo Marina, mas não rejeita Dilma, e vai votar em Dilma no segundo turno, chega às vésperas da eleição com um dilema.

Marina cresceu na reta de chegada, mas não conseguiu um volume de votos suficiente para ameaçar Serra. Então ao votar em Marina, não está ajudando em nada elegê-la, está apenas votando contra Dilma e a favor de Serra. Vale a pena votar dessa forma?

Sinceramente, se a situação fosse inversa, e Marina tivesse em torno de 51%, e Dilma estivesse com a eleição perdida na faixa dos 17%, sabendo que Serra tem mais de 12 pontos na frente, eu votaria em Marina contra Serra.


A mesma coisa acontece com eleitores que estão votando em Plínio, sobretudo que vota por mera simpatia ou por detalhes.

É preciso lembrar que votar na Dilma contra Serra, é votar contra o retrocesso à políticas que fizeram e fazem o povo brasileiro sofrer.

Serra não mudou desde o governo FHC. Ele como governador de São Paulo seguiu o mesmo receituário neoliberal de FHC. Arrochou o funcionalismo (professores e policiais que o digam), e tem o mesmo pensamento quanto aos salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo civil e militar federal, e do INSS. Ele vê tudo como custo a ser cortado.

Por mais que Serra faça promessas mirabolantes de que aumentará aposentadorias do INSS no primeiro ano, se cumprisse de fato, nos anos seguintes iria arrochar para compensar.
FHC quebrou o Brasil para ganhar eleição em 1998, e a conta veio salgada nos anos seguintes, com reflexos que atingiram todo o primeiro mandato do presidente Lula. O que Serra promete, se cumprisse, repetiria o FHC de 1998.

Serra, quando governador, tentou privatizar sua empresa estadual de energia, a CESP (Lula e Dilma impediram ao recusarem a renovar antecipadamente as concessões das hidrelétricas da empresa), então o que ele fará com a Petrobras?

Serra não teve escrúpulos em vender a Vale do Rio Doce a preço de banana, com reservas de minérios subavaliadas, mesmo sendo uma empresa lucrativa. Porque teria escrúpulos com a Petrobras? No mínimo, pode privatizar pelas bordas, em fatias, como FHC estava fazendo.

E a riqueza do petróleo do pré-sal? Um simples retrocesso no novo modelo de partilha feito por Dilma e Lula, para o antigo modelo de concessões de FHC (como Serra já declarou que se for eleito pode voltar ao antigo sistema), transfere uma gigantesca parte dessa riqueza para empresas estrangeiras em leilões lesa-pátria, gerando um rombo de trilhões no patrimônio do povo brasileiro. É uma riqueza muito, mais muito maior do que qualquer dívida pública que ainda temos.

Serra, como governador, privatizou a Nossa Caixa, mesmo sem estar precisando. Felizmente o Banco do Brasil comprou e salvou. Quem garante que ele não venha a fazer o mesmo com o Banco do Brasil ou com a CEF, se Serra achar que é bom negócio vender? Ainda que não venda a empresa toda, pode vender áreas de negócios, seguradora, carteira de clientes, etc.

Em eleições normais, eu sou contra o voto útil no primeiro turno. Mas essa não é uma eleição normal, e no final chegou polarizada entre Dilma vencer agora, ou Dilma e Serra disputar o segundo turno.
Não existe outra possibilidade real no horizonte.
Não existe a possibilidade real de Marina diputar o segundo turno com Dilma.

Sinto muito, mas é isso que está posto para quem está decidindo votar em Marina ou Plínio, em vez de votar em Dilma.

O povo brasileiro tem muita coisa a perder, para desprezar a motivação do voto em Dilma, e votar em Marina ou Plínio apenas por capricho pessoal, político, ou por desconfiar de Dilma por causa de boatos mentirosos, levianos e baixarias.

11 Comentários:

Fátima13 disse...

Zé, amanhã, com certeza absoluta vai ser, VENCEMOS NO PRIMEIRO TURNO. DILMA PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DO BRASIL. abs

Castro disse...

A Dilma esta eleita.
Veja como o Ibope manipulou os números de indecisos e nulos - todos foram distribuidos para o Serra e a Marina, nenhum para a Dilma!!! - o Datafalha não dá nem para comentar... é grosseiro demais...
E com toda essa manipulação só conseguiram baixar os votos da Dilma para 51%, ou seja, a presidente vai ter de 53% a 51% dos votos validos.

Cornélius/Londrina disse...

Há que se respeitar o voto de cada um, porém...porém na atual circunstância votar na Marina é dizer SIM para uma possibilidade de 2º turno com um candidato que fatiará o Brasil para os ricos daqui e os de fora. Os pobres...ora os pobres...no projeto do PSDB eles não conta. Não coloquemos o Brasil em risco.
É 13, Dilma Rousseff, 13 letras para continuar a transformação. PRIMEIRO TURNO JÁ!!!

Anônimo disse...

O que me preoculpa no momento, é que muitas pessoas, estão rejeitando a Dilma, não devido prpostas, nem porque os outros são bons, e sim devido a rede de calunias que varreu o país, causando grande prejuizo eleitoral pra Dilma, devido a frase inventada contra ela; isso foi esclarecido, mas mesmo assim, não estancou a perda de votos no segmento religioso, e ainda está sendo divulgada a mentira. Infelismente não estavamos preparados pra isso, sem essa calunia, estariamos tranquilos com mais de 60% de votos válidos, acredito eu, que apesar de todo o amadurecimento democrático que estamos tendo, o eleitorado ainda não está totalmente preparado pra passar sem se abalar por esse tipo de campanha sórdida.

Antonio Carlos disse...

De uma olhada no site
http://www.duplipensar.net/dossies/eleicoes-2006/resultado-pesquisa-presidente-republica-brasil.html

traz as pesquisas da eleição de 2006 e o respectivo resultado, veremos que houve erro entre 2 e 3 porcento contra o Lula, ibope e datafolha.

Vamos todos votar
Venceremos

Claudinete Sergipe disse...

LULA, meu presidente, sei que hoje vamos ganhar estas eleições no primeiro turno. No entanto, não posso deixar de observar que tanto o senhor, quanto eu nos enganamos profundamente com uma boa parcela do povo brasileiro, achando que estava preparada, madura, senhora de si, depois de tantas conquistas para aspirar um País melhor. Mas, lamentavelmente, um povo que se deixar levar por mentiras da grande mídia e da oposição, que usaram inclusive o credo religioso e a boa fé das pessoas, não se pode, ainda, ser chamado de um povo forte e independente, um povo de Deus. Por conta de mentiras muitos estarão deixando de votar na Dilma. Nesse momento, peço a Deus, que ilumine essas pessoas a rever seu pensamento, acreditando primeiramente em Cristo e fazendo uma análise se vale apenas deixar de votar numa pessoa que vai dar seguimento aos trabalhos do LULA, para acreditar numa mentira. Se a sua opinião for de ficar que esta última alternativa, pois que amanhã não venha reclamar pela sua vida e de seus filhos e, pior, de milhões de brasileiros, assim como eu.

Mario Santanna disse...

Falou Ze mais claro nao poderia ser e nos vamos ganhar agora e ja.

Franz Rzehak disse...

Caracas, a bala de prata véio dos pseudo cristãos, digo neos que continuam fazer seu trabalho segredador em toda as sociedades possíveis se dizendo religiosos, não passando de charlatões de última categoria. Tive muito apreço pela Marina, acabou agora, por ela ser mais mentirósa de todos! Ela tem apóio obscuro!!! Algo imperdoável em campanha de propósitos límpidos!

WEILAND disse...

BRILHANTE POST!!!

Geysa Guimarães disse...

Se der mesmo 2o turno, a culpa terá sido de todos os que estão diretamente engajados na campanha, principalmene políticos e blogueiros aqui de São Paulo.
Deixaram os tucanos voar como se fossem castas criaturas que nunca ouviram falar em corrupção e não deram enfoque a fatos graves envolvendo a oposição.

Unknown disse...

LUTAREMOS SEMPRE.

Haja o que houver, continuaremos lutando.
Sabemos que a vida é luta e o Sistema gerador das desigualdades fará as calúnias mais terríveis para somar as que Serra covardemente estava fazendo.
Confiamos em nosso Povo e os perdoaremos se vacilarem porqwue não saberão o que estão fazendo.
Confiamos no Primeiro Turno mas, se houver Segundo turno, Lutaremos Mais do Que Nunca.
Os Blogs são muito importantes.
É a Luta pela Liberdade.
A Luta de Tiradentes Anita Garibaldi e Castro Alves.
Lutaremos Sempre.
Lutaremos para garantirmos Dilma Governando.
Abração Amigo para todos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração