Pages

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os fracassos e escândalos de corrupção de Serra na saúde

Na propaganda de José Serra (PSDB/SP) ele se apresenta como "muito competente" na área de saúde, mas na realidade a situação é bem outra.

Seu governo no estado de São Paulo deixou de herança um APAGÃO no suprimento de remédios. O programa chamado "dose certa" passou a atrasar a entrega, deixando a população sem remédios.

O governo tucano paulista, através da FURP (Fundação do governo estadual), emitiu nota, em julho, explicando que o atraso ocorreu devido à “modernização” do sistema da Fundação.

Que modernização tucana é essa onde, em vez de melhorar os serviços, provoca APAGÃO na entrega de remédios essenciais há mais de um ano?

Como alternativa, algumas prefeituras avisam aos pacientes hipertensos, que o captopril pode ser comprado no Programa Farmácia Popular do Brasil, criado pelo Governo Federal, até mesmo a partir de R$ 1,00. Leia informações mais completas aqui.

Superfaturamento de remédios como governador

Além do atraso, tem muito munícipio preferindo receber verbas em dinheiro, do que o equivalente em remédios do "Dose Certa". Preferem licitar a compra de remédios conseguindo mais baratos, o que indica que o governo do estado está comprando superfaturado.

Em 2007, auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) constatou que a FURP adquiriu
medicamentos com até 71,91% de superfaturamento.

Passagem de José Serra pelo Ministério da Saúde foi marcada por escândalos de corrupção

No governo Lula, o SAMU-192 é um sucesso, mas na gestão de Serra ele comprou ambulâncias no esquema Sanguessugas. O dinheiro público era roubado, e o povo ficava com ambulâncias depenadas, sem os aparelhos que deveriam equipar o veículo. O ministro da Saúde, José Serra, pagava a conta superfaturada.

Entre março de 1998 e fevereiro de 2002, quando ocupou o cargo de ministro da Saúde, seis subordinados de José Serra se juntaram à máfia dos "vampiros" para comprar derivados de sangue com dinheiro público - e a preços superfaturados. Todos foram indiciados; cinco deles, por formação de quadrilha.

Em 2001, chegou uma denúncia anônima encaminhada diretamente a José Serra e protocolada no Ministério da Saúde. Segundo o relatório da PF, a denúncia "dá conta da prática de diversos crimes". Havia dois acusados. Um deles era Platão Fischer Puhler, diretor do Departamento de Programas Estratégicos e um dos homens de confiança do ministro. O outro era o empresário Jaisler Jabour, que mais tarde se descobriu ser o chefe do braço na iniciativa privada dos vampiros.

A polícia constatou que Serra recebeu o documento e leu. O que fez Serra? Em vez de protocolar um ofício formal na PF, mandou o próprio Platão, o acusado, ir lá para denunciar a si mesmo. Foi abafado. O caso dos vampiros só estourou três anos depois, durante o governo Lula.

Serra, em vez de matar mosquitos, deixou pessoas morrerem de dengue

1) Serra assumiu o ministério da Saúde em 31 de março de 1998, em meio a uma epidemia de dengue; "prometeu" uma guerra das forças da saúde contra a doença;

2) iniciou então o desmonte, usando a velha política de cortes de verbas sociais, imposta pelo FMI;

3) primeiro, ignorou as linhas de ação e planos iniciados por seu antecessor, o médico Adib Jatene;

4) em nome de uma descentralização atabalhoada, transferiu responsabilidades da FUNASA, Fundação Nacional de Saúde, o órgão executivo do ministério, para prefeituras despreparadas;

5) Em junho de 1999, o ditador Serra demitiu 5.792 agentes sanitários contratados pela FUNASA em regime temporário, acelerando o desmonte do órgão, em sintonia com a agenda do Estado mínimo, atendendo ao FMI;

6) um mês depois, em 1º de julho de 1999, o procurador da República Rogério Nascimento pediu à Justiça o adiamento da dispensa dos 5.792 mata-mosquitos até que as prefeituras pudessem treinar pessoal; pedido ignorado pelo ditador Serra.

7) Em 5 de agosto de 1999, num despacho do processo dos mata-mosquitos, a juíza federal Lana Maria Fontes Regueira escreveu: "Estamos diante de uma situação de consequências catastróficas, haja vista a iminente ocorrência de dengue hemorrágica".

8) O epidemiologista Roberto Medronho, diretor do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, completaria: "A descentralização da saúde não foi feita de forma bem planejada. O afastamento dos mata-mosquitos no Rio foi uma atitude irresponsável"

9) em abril de 2001, a Coordenação de Dengue do município do Rio previu uma epidemia no verão de 2002 com grande incidência de febre hemorrágica. A sugestão: contratar 1.500 agentes e comprar mais equipamentos de emergência; foi ignorada pelo ditador Serra.

10) O ano de 2001 foi o primeiro em que os mata-mosquitos da Funasa, dispensados por Serra não atuaram. A dengue voltou de forma fulminante no Rio: 68.438 pessoas infectadas, mais que o dobro das 32.382 de 1998, quando Serra assumiu o ministério.

11) Em 2002, já candidato contra Lula, Serra era ovacionado em vários pontos do país aos gritos de 'Presidengue'. Justa homenagem a sua devastadora atuação da saúde pública.

8 Comentários:

Anônimo disse...

ESSAS COISAS TEM QUE SEREM MOSTRADAS NOS PROGRAMAS E COBRADOS NOS DEBATES.
NÃO ADIANTA DILMA FAZER CARA DE BOAZINHA, TEM QUE ENCARAR OS ATAQUES ATACANDO TAMBÉM.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Estamos vivendo um Grande Golpe Midiatico, a corrupção do Zerra não é pautada na midia. para vencer a eleição deverá haver uma mobilização da militancia urgente.

alex disse...

Bom., Zé, a direitona entra com um processo na Justiça contra a Record.
E o PT faz o que? Não entra contra a Globo, contra a Folha ...
Se a oposição diz que a Record faz campanha pro PT, por que o nosso PT não pode SER MAIS CLARO E OBJETIVO e dizer que a Folha e Globo estão escondendo informações dos eleitores para favorecer Serra?
Esta demora, esta lerdice é que complica!

Celso@urutal disse...

Zé Algusto, e as rampas que Serra fez quando prefeito em baixo dos viadutos, para os moradores de rua, não se abrigarem da chuva, do frio etc? Porque ele não fez casas para esse irmãos desprezados? agora ele vem na maior cara de pau, falar que vai continuar com as obras sociais do Presidente Lula? é muito pilantra mesmo.
Quando prefeito também Serra dava até R$ 5 mil para nordestinos deixarem São Paulo, está no site
www.sejaditaverdade.net/blog2/p
e pode ser confirmado no site da própria folha.
www.1.folha.uou.com.br/folha/cotidiano/ult95u118053.shtml
A matéria está tbm no Jornal Meio Norte www.meionorte.com/noticias/esporte/jose-serra-oferece-dinheiro-para-nordestinos-deixarem-saopaulo-8875.html
Este é a verdadeira cara do covarde das mil cara, como ele trata os menos favorecidos. Esta é a política social que Serra quer fazer no Brasil.
Zé Augusto e Helena, tem que colocar essas verdades no horário eleitoral da Dilma.
ABRAÇOS E SAUDAÇÕES PETISTAS!

André G. disse...

Não estaria na hora dos petroleiros, nacionalistas, políticos que ama o Brasil, jornalistas progressistas, estudantes fazerem uma mega mobilização em defesa do pré-sal para os brasileiros? Contra a exploração por empresas estrageiras como quer o PSDB!!! Organizemos grandes manisfetações em defesa do Brasil!

Celso@urutal disse...

(EM OFF) Zé algusto e Helena, vocês tem contatos com a coordenação do site dilma13?
Sabem o porque, eu já fiz vários comentários no site, uns dez, e eles censuraram quase todos, e eu não fiz ofensas graves. tem comentários que eu somente parabenizei a Dilma e eles não postaram, sincerasmente estou decepcionado com o site.
E amigos e parentes meus também tiveram quase todos os comentários censurados. O pessoal que trabalha no site são remunerados? porque sinceramente tem tucanos camuflados lá, ou está no mínimo desorganizado o site. está precisando de organização urgente. Por favor entre em contato com os coordenadores, para colocarem ordem na casa, pois eu e vários companheiros estamos decepcionados com o site.
Obrigado companheiros e PTsaudaões!

sonia disse...

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/14/paulo-preto-na-veia-dele/ esta no PA vale a pena vêr umas boas dicas para direção de campanha da Dilma

Jairo T. Mendes Abrahão disse...

Zé Augusto.
O blog do Gilson Sampaio na edição de 17/08/2010 comenta a aplicação de BILHÕES de Reais pelo Governo de S. Paulo, de verbas do SUS no mercado financeiro. Por favor leia e comente!!! É de um absurdo sem paralelo!!

Jairo

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração