Pages

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IBGE: renda, crédito e emprego puxam varejo em agosto

Os bons resultados do comércio varejista de agosto foram impulsionados pelo aumento da massa salarial, do emprego e da oferta de crédito, segundo avaliou hoje o técnico da coordenação de serviços e comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira. "Há aumento da renda e do emprego, além de uma grande oferta de crédito. Todos esses fatores são muito importantes para o varejo", disse.

Pereira destacou ainda a "estabilidade de preços" e o papel do câmbio na redução de preços em segmentos do varejo como supermercados, informática, celulares e eletrodomésticos. "O câmbio prejudica os exportadores, mas favorece o varejo, que pode fazer mais promoções", disse. O IBGE divulgou hoje um aumento de 2,0% nas vendas do varejo em agosto ante julho e alta de 10,4% em relação a agosto do ano passado.

Alimentos

As vendas varejistas do segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo - que tem maior peso (cerca de 30%) na pesquisa do IBGE - responderam sozinhas por 3,5 ponto porcentual, ou 34% da alta de 10,4% nas vendas varejistas em agosto ante igual mês do ano passado. Esse segmento registrou alta nas vendas de 1,2% em agosto ante julho e elevação de 7,2% em relação há um ano antes.

Pereira atribui o crescimento da categoria à queda nos preços dos alimentos ocorrida em agosto e ao aumento na renda dos trabalhadores. A segunda principal influência no aumento das vendas no varejo em agosto ante igual mês do ano passado foi dada por móveis e eletrodomésticos (2,7 ponto porcentual). Essa atividade registrou aumento nas vendas de 2,9% em agosto ante julho e alta de 16,7% ante agosto de 2009. De acordo com Pereira, o segmento foi beneficiado pela disponibilidade de crédito e pela queda de preços de vários itens de bens de consumo duráveis em agosto.Agência Estado

4 Comentários:

mariazinha disse...

São notícias auspiciosas, Helena. Entretanto para mostrar a face do vampiro que quer ser presidiente será preciso mostrar exaustivamente, sua face demoníaca e cruel:
http://www.youtube.com/watch?v=CNG2ysCqAkM&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=mhTcu6lFosA&NR=1

mariazinha disse...

Helena, esse vídeo, deveria ser mostrado, diuturnamente, para os eleitores veram do que é capaz o vampiro da moooca
http://www.youtube.com/watch?v=Y1sKzx6G5Es&feature=related

mariazinha disse...

Helena:
o negócio é mostrar como realmente é a vida em no Estado de São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=l8WgxMF8Jn4&feature=related

edward arthur disse...

O Blog amigos do presidente lula tem que relatar a mentira do serra como criador do seguro desemprego e do FAT, pois o seguro desemprego foi um decreto presidencial 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, cria o seguro desemprego. Em relaçao ao FAT(Fundo de Amparo ao Trabalhador)o DEP. Jorge Uequed foi o cria do FAT a Documentaçao oficial esta no site da Camara do Deputados, publico pra todos os brasileiro verem. A prova que o Serra tem é uma reportagem da globo com perguntas casadas quem assiste ver claramente, quero que o Serra apresente os documento oficiais pros brasileiros! Documento oficial da Camara dos Deputados.
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=185613

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração