Pages

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em um debate de resultados, Dilma ganhou, porque conseguiu pautar com as privatizações e foi melhor nos outros temas

Melhores momentos



Esse debate de Rede TV, não foi um debate tão bom como o da Bandeirantes, no domingo passado.

Se comparássemos ao futebol, seria um jogo de resultados, travado, e não uma exibição bonita.

Dilma foi mais contida, fez as perguntas mais com a razão do que com a emoção, ignorou algumas provocações de Serra para fixar a pauta nas privatizações.

E conseguiu dominar a pauta, mesmo que não tenha tido a performance da semana passada, e tenha deixado passar algumas oportunidades de nocaute nas respostas.

Serra esperava uma Dilma mais agressiva, e foi adestrado pelos marqueteiros para, independente da pergunta, se fixar em algumas respostas ensaiadas com agressividade.

Quando Dilma veio mais leve do que o esperado, de certa forma surpreendeu Serra, e ele respondeu com a agressividade que havia sido treinado, ficando acima do tom. Pode parecer à primeira vista que Serra estivesse mais desenvolto, mas ele estava demonstrando arrogância, e isso não é bom em debates.

Serra cometeu alguns erros:

1) Ao ficar acima do tom, cometeu o mesmo erro de Alckmin no primeiro debate do 2º turno em 2006 conta Lula, só que desta vez a intensidade foi menor (para sorte de Serra, senão seria desastroso).

2) Quando atacou muito Dilma, o governo Lula, e o PT, fixou mais sua imagem de oposição anti-Lula, tirando a pele de cordeiro e deixando à vista o lobo.

3) Ao ficar a maior parte do tempo só criticando um governo bem avaliado, sem apresentar propostas, não deu um bom motivo para um telespectador votar nele. Ele está com idéia fixa em convencer os outros a não votar em Dilma em vez de convencer a votar nele.

Fora esses pontos, Serra foi mal quando fugia da pergunta, acusando de ser crítica petista - o telespectador não gosta de enrolação. Em vez de responder, desqualificava a pergunta ou o adversário, o que não agrada o telespectador.

Dilma também explorou bem o tema educação, onde Serra é fraco, e tem histórico de sucatear e bater em professores.

Dilma se saiu melhor também no combate à corrupção. Enquanto Serra passou a mão na cabeça da corrupção no escândalo do sumiço do dinheiro das propinas do Rodoanel, e não convenceu nem o mais ingênuo dos telespectadores de que era apenas trolóló; Dilma foi convincente ao responder com firmeza que, no governo federal, todos do caso Erenice estavam sendo investigados, enquanto Serra não apurava nada das denúncias do Rodoanel, preferindo abafar a corrupção e deixar imperar a impunidade.

Na segurança pública, Dilma teve o ponto alto quando disse que tinha como objetivo livrar São Paulo do PCC, e questionou a omissão de Serra com a cracolândia.

Na pergunta sobre empregos, Serra quase foi a nocaute. Ficou sem saber como responder diante da geração de 15 milhões de empregos no governo Lula, e acabou denunciando sua índole neoliberal, dizendo que dependia da conjuntura do "crescimento econômico", ou seja, para Serra, geração de empregos depende só da mão invisível do mercado, sem caber aos governantes políticas como as feitas na Indústria Naval.

Mesmo o argumento de que a geração de empregos depende do crescimento econômico, foi infeliz para Serra, pois demonstrou que o governo Lula também foi muito melhor neste quesito.

13 Comentários:

Marilda Oliveira disse...

Dilma falou, e falou nas privatizações porque, talvez, o seu sexto sentido estava lhe soprando nos ouvidos o que FHC estava tramando em Fóz do Iguaçú no momento do debate; -
expropriando o que restou do Patrimônio Brasileiro o que sobrou no seu mandato como presidente
Marilda Oliveira
S.B.do Campo-SP
http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/10/fhc-esta-acertando-venda-do-brasil-em.html?spref=gr#close=1

Antonio Carlos disse...

Impressionante a tremedeira da mão direita do serra.
Dilma ganhou com folga, muita folga.

O tema desemprego deixou serra mudo, Dilma defendeu a nação Brasileira.

Parabéns Dilma, pelo nacionalismo progressista reafirmado.

Paulo - Floripa SC disse...

Gostei da análise do debate. Mas acho que a Dilma deveria também desconstruir essa imagem de bom moço e puritano que o Serra quer passar. Ele foi muito agressivo dizendo que a propaganda da Dilma falava muitas mentiras e , principalmente, dizendo que ela seguia os que os marqueteiros diziam (a respeito de dados e fatos) como se ela não tivesse a capacidade de pensar por si própria. E falou isto mais de uma vez. Ela deveria rebater com veemência, dizendo que era preconceito com as mulheres, por exemplo, e falta de educação.
Creio que Dilma, nossa futura presidente, deveria falar que não tem fundamento fazer um debate onde ele não responde as perguntas, que isso é uma perda de tempo. É só mentiras e enrolação por parte do serra. Ele cita quaisquer dados que lhe venha na cabeça, sem nenhuma comprovação. Ela procura ser honesta e ele enrolar. Isto ela deveria deixar claro, bastante claro para os eleitores. Poderia melhorar, também, as considerações finais. Principalmente pedindo votos para os eleitores, para votar no 13 no dia 31 para o Brasil poder seguir em frente e não retroceder. Ainda terá o debate da Record, para treinar. Com calma. Pois o que vale mesmo é o debate da globo. Os outros são só ensaio.
Na metáfora da futebol, acima, creio que jogamos melhor (pautamos os assuntos e mais aquelas coisas que citastes) mas acho que as melhores chances de gol foi do vampiro.
Abraços
Dilma 2010

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Fico contente em saber que Dilma foi bem. Só agora, 4:24, que pude ligar o computador, devido à tempestade com raios e trovões que caiu sobre Ressaquinha. Nem o debate eu pude ver.

Anônimo disse...

Caros amigos
Não concordo que Dilma tenha ganho o debate. Na verdade Serra é que perdeu porque só fez aumentar sua rejeição.
Dilma não responde às "invenções" do zé baixaria quando bastava dizer, a cada lorota do cara de pau, "mais uma vez ele inventa" e por aí.
Outra: repetidas vezes afirmou que "Dilma mente" e ela não o acusa de baixaria ou sequer responde.
Enfim: não estou a gostar disso.
Dilma, parece-me muito bem preparada para debater o Brasil com gente séria só que é preciso que ela entenda que o zé pedágio NÃO é sério.
E mais: por que ela não disse que o quê encarece o transporte da soja até Paranaguá são os pedágios medievais de São Paulo?
Como ela deixou passar que "antes" da 'privataria', "telefone era coisa de rico?
Como ela ainda não falou que todas as empresas do grupo TELEBRAS foram passadas nos cobres por US$21 bi e, com dinheiro do BNDS, snedo que 1 ano antes, o governo investiu US$20 bi nelas?
Como ela ainda não falou das mentiras dos genéricos? Das policlínicas (essa, uma idéia do Dr. David Capistrano Filho, Secretário de Saúde de Telma de Souza, prefeita petista de Santos)?
Não é para publicar.

Luciana disse...

"Na pergunta sobre empregos, Serra quase foi a nocaute. Ficou sem saber como responder diante da geração de 15 milhões de empregos no governo Lula, e acabou denunciando sua índole neoliberal, dizendo que dependia da conjuntura do "crescimento econômico"" - Sabe o que acontece aqui? Como o Serra não estudou um curso de economia que preste, ele não leu "Teoria Geral", de Sir Keynes, aí passa essas vergonhas de não saber o que dizer diante da geração de 15 milhões de empregos formais...

André Luiz disse...

Achei o debate da Rede TV/Folha de São Paulo muito tendendioso. `rimeiro, era só o Serra dar uma resposta mais firme que se ouvia aplausos e a camera tremia (Como se o cameraman também estivesse aplaudindo). Depois do debate as entrevistas com os convidados e as perguntas feitas ao Robô chamado Alckmin (Para mim ele é um robô, gesticula como tal e sempre responde as mesmas coisas) foram para garantir que o Serra se saiu vencedor. Pode ter sido mais agressivo, mas não respondeu temas importantes, como educação, ferrovia norte-sul e hidrovias e geração de empregos, sem dizer as escorregadas de sempre nas privatizações. Achei o debate da Band melhor do que este. Também achp que a audiencia do da Band deve ter sido maior.
Outra cisa tendenciosa foi a analise depois do debate, onde 27 "indecisos" paulistanos apontaram o vencedor. Ficou meio na cara a manipulação, tentando induzir o eleitor de que o Serra deu uma surra na Dilma, mesmo não respondendo questões fundamentais. Mas, isso já era esperado, tendo em vista de que desde o primeiro turno a Rede tv tem feito campanha pró-Serra e o debate foi realizado em conjunto com a Folha. Aí já viu, parcialidade total.
Vamos ver como se desenrola a semana. Espero que a Dilma Consiga crescer e acabe de vez com essa mascara do Serra.

Unknown disse...

Seria interessante rever no debate; quando o Serra acusa a mulher e governadora do Pará, de colocar uma menor dentro de uma sela masculina para ser estrupada; no meu entender, ele agiu como um mal-caráter, e passou como um trator em cima das mulheres brasileiras. Isso precisa ser registrado, e mostrado com destaque.

Anônimo disse...

Zé Augusto

Acho que a estratégia do PT é atacar e recuar alternadamente entre um debate e outro e esperar o último debate o da rede Bobo e trucidar a criatura.
ou
O primeiro debate foi para aquecer a militancia que estava meio esfriada pela não vitoria no primeiro turno.
Acho que funcionou vejo aqui em Taguatinga onde moro um aumento substancial das manifestações pró Dilma e Agnelo.
Gostaria de fazer uma resalva: Está dificil de encontrar material de publicidade tanto de Dilma quanto de Agnelo.
Eu já fui em 2 lugares que os organizadores disseram que havia material( comitê ) e eles simplismente não existiam.
Não sou petista contudo voto e milito em prol do PT desde que adquiri meu titulo ( 1984).
Essa é a campanha mais desorganizada que eu já vi ( em questão de rua ).
Quero ser multiplicadora e panfletera aqui na minha comunidade e espero dessa vez encontrar o tal do comitê .
Desde do primeiro turno que faço campanha para os meus candidados com material proprio. Espero que os organizadores tomem cuidado com isso divulgando nos sitios locais informação correta e precisa.
Já fiz reclamação neste sitio
http://www.souagnelo13.com.br/ deixei e-mail, pedindo informe sobre comitês e até hoje não obtive resposta. Liguei para o comitê central

Comitê Central Agnelo Governador
SCS - Setor Comercial Sul
Quadra 3 Bloco A Lote 1-C Lojas 107/111
PABX GERAL: (61) 3322.2787

E lá a desinformação é total.
ACORDA ORGANIZAÇÃO a eleição está aí.

Joao disse...

É lamentável que o PIG tenha o formato de debate para Presidente da República do Brasil, como se vendessem um sabonete ou coisa parecida, da impressão até que quando entram os comerciais ai é que o principal, o SS erra já ta malandro nas respostas responde o que quer e deixa sempre para o ultimo minuto quando não há mais tréplica para lançar seu veneno ou fechar com mentiras. A Dilma ganhou claro apesar de tudo pois lida com a verdade dos fatos.

Quincas disse...

Foi um verdadeiro assalto eleitoral o que a Rede TV e a Folha fizeram ontem assim que terminou o debate, acho até que o PT tinha que processá-los. Assim que terminou o debate o Toledo foi entrevistado e mostrou uma pesquisa em que o Serra tinha sido o vencedor do debate e ainda afirmou: "Todos os eleitores que estavam em dúvida, agoria iria votar no Serra." Vejam se peno menos colequem o vídeo dessa fraude eleitoral da Rede TV.

Marcos Sousa disse...

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre debate da Rede TV. Vamos reforçar a nossa candidata:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate+da+rede+tv/n1237805140460.html

Reginaldo disse...

Tambem achei positivo para a Dilma o debate , mas insisto: ela deve usar um linguagem mais coloquial. A primeiro pergunta sobre privatizações ficou estranha para maioria dos publico eu acho. Acho que sobre privatizacoes deveria ser mais ou menos assim: "voces venderam nossas empresas a preco de banana, a vale por exemplo foi vendida a 2% do que vale hoje" assim mais coloquial assim o povao gosta. Tinha que ter colocado o Roriz o Arruda no pescoco dele.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração