Pages

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Em nome da verdade. Campanha de Dilma cria central oficial contra boataria

O endereço oficial na internet da campanha de Dilma Rousseff, criou uma central onde qualquer pessoa pode conferir se um boato recebido por email ou de ourta forma sobre ela é verdade ou é mentira.

O endereço é esse.


Se você ficar sabendo de outros boatos, denuncie lá no botão contato, ou na área de comentários.



Cada um precisa fazer sua parte

Denunciar na central oficial também é importante. Mas não se limite a isso, esperando que os outros façam tudo. Nossa maior força é a militância popular, é cada cidadão exercer seu papel de garantir nossa cidadania.

Se receber email de pessoas conhecidas que mereçam respeito, contendo mentiras, responda com a verdade, com seriedade e educação. A melhor forma de convencer algum amigo de boa vontade, mas que esteja mal-informado, é com seriedade e educação.

Faça mesmo fora do mundo virtual, nas conversas pessoais.

Se receber um email que contém crime, denuncie. Atribuir a uma pessoa crime que a pessoa não cometeu, é crime de quem acusa. Em caso de candidatos em eleições, é agravante, por que a ofensa não é apenas pessoal, mas perturbação à ordem democrática, sujeitando os criminosos a penalidades como formação de quadrilha, alarmismo, etc.

Denuncie na polícia federal:


E ao Ministério Público Eleitoral (É crime divulgar mentiras sobre candidatos ou partidos para influenciar o eleitor):

email:  pge@pgr.mpf.gov.br

O email é prova material do crime. Basta reencaminhar.
Quem souber como mostrar o código original da mensagem (com o ip de origem), envie estas informações também.
Prefira fazer denúncias identificadas do que anônimas.

Atenção:

Se receber um email anônimo ou vindo de lista de spam, fazendo campanha positiva ou negativa, contendo crime ou não, denuncie ao Ministério Público Eleitoral.
1) Emails de pessoa física que expressam apenas opinião ou narram fatos verdadeiros não é crime, não devem ser denunciado para não atrapalhar as investigações sobre os verdadeiros criminosos.
2) Qualquer email contendo mentiras para convencer o eleitor é crime eleitoral, e deve ser denunciado ao PGE.
3) Emails em massa vindo de sistemas empresariais, independente de ser opinião ou não, seja para fazer campanha negativa ou positiva, quase sempre é crime eleitoral (conforme os Art. 57-C, Art. 57-D e Art. 57-E da Lei Nº 12.034/2009).

20 Comentários:

eliz disse...

Saibam que a jovem Dilma foi presa ao defender o seu País e não fugiu para esconder-se em outro País. Rebele-se contra esta onda de boatos com intuíto eleitoreiro. Não acreditem em nada que digam de ruim sobre a candidata Dilma.
Enquanto isso, o outro candidato quer ganhar as eleições inventando mentiras contra a sua adversária política, enganando o povo brasileiro.

Morais disse...

Obrigado por estas informações, acho realmente que temos que ficar atentos e pedir realmente a intervenção da PF, pois assim que a polícia colocar as mãos em alguns os outros param de mandar estes emails por medo de ser preso.
Se souber de alguém que foi preso por isso divulgue pois assusta os outros.

X-MAN disse...

O bicho vai pegar nesse segundo turno, essa campanha é um verdadeiro esgoto a céu aberto, uma vergonha pro Brasil, a midia perdeu toda a responsabilidade e está beirando o banditismo, não adianta organismos internacionais mandarem observadores no dia da eleição, a safadeza acontece antes durante e depois de todo o processo eleitoral, mandar observadores pra verem o povo andar na rua é uma idiotice, essa de mandar a policia na porta de um candidato sem mandado só por que ele estava na frente do candidato ungido. As eleições no país não são livres, isso é uma falacia, quando uma emissora de tv põe um comediante de meia tijela apar xingar o presidente da repulica o ambiente já está deteriorado, está na hora de ongs parlamentares qualquer um denunciar que as eleições no país não são livres, seja pela obstrução do poder economico seja pela interferencia da midia. Tudo isso muito vergonhoso. E alguem poderia explicar a virada do aluisio? Muito se tem gasto de tinta pra axplicar a marina a onde verda etc e tal, mas ninguem se impressionou muito com a subida de ultima hora do aluisio, por que?

Anônimo disse...

Acabo de ler no blog de Paulo Henrique Amorim que a matéria da Veja desta semana vem bombástica!
Por Deus verifiquem e tomem providências urgentes contra mais essa ignomínia.
Magali Dagmar Marcondes

Rodrigo Carvalho disse...

O da PF está desativado.

Rogero Spisla disse...

O que está precisando é uma central que responda essa onda enorme de e-mails que estamos recebendo de propaganda contrária, com tanta boataria sobre o presidente Lula e a candidata Dilma.Está impossível de responde a tudo e a todos. É necessário que seja feita o mesmo processo, não no nível dêles, mas que não fique sem resposta, que seja tudo devidamente explicado, contudo em escala internet.

Zé Augusto disse...

Rodrigo Carvalho

Já acertei.

VERA disse...

Zé Augusto,
Os programas eleitorais da Dilma foram bem feitos, mas "suaves" demais. Todos sabemos que a maioria da população não gosta de "ataques" aos adversários, mas as DIFERENÇAS entre o governo Lula e o desgoverno FHC, como os blogueiros "sujos" fazem nos blogs, precisam ser mostradas diariamente e de forma simples, para que TODOS entendam. Por exemplo, se o Mercadante tivesse mostrado desde o início, os vídeos em que o Alkimin promete e não cumpre, acho que ele teria ganho a eleição.

Ary disse...

Espero que essa não seja a estratégia mais importante. Se for, é pouco, muito pouco. Os boatos desmentidos prcisam ser replicados na mídia. Daí, já viu, né...

Ary disse...

Espero que essa não seja a estratégia mais importante. Se for, é pouco, muito pouco. Os boatos desmentidos prcisam ser replicados na mídia. Daí, já viu, né...

Unknown disse...

Companheiros;

como professora de História no Ensino Médio, parei de falar da democracia na Grécia e passei a falar, agora no segundo turno, da ditadura no Brasil, tal a quantidade de bobagens que meus alunos têm trazido para a sala. Total desinformação e contaminação pelas inverdades recebidas e ouvidas. Tem sido muito bom e espero estar contribuindo um pouquinho com a conscientização da moçada.

Reginaldo disse...

Esse negocio de colocar religião em torno das eleições 2010 tá um pé no saco.A igreja católica perdeu a memória eles esqueceram da pedofilia , da matança dos índios dos negros etc. Quanta hipocrisia.Tem que cada deputado petista ou senador ou vereador de cada cidade do Brasil vá até as missas e exercer direito de reposta.

Unknown disse...

NOVA ONDA DE BAIXARIAS:

Alô galera, estamos recebendo um email com a nova onda de baixarias, acusando o Lula das coisas que o SERRA faz, como demitir jornalistas e etc, dizendo, entre outras canalhices mentirosas e absurdas, que ele teria "demitido" as Meninas do Jô. Temos que reagir imediatamente a mais essa SUJEIRA que a turma do Serra está aprontando

Jean Carlos disse...

No sábado à noite, vespera das eleições, recebi um torpedo (mensagem de celular) fazendo propaganda do PSDB, pedindo para votar em Aécio e Serra. O remetente era "45", ou seja, o número do partido. Como eles conseguiram o meu número? Minha operadora é a Tim, tem como saber se ela está envolvida nisso? Quem pagou e quanto foi pago para enviar essas mensagens que, com certeza, não foram enviadas só para mim. Sem contar que, na mesma tarde, também recebi mensagem eletrônica por telefone residencial, com a voz do próprio Aécio pedindo votos. Isso é lícito? Por favor, me ajudem a esclarecer, para que eu possa tomar providencias.
Atenciosamente,
Jean - Belo Horizonte

Anônimo disse...

povo de sao paulo acordem por favor sou de mato grosso uma cidadezinha de pouco mais de 60 mil hab. e temos mais de 60 profrssores que vieram de Sao Paulo em busca de trab. entam o serra era o governador se fosse tao bom como ele diz porque esses prof. sairam dai. ESSE SUJEITO É MUITO MENTIROSO MESMO.

Ricardo disse...

Já enviei mensagem no site da Dilma alertando sobre uma foto que supostamente Dilma aparece usando ponto eletrônico em um comício.
Vamos ver o que a coordenação da campanha responde (ou não) sobre o assunto.....

Marco A C Pimentel disse...

Essa é o post que coloquei lá no Nassif: Perdi as contas de quantos e-mails enviei ao PT e aos coordenadores de campanha da Dilma desde o início dos ataques dos trolls. Nunca recebi retorno e nem sequer sinalização de que os haviam recebido. Estavam todos passivos e embevecidos com os resultados das pesquisas que davam como favas contadas a vitória nas eleições no primeiro turno. Foi um gravíssimo erro subestimarem a equipe de profissionais contratados pelo PSDB/DEMOS que atacando em todas as frentes, imprensa falada, escrita e televisionada mais a internet, causaram um enorme estrago na trajetória da candidata. Um erro imperdoável. Será possível desfazer esses boatos? - muito difícil! - penas quando são jogadas ao vento você não as recupera - talvez duas ou três. Essa central para apagar o "incêndio" que agora tomou grandes proporções não deveria ser dentro do site da candidata. Tinha que ser autônomo para ter para mais agilidade e “sentar a pua” sem dó nesses malucos – se ficar por conta dos emplumados do partido vão continuar agindo como delicadas vestais. Teria que ser como o do Barack Obama (Fight The Smears - http://fightthesmears.com/ ) – curto, grosso e eficiente. Eles são pragmáticos. Brasileiros são prolixos e ensimesmados. Muita opinião e pouca posição. Que isso tudo sirva de lição. Nunca subestime a direita. Ainda mais quando ela é sua adversária.

Wood disse...

O novo site da Dilma é muito ruim. Não tem nem e-mail para encaminhar os boatos.
Antonio

Unknown disse...

Não adianta, os integrantes do Governo gostam de bajular a mídia, os seus algozes !
Não podem ver microfone ou câmera que ficam todos "pavoneados" e tontos. Chega a dar nojo de ver !
Ao invés de usarem espaços na TV e rádio para, tanto desmentir boatos como para fazer propaganda das coisas que estão bem, ficam bem quietinhos, APANHANDO !
Nunca tinha visto coisa igual ! Quanto mais apanham, mais gostam ! São doentes !
Não possuem respeito nem por si nem pelo cargo que investem. Qualquer pé-de-chinelo ofende tanto a pessoa quanto a instituição que representam e fica tudo por isso mesmo !
Cometem o erro de queixarem-se em momento impróprio como o do período das eleições, atestando fraqueza e incompetência, visto não terem tomado medidas antes.
Deveriam ter colocado para fora, em tempo ábil, toda a sujeira dos asquerosos traidores da pátria.
Possuem razão os que acusam de incompetência aqueles que eram responsáveis pela indicação das pessoas no preenchimento de cargos de alto escalão sem mínimo cuidado de averiguar se os indicados eram ou não vigaristas.
O PROJETO "Lula" corre o perigo de DESABAR por causa de uma "erenice" qualquer.
O pior de tudo é de isso acontece a uma Instituição Governamental que tem em suas mãos "todo o poder do mundo" para se defender e punir as atitudes difamatórias e infames dos canalhas!
Agora... É sofrer as consequências da indolência, incompetência e COVARDIA !!!
O Governo deveria assistir e juntamente, "obrigar" a população a ver filme "Network", pelo menos, duas vezês por semana. Tudo está ali, como se fazem os golpes, usando a população IGNORANTE !!!

janete derner disse...

Excelentíssima presidente Dilma, venho por meio desta carta, pedir uma grande ajuda ao meu estado, ou que seja ao meu município, sou moradora de um pequeno município chamado Alfredo Wagner, que fica no estado de Santa Catarina, com menos de 10 mil habitantes. Aqui temos apenas um colégio estadual, onde estuda em torno de 1500 alunos, não temos colégio particular.

Como mãe eu lhe pergunto... O que faço minha filha sem aula a mais de 2 meses? E quer estudar! Fico decepcionada que por brigas políticas e desvios de verbas dos nossos governantes, nós famílias brasileiras e batalhadoras, que trabalhamos em torno de 16 horas por dia para dar conforto, e estudo aos nossos filhos, e hoje me deparo com a fragilidade, dos que comandam e administra o nosso estado.

A nossa situação no momento é! Se você paga tem escola se não fica um analfabeto. O colégio particular mais próximo fica a 150km, que fica na capital do estado Florianópolis, que também passa por esse mesmo problema. E como fica uma jovem de 14anos que nunca saiu de casa, ir morar fora casa sozinha para poder estudar? E aquele q não pode pagar?

Em que mundo estamos, não adianta fecharmos os olhos, nos sabemos onde esta esse dinheiro.

Por favor, nos ajude, nós estamos pagando por um crime que não cometemos...

Por favor, interfiram por nós, pais, quê querem que seus filhos estudem, que voltem as aulas o quanto antes, que não sejam mais um numero na estatística do analfabetismo.

Grata pela sua atenção e agradeço por todos os pais de Santa Catarina.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração