Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cientista político faz análise para o segundo turno

A candidata Dilma Rousseff, terá palanques muito mais fortes do que o seu concorrente, o tucano José Serra, na disputa eleitoral no segundo turno. Serra só vai contar com apoio forte e significativo em três estados, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, avalia o cientista político Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor da Fundação Getúlio Vargas. "Em Minas, ele precisará contar ainda com a adesão de corpo e alma do ex-governador Aécio Neves (eleito senador), o que é de se esperar com certa reserva", ressalva Teixeira. Nos demais Estados, observa o cientista, candidatos apoiados por Dilma e o presidente Lula tiveram muito melhor desempenho.

Nos Estados onde haverá segundo turno, Serra, mais uma vez, também enfrentará dificuldades para ver seus aliados oporem-se à liderança do Presidente Lula. Novamente, o presidente jogará seu peso político em favor dos candidatos apoiados pelo Palácio do Planalto que estarão na segunda fase da disputa. "É o caso do Pará, onde o PSDB quase ganhou no primeiro turno, mas a Dilma venceu no Estado. Lá, o candidato do PSDB deve evitar um embate direto com Lula, que é muito forte", diz o cientista. O Presidente ainda terá uma presença muito forte no Nordeste no segundo turno, lembra Teixeira.

Outro problema a ser enfrentado pelo candidato tucano é perda de palanques de importantes aliados derrotados nessa eleição, como Tasso Jereissati, no Ceará, Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos, em Pernambuco, e Arthur Vírgilio, no Amazonas."Ele não terá palanque nenhum no Ceará, por exemplo", constata Teixeira.

A realização do segundo turno deveu-se muito mais à performance de Marina Silva, que venceu no Distrito Federal e ficou em segundo lugar no Rio de Janeiro, do que ao desempenho de Serra, observa professor. Para ele, foi um um desempenho "muito mais pessoal" de Marina do que próprio PV. "É esperado o apoio do PV a Serra, mas a Marina tende a ficar neutra nessa disputa. Ela saiu há pouco do PT fazendo muitas críticas, mas também atacou Serra. Se houver essa sua neutralidade, Dilma será beneficiada", prevê Teixeira.

12 Comentários:

Geysa Guimarães disse...

Pessoal:

Se continuarem entrando em análises de especialistas e se desconectarem do povão, bau bau.
Povo se orienta pela tv aberta e a classe média, pela grande imprensa.
Cadê que mostraram as falhas - inúmeras - do Serra e da Marina? Não teve um nem pra jogar a informação de que o maridinho da verde, Fábio Vaz de Lima, tá envolvido em coisa séria na Sudam, bem em desacordo com o "ambientalismo" da esposa.
Neste momento, Serra tá na tv pregando moral, ele é só virtudes, não "tem cofre".
Helena, você parece ter acesso direto à campanha, os dilmistas tem que entender que o povo não pode votar certo se só difamam a Dilma e nada se fala dos concorrentes.
Já tentei ajudar, encaminhei jornais com fatos sérios até para a presidência da República. Recebi resposta de um assessor graduado, mas providências não foram tomadas. Se fossem, com certeza hoje seria o Dia D, Dia da Dilma.

Celso@urutal disse...

Que decepção!!!! infelizmente a Globo mais uma vez é a culpada por um candidato do PT não ser eleito no primeiro turno.
A Dilma gaguejou muito, a Marina traidora foi um pouco melhor e optaram pela terceira opção.
A Dilma será com certeza a futura Presidente do Brasil, mas eu particularmente estou muito decepcionado.
Pelo Governo que o presidente lula está fazendo a Dilma merecia ser eleita no primeiro turno.
A Dilma não ir muito bem nos debates é normal, já que ela nunca participou de debates antes, já que é a primeira vez que ela se candidata, ao contrário do abutre Serra.
E a cobertura que a globosta fez do debate favoreceu muito Serra e Marina.
Mas é levantar a cabeça e seguir em frente, que ela vai ser presidente ela vai, mas vamos sofrer muito com o "pig" nesses quase trinta dias que falta para o segundo turno.
Mas bola em frente!!!!, mesmo eu estando muito frustrado, acho que nem vou acompanhar muito os noticiarios sobre políticas por enquanto.
Valeu amigos!! Até a vitória!!
Desanimar jamais!!!!
Dilma Presidente!!!!!

josé lopes disse...

O candidato Serra conta com uma poderosa aliada, a mídia. Hoje dia 4 já fez discurso de agradecimento de aproximadamente 5 minutos na TV. Globo e de 10 minutos na Globo News com direito a promessas de campanha. Ambos veículos ignoraram a isonomia que por lei devem dipensar aos candidatos. Será que não tem niguém para verificar esses abusos? Não existe punição para tratamento desigual entre candidatos? Nem começou o segundo turno e o candidato já quer levar vantagem? Já começou a safadeza? Onde está a madame Cureau?

Newton disse...

Tudo bem, vamos enxergar todas as vantagens que a Dilma tem no 2º turno, mas o fato é que os adversários (Serra + PIG) se valem dos pontos fracos para avançar, confundir e ganhar votos.
O essencial agora, em minha opinião, é: 1) atrair o PV, se possível; 2) Mais importante: detectar porque esses votos foram para a Marina, pois muitos "escaparam" da Dilma na reta final por causa da campanha difamatória na internet, neutralizá-los e reconquistá-los; 3) Investir com a candidata, que é a mais preparada, num treinamento para que consiga se comunicar melhor com o povão, para que vá direto ao ponto e que consiga passar os "conceitos" e a "mensagem emocional" principais, deixando de lado a excessiva argumentação lógica. Voto não é lógica, é coração. E 4) focar um pouco mais no que vai fazer, pois o discurso de tudo que já foi feito foi muito repetido... acaba ficando "velho" para o eleitor. Acrescento o 5) Lula ganhou o 2º turno em 2006 quando politizou o embate, destacando que o outro candidato era a volta da privatização, do desemprego, da submissão às potências econômicas. Tem que ser por aí. Dilma não pode ser "paz e amor" demais com o Serra. Tem que mostrar o que ele representa de atraso. Tem que mostrar tudo de ruim que o FHC/Serra fez para o meio ambiente, para o Brasil e o povo.
Repare que "eles" atacaram Dilma o tempo todo. Não entrar em baixaria é importante, mas ao responder para se defender, Dilma perdeu tempo, discurso e imagem. Então a resposta agora tem que ser NA OFENSIVA, não na defensiva. Quando quiseram "colar" a Erenice na Dilma, por ter sido na Casa Civil, uai... por que ninguém respondeu que se fosse assim o Serra então é responsável pelo escândalo dos sanguessugas, das ambulâncias superfaturadas? Ora, é um caso beeemmm mais grave e pior. Aconteceu nas barbas do Serra. Não é para a Dilma aparecer no programa de TV falando isso, mas o presidente do PT pode aparecer. É papel do partido defender sua candidata e "colocar os pingos nos iis". Ou um locutor, sei lá, enfim, chega de moleza! Desencavem todas as bobagens contra o meio ambiente do Serra e do FHC e confrontem com o discurso do Lula em Copenhague e os avanços do governo Lula nesse setor (caiu o desmatamento, etc, além das próprias Metas do Milênio...). O 2º turno tem essa vantagem: agora a luta é direta.

Ary disse...

O palanque forte do José Erra se chama Globo, Veja, Estadão, FSP, Época e mais uma centena de médios jornais, alé, de muitas, muitas Rádios. Outro palanque forte do Baixaria se chama púlpito. E são dezenas de milhares. Paracomeçar, Dilma precisa manter os votos com os quais vai arrancar. Nem bem terminou o primeiro turno e já surgem análises otimistas. Precisamos de análises pessimistas.

Unknown disse...

O episódio PARANÁ quase me mata de vergonha...
Ô estadinho metido a besta, sÔ!
Sou PT até o fim.
Abraços.

Reg disse...

Agora quero ver os eleitores de Marina, os que lhe deram votos por pensá-la diferente, eleger um predador como serra para presidente.
Marina teve votos daqueles que não quiseram se comprometer e duvido que ela carreie votos, ainda que os manifeste, para o vampirão.
Outro motivo da perda de votos de Dilma, penso ser os 19 números das urnas, em que o de presidente era a última opção, confundindo os eleitores.
Agora, o TSE não poderá manipular as urnas porque são só dois partidos.

Reg disse...

Na globo não assisti as análises do resultado do pleito,porque sabemos das manipulações descaradas de seus empregados.
Mas percebi na Record, enquanto eleitora comum, mensagens subliminares nas análises dos cientistas políticos após a confirmação do 2º turno nas eleições.
Análises subliminares do que deve ser feito para serra tentar ganhar as eleições.
Luisa Erundina caiu que nem um patinho nelas, na medida que extraíram dela o que quiseram a respeito dos candidatos.

Unknown disse...

Desculpe, mas o problema é nosso e não da Marina, Internet, PV, etc. Perdemos em S. Paulo porque mais uma vez não conseguimos falar com a classe média que elege os tucanos aqui. E SP foi decisivo. Vejam a votação de Aloisio Nunes. E mais: perdemos o Paraná e MG. Culpa da Internet e das idiotices espalhadas? Claro que não. O problema mais uma vez passa por São Paulo. E para virar temos que fazer o que o campo democrático e Lula fez em 2006: arregaçar as mangas e ir à luta e aos debates. Precisamos esquecer os detalhes e cuidar da lavoura. Deixem a internet quieta, pois quem a usa tem voto muito bem definido, muito diferente dos grotões de MG, SP e PR que votaram em tucanso. Deixem analistas, internet e Marina de lado e vamos à luta, pois quem teve 46 milhões de votos já sai num patamar de meia vitória.
Dilma lá!

armando do prado

Joaquim Pereira Gomes disse...

A minha total solidariedade ao presidente Lula. Ele, hoje, é o mais injustiçado de todos os presidentes do Brasil, mais justiçado que Ulissys Guimarães. Vou votar novamente em Dilma, mas jamais vou me conformar com Minas, São Paulo, Paraná e Santa Catarina nas mãos do PSDB. Para mim esta derrota do PT/PMDB não se recompõe com Dilma presidente. Para mim o Brasil, mais uma vez, perdeu o bonde da história, nem mesmo Dilma presidente irá consertar isto. Só me sinti assim em 64 com o golpe militar.

Sueli -Porto Alegre-RS disse...

Concordo com a posição da Geysa.
Tem que ir prá cima,atacar os podres,deles.Imaginem se a Dilma tivesse um marido atolado em suspeitas...Foi uma dose muito grande de paz e amor !
chega...vamos prá cima com as verdades escabrosas deles.
Abraço no blog Sueli

Roberto disse...

Concordo com os comentários da Geysa, é preciso ser mais incisivo, especialmente no debate, que foi quando a Marina se destacou, mesmo falando apenas "abobrinha". Agora tem que jogar "o jogo", falar tudo, desde o caso Alston, o roubanel, a sociedade das Veronicas, a máfia das ambulâncias.
Quanto à Marina, deve estar se achando, mas depois do dia 31 voltará ao nada. Quero ver ela apoiar o Serra no mesmo palanque que a Kátia Abreu!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração