Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brasil sobe 13 postos no ranking mundial de liberdade de imprensa

O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira pela ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF).

Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma "evolução favorável na legislação" do país.

"Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos", explicou em entrevista à BBC Brasil Benoît Hervieu, responsável pelas Américas da RSF.

A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do poder público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. "Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet", diz o comunicado.

No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão Turcomenistão (176º), Coréia do Norte (177º) e Eritreia (178º).

O relatório também destacou, em um capítulo intitulado "Crescimento econômico não quer dizer liberdade de imprensa", que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China); Índia é 122ª na lista, Rússia 140ª e a China 171ª.

Brasil Apesar da melhora do Brasil, Hervieu garante que é preciso prudência, "pois ainda há problemas de violência" ligados à realização do trabalho da imprensa. Outro ponto negativo, segundo a organização, é a "censura prévia".

"Ainda existe uma forte censura prévia no Brasil. Nos últimos anos vimos uma multiplicação de ataques nesse sentido", diz Hervieu. Para ele, a Justiça brasileira sofre influência de políticos e toma decisões "ridículas, como proibir a citação de nomes e sobrenomes" em reportagens.

Hervieu minimizou a troca de acusações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte da imprensa nacional durante a campanha eleitoral. "A posição da mídia ao dizer que as palavras de Lula são uma ameaça à imprensa é exagerada." BBC BRasil

2 Comentários:

Marilda Oliveira disse...

Com Deus... O Brasil Trabalha, confia e espera... Deus estará sempre ao lado do povo brasileiro fechando seus olhos das maldades vindas da mídia enganosa. Deus continuará ao lado do Governo Federal, que ofereceu e está oferecendo ao povo brasileiro, a oportunidade nunca antes vista de expor suas vozes perante o mundo.
Que Deus proteja nossas vozes.
Que Deus proteja o Governo Federal.

Claudinete Sergipe disse...

Fiquei feliz ao ver diversas categorias assinando Manifestos Pró-Dilma. Contudo, não basta assinarem apenas manifestos tem que ter ações. Professores, Universitários, Estudantes, Sindicatos, Filósofos, Artistas, nós temos duas ações importantes nessas exemplos em que Fernando Henrique Cardoso se antecipa para VENDER O BRASIL AOS ESTRANGEIROS, estas ações são: MOBILIZAÇÃO e FISCALIZAÇÃO dessas Urnas Eletrônicos. Somos nós, brasileiros que amamos este Brasil e que não queremos ver nosso patrimônio entregue aos estrangeiros que devemos ser os verdadeiros guardiões destas eleições.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração