Pages

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alô TSE, direito de resposta é para informar, e não enganar eleitores

Causou espanto o direito de resposta conseguido por José Serra a respeito das privatizações.

Abro parenteses para dizer que o direito de resposta foi um tiro no pé. Foi análogo à Fernandinho Beira-Mar conseguir direito de resposta para dizer que só traficou 99 toneladas de drogas, e não 100.

O programa de Dilma na TV deveria ironizar, e fazer uma "errata", dizendo que Serra "só" privatizou a Vale, e tantas outras empresas, como as subsidiárias da Petrobras, etc.

Mas, independente do tiro no pé, preocupa o precedente aberto pelo TSE, pois trapaceia o processo eleitoral, invertendo as mensagens políticas verdadeiras.

É verdade que a CSN foi privatizada no governo Itamar Franco, e aí houve erro de informação na propaganda de Dilma (mas a propaganda citava a CSN em meio a outras tantas privatizações que foram planejadas por Serra no governo FHC, como Vale, Light, Telebras, etc), então o direito de resposta deveria se limitar apenas a esclarecer que a CSN foi no governo Itamar e ponto final.

As privatizações tucanas nos 16 anos de governo de São Paulo são inegáveis. Serra sempre as apoiou entusiasticamente, e quando foi Ministro do Planejamento de FHC, incentivou e pressionou todos os estados a privatizarem bancos estaduais, companhias de distribuição de eletricidade e de gás. Além disso, Serra usou a continuidade do governo tucano paulista para se eleger governador em 2006, endossando as privatizações de Alckmin, e o apoiou em 2010. Portanto não há como negar o caráter privatista e a participação política de José Serra nas privatizações paulistas nestes 16 anos, por isso não caberia direito de resposta a esse respeito.

Não tem sentido dar direito de resposta para uma atriz aparecer com ares de ofendida por chamar Serra de privatista. Isso é enganar o eleitor.

E o pior é que direito de resposta mentiu ao dizer Serra não privatizou nada como governador. O Banco Nossa Caixa foi "desestatizado" (o nome pomposo que os tucanos gostam para suavizar a palavra privatização) pelo governo paulista. Por sorte, o governo federal é Lula, e o Banco do Brasil negociou a compra em condições melhores do que os Bancos privados, e o controle passou à União. Isso é fato irrefutável.

Serra pagou para avaliar a CESP e fazer edital de privatização, e a levou a leilão. Só não foi comprada porque o "mercado" privado não achou um negócio seguro, uma vez que a concessão das hidrelétricas vencem em 2015. Então, com que direito ele quer enganar o povo brasileiro? E o mais triste, é com a chancela do TSE.


7 Comentários:

Marco Antonio disse...

Direito de resposta do @joseserra_ diz que ele quando governador não privatizou. Verdade, não deu tempo, ele largou o cargo no meio!

Unknown disse...

olá, amigos,
fiz um levantamento de todos os apoiadores dos dois candidatos e coloquei num vídeo. olhem só:
http://www.youtube.com/watch?v=1b5aOAq3ihI
abraços

Dirckdisse disse...

E quando vai rolar direito de resposta do Itamar e ouros no programa do Serra reclamando autoria de tantas "feitos" que o elemento se apropriou?

Malú disse...

Aquela mulher que interpreta o papel de Serra/ofendido, tem a cara e a afetação da pseudo-elite que o Serra representa.

João disse...

E a Dona Mônica Abortinho Serra heim? Tomou doril? Não dá mais as caras, por que será?

josé lopes disse...

Esse tribunal é uma piada. Negaram direito de resposta ao ex-ministro José Dirceu que se julgou ofendido por mentiras veiculadas por Serra Os doutos ministros, (salvo uma exceção) entenderam que o horário eleitoral é só para os candidatos. Quer dizer que o ofendido vai procurar direito de resposta aonde? No Jornal Nacional?

José Carlos Lima disse...

Se fosse contra Dilm o TSE diria que o que vle é a informçao o eleitor e nao uma questao nenor

O TSE precisa ser denuncido ao mundo
O TSE é um ditdura q legisl, execut leis e fiscliza, ou seja, acumula ao mesmo tempo as funçoes de poder legislativo, executivo e judiciario

a form de composiçao do tse eh unica no mundo, os ministros sao mesma panelinha do STF

nao permitem auditoria da apuraçao

fora a agravante de que o proximo presidente do TSE sera Gilmar Mendes

é mole?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração