Pages

domingo, 12 de setembro de 2010

Suzana está acordando e reconhecendo a força da internet


A o ombusman da Folha Suzana Singer que assumiu a Folha declarando que daria mais atenção aos assinantes do jornal, do que para internet, teve que rever sua opinião. Na "critica" com o título, ataques dos pássaros,escrito por ela e publicada hoje no jornal, Suzana diz...

A manchete de domingo desencadeou uma onda anti-Folha no Twitter, que o jornal ignorou

A Folha vem se dedicando a revirar vida e obra de Dilma Rousseff. Foi à Bulgária conversar com parentes que nem a candidata conhece, levantou a fase brizolista da ex-ministra, suas convicções teóricas e até uma loja do tipo R$ 1,99 que ela teve com uma parente no Sul. Tudo isso faz sentido, já que Dilma pode se tornar presidente do Brasil já no primeiro escrutínio que disputa.

Mas, no domingo passado, o jornal avançou o sinal ao colocar na manchete "Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma". O problema nem era a reportagem, que questionava a falta de iniciativa do Ministério de Minas e Energia para mudar uma lei que acabava por beneficiar com isenção na conta de luz quem não precisava.

Colocar uma lupa nas gestões da candidata do governo é uma excelente iniciativa, mas dar tamanho destaque a um assunto como este não se justifica jornalisticamente.Foi iniciativa de Dilma criar a tal Tarifa Social? Não, foi instituída no governo Fernando Henrique Cardoso. É fácil mexer com um benefício social? Não, o argumento de que faltava um cadastro de pobres que permitisse identificar apenas os que mereciam a benesse faz muito sentido. Existe alguma suspeita de desvio de verbas? Nada indica.

O lide da reportagem dava um peso indevido ao que se tinha apurado. Dizia que a propaganda eleitoral apresenta a candidata do PT como uma "eficiente gestora", mas que "um erro coloca em xeque essa imagem". Essa tem que ser uma conclusão do leitor, não do jornalista.

Uma manchete forçada como a da conta de luz, somada a todo o noticiário sobre o escândalo da Receita, desequilibrou a cobertura eleitoral. Dilma está bem à frente nas pesquisas de intenção de voto e isso é suficiente para que se dê mais atenção a ela do que a seu concorrente, mas, há dias, José Serra só aparece na Folha para fazer "denúncias". Nada sobre seu governo recente em São Paulo. Nada sobre promessas inatingíveis, por exemplo.

Os leitores perceberam a assimetria. Durante a semana, foram 194 mensagens à ombudsman protestando contra o noticiário, mas o maior ataque ocorreu no Twitter, a rede social simbolizada por um pássaro azul, que reúne pessoas dispostas a dizerem o que pensam em 140 caracteres. Até quinta-feira passada, tinham sido postadas mais de 45 mil mensagens anti-Folha.

CRIATIVIDADE

Os internautas inventaram manchetes absurdas sobre a candidata de Lula: "Empresa de Dilma forneceu a antena para o iPhone 4", "Dilma disse para Paulo Coelho, há 20 anos: continue a escrever, rapaz, você tem talento!", "Serra lamenta: a Dilma me indicou o Xampu Esperança" e "Errar é humano. Colocar a culpa na Dilma está no Manual de Redação da Folha".

O movimento batizado de #Dilmafactsbyfolha virou um dos assuntos mais populares ("trending topics") do Twitter em todo o mundo, impulsionado, em parte, pela militância política -segundo levantamento da Bites, empresa de consultoria de planejamento estratégico em redes sociais, 11 mil tuítes usaram um #ondavermelha, respondendo a um chamamento da campanha do PT na rede. Até o candidato a governador Aloizio Mercadante elogiou quem engrossou o coro contra o jornal.

Mas é um erro pensar que apenas zumbis petistas incitados por lideranças botaram fogo no Twitter. O partido não chegou a esse nível de competência computacional.Na manada anti-Folha, havia muito leitor indignado, gente que não queria perder a piada, além de velhos ressentidos com o jornal.

Não dá para desprezar essa reação e a Folha fez isso. Não respondeu aos internautas no Twitter e não noticiou o fenômeno. O "Cala Boca Galvão" durante a Copa virou notícia. No primeiro debate eleitoral on-line, feito por Folha/UOL em agosto, publicou-se com orgulho que o evento tinha sido um "trending topic". Não dá para olhar para as redes sociais apenas quando interessa.

A Folha deveria retomar o equilíbrio na sua cobertura eleitoral e abrir espaço para vozes dissonantes. O apartidarismo -e não ter medo de crítica- sempre foram características preciosas deste jornal.

24 Comentários:

Unknown disse...

PARABENS .... NAO MORO EM SP ...AINDA BEM PQ SE NAO TB JA TERIA CANCELADO ESSE JORNALZINHO.
TEMOS QUE FAZER UMA ANTI VEJA...ESSA REVISTA FAJUTA E TUCANA DESCARADA.... NAO A VEJA...EU JA CANCELEI A MINHA

zejustino disse...

Não passa de mais uma mercenária da quadrilha mafiomidiática. No final do artigo ela chama o militante petista de "zumbi". Então, tá! Aqueles que são militantes são os que conscientemente fizeram sua opção e lutam por ela. São os que FAZEM História ("Quem sabe faz a hora". Quem sabe, age sobre o tempo e a História).

Gostaria de saber qual o nome que a mercenária dá para os integrantes da "massa cheirosa" que aparecem em encontros com os mesmos botões e bandeiras produzidos na mesma empresa, distribuídos pelos mesmos sujeitos e com direito a lanchezinho básico no final da falação dos emplumados.

Eu sou petista desde o final de 1979. Minha Elba ainda tem no vidro o plástico do "Lula-lá". A bandeira do PT está sempre à disposição para manifestações. A estrela vermelha me acompanha sempre porque EU oPTei por isso e não porque me pagaram ou porque li qualquer porcaria na mídia golpista e corrupta.

ZUMBI é o jornalista que se prostitui escrevendo o que interessa aos seus patrões da empresa e estes, na verdade, são paus-mandados e serviçais do Departamento de Estado que os orientam e seus "colegas" na América Latina a derrubar os governos democraticamente constituídos que representam ameaça aos INTERE$$E$ da plutocracia ianque.

ptvmj disse...

Sim, é necessário lutar contra as mentiras e as manipulações do PIG, mas o PIG já não consegue mudar a cabeça do eleitor. O problema é esse programa vergonhoso do Serra na TV. A campanha da Dilma precisa acordar e partir para o ataque. Está na hora, pois a tendência é que as possibilidades de segundo turno cresçam. Se o Serra usa a Veja, porque não usar a Carta Capital nos programas? Amanhã pode ser tarde demais.

Anônimo disse...

Tudo bem. O Serra explorou a mentira no horário eleitoral. Houve reação do PT?. Não vi nenhuma. A mentira vale como verdade se não é desmascarada. Portanto, o que vale para quem não lê blogs de esquerda, o que tá valendo é a noticia da folha. Vcs. pagam para ver? Esperem só o próximo Ibope, principalmente se a queda no Vox populi se tornar diaria.

VERA disse...

Concordo com o Sr Zejustino e gostaria de acrescentar que "zumbi" é a Suzana Singer, que mesmo discordando de toda merda escrita na Folha, continua fazendo parte daquela corriola (quem sabe a troco de 30 dinheiros)!

Carlos Ribeiro disse...

O texto foi escrito pelo patrão.
Gato escaldado,tem medo de água fria.
Parabéns zejustino, pelo comentário.

josé lopes disse...

Oh! Gloria!

Anônimo disse...

Cancelei a assinatura da folha no domingo passado...o funcionário quis saber o motivo "Folha não dá mais para Ler"...Abaixo os jornais comprados pelas elites...que só querem acumularem riquezas a custa do trabalhador brasileiro....Fora Folha, Veja, Estadão...Abaixo a Ditadura.

SmartBuy disse...

Acredito na forca dos blogs. Se eles estao incomodados e' sinal que nos temos muita forca. Vamos abracar a ideia dos "amigos do presidente Lula" e reclamar-mos diretamente aos anuciantes desses jornais e revistas caluniosas, por que a juizada estao de bracos cruzados - Vamos comecar a organizar boicotes aos produtos dos anunciantes.

Luis Rodrigues disse...

Folha? O que significa isso?

Paulo Gondim disse...

Até parece que a Folha respeita opinião de qeum quer que seja, contra o PSDB... Quem iria sustentá-la? E as assinaturas que o Governo de São Paulo paga?
Bobagem. Não passa de mais uma trapassa da Folha, que só serve para botar cachorro para urinar em cima.
A direção do PT tem de sair a campo e meter o pau nessa gente que vive criando mentiras.
Mesmo com a criação de 14 milhões de emprego, ainda tem vagabundo dizendo que não tem emprego. Quem se acostumou com o chicote dos corenéis e as botinas dos militares dificilmente enxerga um palmo à frente do nariz.

Malú disse...

Zumbi é esse séquito que segue o Serra porque se esqueceram de deitar.

Reg disse...

Dilma não participará do debate na OAB e faz muito bem.
Ninguém é obrigado a ir ao um lugar aonde não é bem vinda.
Reduto de gente que quis derrubar o presidente Lula, na época do CANSEI.
OAB que só vive na redevida fazendo propaganda.
Fora OAB.
Igreja católica que todo dia perde fiéis para os evangélicos.
Por falar em evangélicos só para irritar a igreja católica vou votar no Crivela (100) e no Lindberg (131) e no Brizola Neto (1234).

Mônica Santos disse...

Caros amigos,hoje minha mãe relatou um fato que me preocupou.Ela sempre frequenta a igreja aos domingos e hoje ela falou que ao terminar a missa o padre "aconselhou" aos fiéis que não votasse em um candidato só por causa do Bolsa Família e dava indiretas para que os fiéis não desse continuidade ao governo do presidente Lula.

Reg disse...

Mônica só hoje você percebeu que a igreja que esconde padres pedófilos e não se pronuncia sobre os rombos dos padrecos aqui no Rio faz campanha para o vampirão?
Vá assistir a redevida para você ver como eles fazem campanha pra ele.
Mesmo esquema de sempre: meia hora de OAB (não sei se todo dia), logo depois a propaganda do vampirão e depois uma empregada deles falando da Dilma negativamente.
Esta é a igreja católica que a cada dia que passa perde mais fiéis para a igreja evangélica.
Tanto assim que o próprio papa reclamou da perda de fiéis na américa latina e com ênfase no Brasil.
Quem mandou ser da direitona?

Iolanda Reboucas dos Santos disse...

Acho que A FOLHA E A VEJA, nem para papel higiênico servem, pois há melhores nesse gênero em todos os supermercados do Brasil!
Concordo com vc Zéjustino.
Meu voto é completamente PT, HÁ MUITO ANOS!

layla lauar disse...

e por falar em imprensa decadente e golpista, o Nassif acabou de fazer a autópsia do corpo de delito, digo matéria da veja...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/veja-publicou-a-propria-prova-do-seu-crime#comment-186808

Mônica Santos disse...

O DataPolvo do Noblat informa que aumentará a vantagem de Dilma para José Serra na próxima pesquisa Ibope para presidente.
Quanto mais o Serra apela mais a Dilma cresce.

Gil Teixeira disse...

Isso está cheirando a rato abandonando o navio!
Sra. Singer, zumbi é o seu candidato!

Reg disse...

Quem quis transformar em zumbis o povo brasileiro, os jovens brasileiros foi o fhc junto com gabeira, que está perdendo felizmente aqui no Rio de Janeiro.
FHC/Gabeira com sua campanha favorável à discriminalização das drogas.
É tão cruel o resultado do consumo de drogas, que o gabeira nem toca no assunto, esconde o que disse.
Maconha, crack é que transformam nossos jovens em zumbis.
Fora serra.
Gabeira está na lanterninha, menos um para encher o saco do brasileiro.

Edmar Cabral disse...

Helena essa perua não tá se desculpando, não. Está apenas admitindo que somos tantos que eles têm que prestar atenção no que se diz aqui na blogosfera. Mas, pra garantir o emprego (parece que o $erra é o chefe do RH da foia), chamou aqueles que protestaram em favor da DILMA de "...MANADA ANTI-SERRISTA"...". O "coletivo" manada só pode ser usado pros animais da turma dela, pros 'blogueiros-sujos' não, que eles merecem respeito!

Mônica Santos disse...

Servidora Adeilda Ferreira dos Santos acessou dados de 248 filiados a políticos, entre eles o PT.Bem que a Dilma no debate de hoje poderia tocar nesse assunto.Ué entao havia um dossiê contra o PT?Se ela acessou dados do PT,havia interesse de pessoas ligadas ao PSDB?

Unknown disse...

caros,

vamos encampar na blogosfera uma campanha:

cancelem suas assinaturas!

(da veja, da época, da folha, do estado, do globo)

??

Geraldo Moura da Silveira disse...

O que dirá a ombudsmen da Folha, Suzana Singer, sobre a manchete de primeira página de ontem (sobre os supostos telefonemas da Dilma), se é que dirá? Eu, como um democrata (com sérias tendências ao anarquismo), acho que os veículos de mídia, impressos ou virtuais, que independem de outorga estatal para funcionar, têm o direito até de mentir. (O mesmo que ocorre com o réu no interrogatório de um processo penal). Pois a democracia dispõe do instituto do direito de resposta (que pode ser obtido judicialmente, se o veículo negar a publicação da resposta pedida, ou extrajudicialmente, se o veículo aceitar espontaneamente a publicação da resposta pedida, cujo espaço deverá ser proporcional ao agravo). Outro recurso que a democracia dispõe, que poderá ser feito a posteriori pelo agravado, é o pedido de indenização do dano material e/ou moral causado pela matéria. Além da ação penal privada por calúnia, difamação e injúria. As duas ações podem ser propostas simultaneamente pelo agravado. Entretanto, impedir liminarmente na justiça que a matéria jornalística seja publicada constituiria censura prévia, o que é expressamente proibido pela Constituição da República (no caso do réu em processo penal, se o juiz percebesse que ele está mentindo, não poderia logicamente usar da tortura física ou psicológica para obter a verdade). Pode-se, assim, erguer um paralelo entre a liberdade de imprensa e a liberdade do réu de mentir no interrogatório penal: qual seja, a censura prévia é a tortura daquele que detém a liberdade de imprensa. Portanto, o que devemos fazer é continuar viralizando na rede mundial de computadores a sugestão de não comprar mais ou cancelar as assinaturas das mídias impressas ou virtuais comprovadamente mentirosas, tais como Veja, Folha, O Globo etc. Outra coisa: na democracia, os jornais e revistas tem o direito à preferência partidária, desde que assumam publicamente tal preferência, como fez recentemente Mino Carta, ao assumir publicamente, em matéria de capa, o apoio da CartaCapital à candidatura Dilma. Do mesmo modo como assumira publicamente o apoio da revista a Lula, em 2002 e em 2006. Isso se chama honestidade editorial. Por que os veículos impressos ou virtuais do PIG não fazem isso de uma vez por todas em vez de continuar dizendo-se imparciais? Talvez isto estancasse a queda nas vendas que vem ocorrendo de forma impressionante nos últimos anos. A CartaCapital é a exceção à regra, pois ano a ano vê aumentada a sua vendagem, muito embora sua tiragem atual seja, ainda, de apenas 70 mil exemplares. Fui assinante da Veja até 2005. Passei a assinar a CartaCapital desde então. E posso dizer com certeza que é um dos pouquíssimos veículos que ainda praticam jornalismo de verdade. Abraço a todos. Salam Ayek

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração