Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quase 30 milhões entraram na classe média durante governo Lula

Você já  viu essa manchete na Folha, Globo, Estadão...?

Cerca de 29 milhões de brasileiros saíram da pobreza entre 2003 e 2009 e integraram a classe média, que representa metade da população do Brasil, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Cerca de 94,9 milhões de pessoas, ou seja, 50,5% dos brasileiros, fazem parte desta classe social, cujos salários vão dos 1126 aos 4854 reais mensais (dos 512 aos 2210 euros).

"Nunca a classe média foi tão importante neste país", congratulou-se Marcelo Neri, autor do estudo que foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Em 1992, a classe média representava apenas um terço da população, sublinhou o investigador do Centro de Políticas Sociais da FGV, acrescentando que as desigualdades sociais "diminuíram desde 2001".

De 2001 a 2009, a receita per capita de 10% dos brasileiros mais ricos aumentou 1,49%, ao passo que as receitas dos mais pobres progrediram 6,79% por ano.

A população mais rica representa 20 milhões de brasileiros (10,5% da população), mas detém 50% das receitas, o que faz do Brasil um dos dez países onde há mais desigualdades em todo o mundo, afirmou Neri.

No entanto, a classe média concentrava 46,2% do poder de compra dos brasileiros em 2009, ultrapassando os mais ricos, com 44,1%.

"O tamanho do bolo brasileiro cresce mais rápido e com mais fermento entre os pobres", disse o investigador, acrescentando que, se o crescimento do Brasil continuar inferior ao da China ou da Índia, a sua qualidade é, "sem dúvida, melhor".

Isto porque, no Brasil, esse crescimento faz-se acompanhar de uma queda constante das desigualdades sociais, o que não é o caso nos outros dois países, explicou Neri.

3 Comentários:

Ary disse...

Olha, ouvi dizer (na realidade, li na FSP) que a Dilma, com o dinheiro do cofre do Adhemar, é que está financiando essa ascenção social.

josé lopes disse...

Neste mesmo jornal do lado direito tem uma outra manchete com o título: "Emprego na Indústria com alta recorde, comprova recuperação". Diz a matéria: "O emprego industrial que foi especialmnte afetado pela crise mundial, cresceu 0,3% em julho em relação a junho, no sétimo resultado positivo consecutivo ante o mês anterior, e 5,4% em relação a julho do ano passado, alta recorde na base de comparação anual desde o início de sua série histórica em 2001, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)".

Nos trabalhadores e empresários não podemos permitir o retrocesso. Serra significa o atraso é a venda do Brasil. É desemprego. É arrocho salarial e estagnação. Só tem um jeito é Dilma.

Edu Silvério disse...

A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres - Principais Resultados...

http://www.youtube.com/watch?v=-5KBah8o83g

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração