Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O fato novo...do Serra...


Todos esperam que o governo faça o que deve fazer no episódio (e em todas as situações do gênero): investigue as falhas e puna os responsáveis. Ir além, fazendo dele um “escândalo eleitoral”, é outra coisa, que não convence, pelo que parece, a ninguém

Quem, nas duas últimas semanas, leu os colunistas dos “grandes jornais” (os três maiores de São Paulo e Rio) deve ter notado a insistência com que falaram (ou deixaram implícito) que as eleições presidenciais não estavam definidas. Contrariando o que as pesquisas mostravam (a avassaladora dianteira de Dilma), fizeram quase um coro de que “nada era definitivo”, pois fatos novos poderiam alterar o cenário.

Talvez imaginassem (desconfiassem, soubessem) que uma “bomba” iria explodir. Tão poderosa que mudaria tudo. De favorita inconteste, Dilma (quem sabe?) desmoronaria, viraria poeira.

Veio o fato novo: o “escândalo da Receita”. Durante dias, foi a única manchete dos três jornais. É muito? Certamente que sim, mas é pouco, em comparação ao auxílio luxuoso da principal emissora de televisão do país. Fazia tempo que um evento do mundo político não ganhava tanto destaque em seus telejornais. Houve noites em que recebeu mais de 10 minutos de cobertura (com direito a ser tratado com o tom circunspecto que seus apresentadores dedicam aos “assuntos graves”).

Hoje, passados 15 dias de quando “estourou” o “escândalo”, as pesquisas mostram que seu impacto foi nulo. A “bomba” esperada pelos que torciam pelo fato novo virou um traque.

Por mais que os “grandes” jornais tenham se esforçado para fazer do “escândalo da Receita” um divisor de águas, ele acabou sendo nada. Tudo continuou igual: Dilma lá na frente, Serra lá atrás.

Tivemos, nesses dias, uma espécie de dueto: um dia, essa imprensa publicava alguma coisa; no outro, a comunicação da campanha de Serra a amplificava, dando-lhe “tom emocional”. No terceiro, mais um “fato” era divulgado, alimentando a campanha com um novo conteúdo. E assim por diante.

Um bom exemplo: o “lado humano” da filha de Serra ser alvo dos malfeitores por trás do “escândalo”. Noticiado ontem, virou discurso de campanha no dia seguinte, com direito a tom lacrimejante: “Estão fazendo com a filha do Serra o mesmo que fizeram com a filha do Lula”.

Há várias razões para que a opinião pública tenha tratado com indiferença o “escândalo”. A primeira é que ele, simplesmente, não atingiu a imensa maioria do eleitorado, por lhe faltarem os ingredientes necessários a se tornar interessante. O mais óbvio: o que, exatamente, estava sendo imputado a Dilma na história toda? Se, há mais de ano, alguém violou o sigilo tributário de Verônica Serra e de outras pessoas ligadas ao PSDB, o que a candidata do PT tem a ver com isso? É culpa dela? Foi a seu mando? Em que sua candidatura se beneficiou?

A segunda razão tem a ver, provavelmente, com a dificuldade de convencer as pessoas que o episódio comprove o “aparelhamento do estado pelo PT” ou, nas palavras do candidato tucano, a “instrumentalização” do governo pelo partido. Será que é isso mesmo que ele revela?

Se a Receita Federal fosse “aparelhada” ou “instrumentalizada”, por que alguém, a mando do PT (ou da campanha), precisaria recorrer a um estratagema tão tosco? Por que se utilizaria dos serviços de um despachante, mancomunado com funcionários desonestos? Não seria muito mais rápido e barato acessar diretamente os dados de quem quer que seja?

Não se discute aqui se alguém quis montar um dossiê anti-Serra ou se ele chegou a existir. Sobre isso, sabemos duas coisas: 1) é prática corrente na política brasileira (e mundial) a busca de informações sobre adversários, que muitas vezes ultrapassa os limites legais; 2) o tal dossiê nunca foi usado. As vicissitudes da candidatura Serra ao longo da eleição não têm nada a ver com qualquer dossiê.

O próprio “escândalo” mostra que a Receita Federal possui sistemas que permitem constatar falhas de segurança, rastrear onde ocorrem e identificar responsáveis. É possível que, às vezes, alguém consiga driblá-los. No caso em apreço, não.

No mundo perfeito, a Receita é inexpugnável, não existem erros médicos na saúde pública, todos os professores são competentes, não há guardas de trânsito que aceitam uma “cervejinha”. Na vida real, nada disso é uma certeza.

Todos esperam que o governo faça o que deve fazer no episódio (e em todas as situações do gênero): investigue as falhas e puna os responsáveis. Ir além, fazendo dele um “escândalo eleitoral”, é outra coisa, que não convence, pelo que parece, a ninguém. Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, no Correio Braziliense

26 Comentários:

De passagem disse...

Como sempre, Marcos Coimbra mata a cobra e mostra o pau.

Delton França disse...

Texto interessante no blog Expresso Vermelho

terça-feira, 7 de setembro de 2010
Sobre o sigilo bancário dos tucanos
No desespero por criar um fato que reverta a tendência de derrota dos tucanos já no primeiro turno, toda a imprensa capitalista está apelando para a criação de uma bomba, embora não tenham explosivos para isso. O que conseguiram são tentativas de quebra de sigilo do governador de São Paulo há um ano atrás! Ou seja, um fato corriqueiro, pois tudo que qualquer oposição deseja é ver a conta bancária dos governantes e de seus parentes mais próximos, que possam estar enriquecendo exageradamente.

Então, falam disso em um tom de terror, como se alguém tivesse cometido um assassinato, quando o que existe são pessoas que nem têm ligação clara com nenhum dos candidatos, cometendo crimes bobos que não deviam existir. Sim, crimes bobos, que não deviam existir, pois pessoas públicas não deviam ter sigilo nenhum de suas contas, de forma que não devia valer nem dinheiro nem fama para ninguém descobrir transações ilícitas nas contas de candidatos.

O que mais irrita, é que os governistas, porque não têm mais moral para isso, não dizem aos tucanos essa verdade óbvia, que homens públicos não deviam ter sigilo bancário. E é vergonhoso que os candidatos a presidência do Brasil não se sintam na obrigação de publicizar suas contas e ainda fiquem irritados quando alguém tente vê-las.

Por isso incluímos como item 14 de nossas propostas como deputado federal lutar para que homens públicos deixem de ter sigilo bancário. Se querem ter privacidade econômica, então fiquem na vida privada. Falamos também disso em nosso segundo programa na TV. Achamos que esse momento, em que os tucanos imprudentemente tocam nesse assunto, é bom para levantarmos essa proposta 14.

Fonte: http://expressovermelho.blogspot.com/

Anônimo disse...

O tal escandalo perdeu de feio para o escandaloso Serra. Dramático, querendo se faze de vítima... Dilma precisaria de verificar declaração dessa tal Verônica. Dilma tem mais o que fazer. O Brasil é grande e o povo brasileiro é muito maior do que o país.
Como se diz: os grandes milagres fazem pouco barulho, mas, o mal precisa de muito barulhho. O pig tenta e tenta e o povo já começa a desconfiar... porque eles gostam tanto do Serra? (a grande mídia tá perdendo a média da sensatez).
É muito ruim quando o escandaloso que aparecer mais do que o escândolo.

Bacelar disse...

Entrevista existe mesmo!!! fui entrevistado pelo IBOPE hoje aqui em casa. Quase me emocionei. Será que o Papai Noel e o Coelhinho da páscoa também existe?rs…
Falando sério. Uma das perguntas foi: Entre Paulo Solto e Geddel em quem o senhor votaria? Achei uma pergunta estranha e descabida uma vez que já havia declarado meu voto: Wagner, Lídice, Pinheiro, Dilma… O que ela esperava com essa pergunta? Só sei que a minha resposta foi: Nenhum dos dois!

Airton Morassi disse...

Excelente texto.
Toda esta falsa crise, assim como outras que foram criadas pela oposição, apenas reforça a necessidade de se eleger Dilma.

X-MAN disse...

Só tem um problema na estrategia deles: nos tratar como idiotas! tava assistindo o sbesteira esses dias e o comentarista deles já dava a Dilma como culpada de tudo, isso é estupidez! Quem assiste não é tão idiota assim como eles pensam, como uma pessoa controla um orgão tão gigantesco como a receita e ainda sob a pasta que nem é dela? Como a Dilma ou qualquier outro de brasilia poderia saber o que um funcionario está fazendo em mg ou maua? Chega a ser de um ridiculo atroz e as más intenções ficam flagrantes, chega a ser uma ofensa á inteligencia de quem assite, e pra piorar usaram e abusaram desses subterfugios que até poderiam causar algum dano mas que de tão gasto perdeu os efeitos. Não é só a oposição que tem uns sem noção, na mirdia ta cheio deles.

josé lopes disse...

Obrigado Marcos Coimbra e você nem petista é. Apenas um homem racional que age com dignidade.
A pergunta que fica no ar e que muitos já sabem a resposta: - O que José Serra quer esconder com isso? Será que Serra está usando de um anti-virus preventivo? Se defende atacando pois sabe que qualquer hora o virus pode atacar? E a mídia vai perder um grande aliado.

Hélio disse...

Em S.Paulo, o PMDB apóia o Alckmin,
ou seja , o PSDB.

A funcionária que acessou as declarações é filiada ao PMDB....logo....

Em tempo: Quero ver a declaração da
Veronica, visto que, a quatro ventos, dizem que já não há sigilo
sobre ela.Quebraram-no.

Anônimo disse...

Bem que ela tentou...

D. Cureau disse nesta quarta-feira que tem dificuldades de comprovar o "intuito eleitoral" do caso.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/795660-e-dificil-comprovar-motivacao-eleitoral-nos-vazamentos-da-receita-diz-vice-procuradora.shtml

Carlos disse...

Lula já deu uma porretada no José 15%, agora é hora de dar outra porretada, desta vez na Falha de Sum Paulo e Partido da Mídia. O presidente poderia ser direto e dizer que aquele ex-jornal publica manchetes contra Dilma para que José 15% as use na propaganda eleitoral.

augusto disse...

resultados de 8/10 do tracking IG-Band dão uma queda de dois pontos de dilma roussef. Um ponto a mais para marina e serra...fica aonde ja estava.
Conclusao - conseguiram alguma coisa, nao a favor de serragio mas tirando de Dilma pra Marina. Ou isso ainda é prematuro?

augusto disse...

resultados de 8/10 do tracking IG-Band dão uma queda de dois pontos de dilma roussef. Um ponto a mais para marina e serra...fica aonde ja estava.
Conclusao - conseguiram alguma coisa, nao a favor de serragio mas tirando de Dilma pra Marina. Ou isso ainda é prematuro?

Claudinete Sergipe disse...

Vamos boicotar o Jornal Nacional e as organizações Globo, antes que elas acabem com a gente e o Brasil. Há muito a Globo tenta minar o Lula. Nas eleições passadas, quando Lula estava prestes a vencer as eleições (2006)no primeiro turno a Globo, na véspera da eleição, com a estória dos aloprados e os exibindo os camaços de dinheiro, levou a eleição para o segundo turno, ou seja, mais um desperdício e transtornos para o País. Agora, tentam fazer o mesmo com a Dilma. Mas como bem disse o Lula, o povo brasileiro amadureceu. Então, vamos dar mais um voto de apoio às palavras do Lula e vamos deixar de assistir ao Jornal Nascional, enfim, a Globo. Este é o nosso caminho, o caminho do avanço, da liberdade e da democracia, sem manipulação.

Fátima disse...

Helena,o Luis Nassif, está com um vídeo de uma reportagem ( SBT em outubro/2009) imperdível, desmascara este assunto sobre o sigilo. abs

josé lopes disse...

Se Serra continuar com essas gracinhas sugiro que a produção do programa de TV da Dilma use aquele vídeo que está disponivel no You Tube onde Serra diz com todas as letras se referindo ao Arruda: "Vote num careca e leve dois." http://www.youtube.com/watch?v=wIXSSkvs06c/

E se continuar, aí o negócio é explicar para todo mundo que o precursor do "mensalão" é o Senador Eduardo Azeredo do PSDB.

Morais disse...

Este Marcos Coimbra sabe muito bem o que se passa no meio da política e seu artigo é muito preciso, sinceramente o tiro do Serra foi direcionado para o seu pé, pois o povo não está preocupado com o sigilo da Verônica, pois se ele não deve não precisa ter medo de quebra de sigilo.
O povo quer saber é quem vai continuar gerando empregos, melhorando a economia e praticando políticas sociais, e isto que vai continuar é a Dilma e nós já sabemos, portanto é nela que votaremos e pronto.

Anônimo disse...

Não seria melhor usar o vídeo onde o Serra aparece entregando as ambulâncias no famoso caso dos "Sanguessugas". Aquele vídeo onde o Serra explica que não é para as crianças ficarem perto dos "Porquinhos" porque poderia ser infectado com o virus da Gripe A.

Cornélius/Londrina disse...

Viva a blogosfera, abaixo a Vênus Enferrujada e PIG em geral. Já deram a dica aqui mas aí vai mais completinho para verem como o Serra estava tranquilo com este assunto em outubro de 2009:

Serra sobre o sigilo em outubro de 2009
Enviado por luisnassif, qua, 08/09/2010 - 17:30
Por Renato Machado

Nassif,

Mais inacreditável do que isso é o fato de que existe uma matéria feita pelo SBT BRASIL, tratando do assunto de quebra de sigilos por uma máfia que atua em São Paulo, na qual o próprio José Serra comenta o fato do vasamento de sua declaração e de sua mulher com total calma e naturalidade, sem dizer que foi o PT, ou que é por motivos eleitorais. A reportagem ainda comenta sobre a violação de várias outras autoridades e pessoas comuns incluindo aí a própria Veronica Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Guido Mantega, etc..

aqui está o link do video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=pIKDfaN5K5A&feature=related

francisco.latorre disse...

o dossiê. resumido.

..

veronica

filha-sócia

de serra

sócia de

veronica

irmã-sócia

de dantas.

..

negocião.

candidato do império e banqueiro condenado.

tudo em família.

..

Reg disse...

Publica logo o livro, Amauri.
Estamos sedentos, o veneno escorrendo pelos cantos da boca para saber, afinal de contas, o que tem este livro que provoca tanta ira no vampirão e companhia.
Publica, publica.
A gente até paga a gráfica, mas publiiiiiiica!

Reg disse...

Publica logo o livro, Amauri.
Estamos sedentos, o veneno escorrendo pelos cantos da boca para saber, afinal de contas, o que tem este livro que provoca tanta ira no vampirão e companhia.
Publica, publica.
A gente até paga a gráfica, mas publiiiiiiica!

Marcio disse...

Acho que esse escândalo era pra ser usado no final do primeiro turno ou mesmo do segundo. Tiveram de tira-lo da gaveta antes do tempo.

Cícero disse...

Parabéns ao Marcos Coimbra pela matéria. Teclou pouco, mas disse tudo. Concordo plenamente. Ora, se a Receita Federal fosse realmente manipulada pelo Governo Federal, como diz o Serra, então para devassar as declarações dos contribuintes, bastaria solicitar diretamente da Receita as informações, não seria necessário contratar ninguém para fazer isso.

Unknown disse...

Agora, a vitória de Dilma são favas contadas, mas o que faremos com os meios de comunicação do PIG? Que regulação será possível estabelecer? O povo exige que se exerça um acompanhamento democrático nessa concessões públicas, ou continuaremos nas mãos de interesses que não são confessáveis na frente duma criança?

armando do prado

josé lopes disse...

Apenas para lembrar, o nosso Zé Augusto em um outro artigo também fez o mesmo questionamento com outras palavras. Abaixo o cerne da questão dito com bastante propriedade por Marcos Coimbra. Gente que pensa.

"Se a Receita Federal fosse “aparelhada” ou “instrumentalizada”, por que alguém, a mando do PT (ou da campanha), precisaria recorrer a um estratagema tão tosco? Por que se utilizaria dos serviços de um despachante, mancomunado com funcionários desonestos? Não seria muito mais rápido e barato acessar diretamente os dados de quem quer que seja?"

MARCO disse...

O psdbesta tenta vender ao eleitor que o GOVERNO PETISTA que tanto realiza e prova cabalmente sua competência não consegue enganar ninguém, e logo é pego com a boca na botija ou com as calças na mão é impressionante como cai na midia os detalhes sórdidos dos golpes petistas como que se fosse a providencia divina se manifestando para livrar o povo da maldade petista o PIG como sempre "investiga" julga e condena com uma destreza só comparável ao artista do circo Chines nisso são fantástico literalmente falando, informar corretamente o povo já é outra historia.
Não tenho duvidas a respeito, metade das tristezas do nosso povo sempre foi e será devido aos interesses e manobras do PIG nesse pais.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração