Pages

sábado, 4 de setembro de 2010

Jornalista em "off" exala mau cheiro vindo do Jornal Nacional

Fonte em "off" é comum em jornalismo... Mas a emissora esconder a própria equipe de produção que obteve uma informação oficial, exala forte mau cheiro de coisa errada.

O Jornal Nacional da TV Globo de ontem, trocou email com a assessoria de comunicação do TRE-SP.


O TRE-SP prestou uma informação no mínimo temerosa, ao afirmar a situação de "filiado" ao PT de contabilista Antônio Carlos Atella Ferreira:

Afirmou que a situação de filiação partidária é excluído, significa que a anotação de filiação foi excluída do cadastro de eleitores, não significa desfiliação, apenas havia algum dado divergente que o partido não corrigiu.

O senhor Antônio filiou-se em 20 de outubro de 2003 ao Partido dos Trabalhadores, no município de Mauá, São Paulo, na zona eleitoral de número 217. A data de exclusão é 21 de novembro de 2009.


A nota mais confunde do que esclarece. Por que não informar qual dado divergente, como fez o PT-SP, hoje? E por que não informar a real situação como elucida a nota do PT-SP?

Do texto tortuoso do email divulgado no JN, o que entendi é que registro de filiação no nunca foi aceito na Justiça Eleitoral. Tinha pendências a serem regularizadas, e como não foram, foi excluído. Portanto, Atella Ferreira não poderia exercer qualquer atividade partidária formal como membro do partido perante a justiça eleitoral, enquanto não regularizasse seu registro.

A informação tortuosa prestada pelo TRE-SP, apesar de ter pouca relevância sem estar acompanhada de outros fatos, foi combustível para o noticiário incendiar o assunto através de ilações e manchetes maliciosas, que... tcham... tcham... tcham... foram usadas no programa eleitoral da TV de José Serra (PSDB), na tarde deste sábado, como a simples filiação fosse prova de cumplicidade.


Resumindo: a nota do TRE-SP, a forma que o JN divulgou, e as manchetes que foram produzidas, formaram um conjunto para alimentar o factóide que interessava à campanha de José Serra (PSDB), usando a malandragem do "quem conta um conto, aumenta um ponto".

É óbvio que o TRE-SP não é responsável pelo uso que fazem das informações de seus e-mails. O PIG (imprensa golpista) deturpa qualquer coisa que recebe em mãos ao seu bel prazer. Mas, como diz o ditado, "a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta".

E o que ficou muito esquisito nesta história, é o JN apagar o email de quem consulta ao TRE-SP (ver a seta vermelha na primeira figura acima).

A consulta, mesmo feita por email, é de natureza pública. Não há nada de sigiloso. Não existe nenhum motivo para um órgão de imprensa ocultar um e-mail corporativo, de trabalho, nestas circunstâncias.

A ocultação desse e-mail, aliado ao uso que foi feito da informação, depõe contra a emissora e coloca a Assessoria de Comunicação do TSE em uma saia justa, como se houvesse algum tipo de relação clandestina, com fontes "em off", ou de ação previamente combinada.

Já que a TV Globo não divulgou com transparência a origem do email, cabe ao TRE-SP divulgá-lo, além da íntegra do texto, sem o filtro do Jornal Nacional, para não pairar dúvidas de haver coisas combinadas por trás daquela troca de mensagens.

16 Comentários:

V disse...

Como faz falta um jornalismo de verdade, investigativo, imparcial, ... triste.

Mas eu gostaria mesmo é que alguem responda a pergunta do Presidente Lula, quais dados foram vazados afinal? Ninguém viu. E se ninguém viu, não foi vazado.

Factóide mesmo.

Essa tática da tucanalha tá ficando chata, é o Eduardo Jorge (sem provas), é a conversa do Gilmar Mendes e do Demóstenes (sem provas), agora é da Verônica (sem provas). Aliás, tem coisa errada lá? Pelo medo acho que sim.

Morais disse...

Acho que esta reportagem furada da Globo ajuda a diminuir e muito a sua credibilidade, pois publicar que uma pessoa suspeita de cometer um crime é filiado ao PT mesmo sendo mentira, mostra que o seu jornalismo é parcial e mentiroso.
A Dilma com certeza terá um tratamento mais comedido com esta imprensa golpista, principalmente com a Globo, pois é isto que o povo quer.

Anônimo disse...

Não tem como o PT entrar na justiça com um pedido de direito resposta no Jornal Nacional para esclarecer esse fato, pois a notícia foi interpretada e desvirtuada de forma que prejudica a imagem do partido?

Reg disse...

Transparência é o mínimo que se exige numa eleição.

Reg disse...

Proconsult não, não, não.

josé lopes disse...

O jornalixo de o globo foi mais além. Vejam a manchete daquele mentirômetro: - "CONTADOR ESTAVA NO PT QUANDO ACESSOU SIGILO DA FILHA DE SERRA."

Este jornal não merece uma atitude mais radical? Por exemplo, uma manifestação em sua porta? E...

Fátima disse...

A ética e a responsabilidade de um jornalismo sério e isento está longe da globo.

Ricardo disse...

Como pode??? O tal contador disse em entrevista que era eleitor do zé, que era apaixonado pelo zé, como pode ter filiação no PT???
Isso é zombar da inteligência da gente.

alexandre disse...

È a quadrilha anônima do golpe.
Faltam quatro jornais nacionais de sexta feira. E restam quatro capas da Veja. Se forem como a de hoje,tá fraco.
mas eles vão soltar aos poucos as bombas que levam na manga. Políticos,imprensa e elementos do judiciário.na moita. no golpe.
Em 2006,uma unica bomba. Hoje,guerrilha explícita. O PIG vem com tudo. É nóis.

Anônimo disse...

Este "contador" está desempenhando um papel, seguindo um script e ainda por cima "dirigido" por uma espécie de diretor teatral.

Hans Jurgen Friedrich disse...

O TRE SP deve ser comandado por cupinchas de Serra como aqui no Paraná é o TRE que protege, promove e apoia Beto Richa. Afinal, são todos Sangue bom, gente milionária, a "elite"não é mesmo?

Unknown disse...

Acho que podemos reeditar em todos os comentários e em todos os blogs um frase que a Globo teme: O povo não é bobo abaixo a rede globo. Ela vai tremer como tremeu no cala boca Galvão.

Reg disse...

Como já escreveram aqui: há juízes no Brasil e graças a Deus por isto.
Não devemos temer as trapaças dos perdedores porque se até o povo brasileiro não acredita neles, que dirá o judiciário acostumado com estas futricas.
Querem causar, mas estão conseguindo é indignar o povo brasileiro com tanto golpe rasteiro.

Betotelles disse...

Esse "procurador falso e contador" tinha se negado a dar entrevista de graça, pedindo R$ 10 mil para a Rede Record, depois disso ele deu uma entrevista exclusiva para a Globo: Quanto a Globo PAGOU para o estelionatário falar o que eles queriam - poderiamos chamar isso de fonte segura?

marcos - RS disse...

Parece que a Globo topou o blefe do Zé Urubu ! Apostou o pouco de credibilidade que lhe resta ! Como num jogo de xadrez, o ataque fraco, desordenada e movido pelo ódio logo será punido com a massacrante derrota pelos que souberam resistir usando a razão e a serenidade !
"A invencibilidade está na defesa " !! Sun-Tzu .

Albnerto José disse...

PESSOAL O MAIS CHAMA ATENÇÃO DESSE E-MAIL É QUE ELE FOI ENVIANDO PARA UM ORGÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO. OLHE NA OPÇÃO PARA. APARECE SP.GOV.BR E NÃO PARA A GLOBO. A FONTE MISTERIOSA DA GLOBO FICA NO PALACIO DOS BANDEIRATES.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração