Pages

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Índios atacam exploração apoiada por Marina Silva

Defendida pela senadora Marina Silva (PV-AC), a exploração comercial de um fruto típico do Acre gerou um processo judicial por biopirataria contra a Natura. A gigante do setor de cosméticos tem relações próximas com a pré-candidata do PV a presidente.

A empresa é ré em uma ação do Ministério Público Federal na Justiça Federal do Acre em razão do suposto aproveitamento ilegal do fruto do murmuru, que é usado na produção de xampus e sabonetes.

A acusação é de uso comercial a partir do conhecimento tradicional do fruto pela etnia ashaninka, que vive na fronteira com o Peru.

Em 2001, o murmuru constava de um acervo de plantas do Acre levado por Marina à Natura, para possível exploração econômica. Em 2003, foi assinado um termo de compromisso nesse sentido entre a empresa e o governo do Acre, intermediado pela senadora.

A Natura é considerada exemplo de compromisso com o meio ambiente por Marina. Juntando doações da empresa e de seus diretores, foi a segunda maior contribuinte da última campanha da senadora, em 2002, com R$ 30 mil. Seu presidente, Guilherme Leal, é mencionado como possível vice na provável chapa de Marina em 2010. A maior doadora foi a Pirelli, com R$ 50 mil.

Em agosto de 2007, a Procuradoria entrou com ação contra a Natura e mais duas empresas de cosméticos, em nome dos índios, cobrando compensação financeira. "A Natura, embora negue, acessou conhecimento tradicional sobre o murmuru. [...] Não é digno de crença que, como gigante do ramo, não tivesse obtido dados a partir dos resultados das pesquisas junto aos ashaninkas", diz a ação.

"Uso indireto"

A base legal da ação é a medida provisória 2.186, de 2001, que assegura às comunidades indígenas "benefícios pela exploração econômica por terceiros, direta ou indiretamente, de conhecimento tradicional".

No caso, a Natura é acusada de "uso indireto", uma vez que o conhecimento teria sido repassado por um pesquisador que trabalhou com os ashaninkas nos anos 1990.

A empresa diz que teve acesso ao princípio ativo do murmuru na "vasta literatura científica" sobre o tema. A Procuradoria rebate que essa literatura baseou-se nas tradições dos ashaninkas, o que não isentaria a empresa de pagar pelo uso.

"Se você entrar na floresta procurando a esmo plantas, vai passar um século até achar algo. É evidente que foi pelo conhecimento dos ashaninka que se chegou ao murmuru", diz o procurador Anselmo Lopes.

A promotoria pede que os réus paguem 50% dos lucros obtidos com a venda dos produtos à base de murmuru como compensação. Ainda não há data para o julgamento do caso.. Matéria publicada na Folha tucana em 2009

13 Comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Marina Silva é uma calhorda, ordinária e mau-caráter.

Duran disse...

27/09/2010 - 20h45
Russomanno se reúne com Dilma e deve declarar apoio à petista

Publicidade

FÁBIO ZAMBELI
DO PAINEL

Atualizado às 21h01.

Terceiro colocado na disputa pelo governo paulista, com 9% das intenções de voto segundo o Datafolha, o deputado federal Celso Russomanno (PP-SP) está a caminho do comício liderado por Lula no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, onde deverá formalizar seu apoio à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

A princípio, o pepista participaria do evento, mas, para não melindrar o candidato petista a governador, Aloizio Mercadante, a coordenação do comitê suprapartidário de Dilma decidiu oficializar o anúncio fora do palanque, em reunião reservada.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Com o apoio de Russomanno, a petista passará a contar com o respaldo de três dos postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. Além de Mercadante, com 23% das intenções de voto, Paulo Skaf (PSB), com 4% das indicações, já declarou apoio à ex-ministra da Casa Civil.

Antes do início formal da campanha, o PP-SP, liderado pelo ex-govenador Paulo Maluf, havia se declarado neutro na disputa presidencial.

Wilson disse...

Amigos,

Os evangelicos e dizem tambem que alguns padres da igreja catolica estão fazendo rodar um panfleto informando que o PT e a Dilma estão legalizando o aborto, em minha familia tem evangelico que até a semana passada dizia que ia votar na Dilma e ja mudaram o voto a custa deste panfleto, um vizinho catolico tambem chegou com esse papel, mas esse não era Dilma, no trabalho de minha esposa existem evangelicos com o mesmo discurso por ordem dos pastores, vou tentar conseguir uma copia desse papel e scaniar e mandar para alguns blogs para ver se conseguimos fazer alguma coisa contra mais esse golpe distorcido. Ou se voce ja tiver alguma coisa nesse sentido em seu poder vamos tentar fazer algo, pois pelo visto ele esta fazendo algum efeito.

José Carlos Lima disse...

Gente, esta semana é decisiva, fiquei emocionado vendo o comicio em SP hoje a noite, vi pelo site do PT, mesmo depois de encerrado o comicio a multidão continuou na praça dançando, cantando.
Nem a chuma os fez arredar o pé
Tudo isso tem razão, o governo Lula foi bom para o Brasil, viva o povo brasileiro.

Estamos na última semana de campanha, como disse Lula, vamos sair às ruas, adesivar, pedir o voto para Dilma,

Na minha opinião devemos alertar os simpatizantes de Marina para a importância deles votarem em Dilma para encerrar este setembro de baixarias do Serra,

vamos combater estas SPAM na web contra a nossa candidata
http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7-passos-para-elegermos-dilma.html

Luis Rodrigues disse...

Isso não sei, mas me parece que todos os produtos da Natura são a base de petróleo, não há nenhum feito a partir de base orgânica. Chequem aí

maria zinha disse...

D. Marina e sua redoma de santidade vão desmoronar, a qqer. instante. eu, hem?

Lea disse...

Celso Russomano declarou apoio a Dilma.

Russomano é do PP do bem?????

Malú disse...

Interessante... Quer dizer que em 2002 a maior doadora da Marina foi a Pirelli. A Pirelli é fabricante de pneus, pneu é feito de borracha, não é? No Acre se cultiva seringais de onde se extrai a borracha, não é? Pois é, e pensar que Chico Mendes morreu por essa causa. A segunda doadora de 2002 foi a Natura com interesses no Acre, que agora é vice da Marina... interessante, diria que curioso até... O PIG não é nada curioso sobre isso...

Valdirio Guerra disse...

MPE apresenta denúncia contra Serra por calúnia e difamação
27 de setembro de 2010 • 21h57 • atualizado às 22h24
Comentários
O Ministério Público Eleitoral apresentou uma denúncia encaminhada ao juiz eleitoral da 111ª zona eleitoral de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, contra o candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, devido a declarações feitas pelo tucano em entrevista na qual acusa o PT de ter ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Além disso, Serra diz que o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT-MG) foi o responsável por quebrar o sigilo do vice-presidente do PSDB Eduardo Jorge.
De acordo com a denúncia, no dia 22 de julho de 2009, o candidato endossou, em entrevista ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, as polêmicas declarações de seu vice, Indio da Costa, sobre a ligação do partido com a guerrilha colombiana. Serra teria dito: "o que ele (Indio) disse é uma coisa antiga, que está mais do que evidenciado, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que, por sua vez, são uma força do narcotráfico".
Ainda segundo a representação do MP, na mesma ocasião, Serra teria acusado o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT-MG) "imputando-lhe falsamente fatos definidos como crime, quais sejam, violação de sigilo funcional e formação de quadrilha".
Transcrevendo trechos da entrevista, a denúncia revela outra fala do tucano, respondendo sobre a quebra de sigilo de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB: "é a estratégia do PT. Eles tinham montado um grupo de dossiê sujo. Dossiê limpo não é obrigatoriamente algo criminoso. Quando é feito com baixaria, você está comprando depoimento. Isso é jogo sujo, e o PT estava montando isso e foi descoberto. Tudo coordenado por um personagem importante do PT, que é o Fernando Pimentel. Não é Zé Ninguém. Uma delas foi começar a quebrar sigilo usando de funcionários ligados ao PT", disse o candidato.
A denúncia, assinada pela promotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, pede sanção baseada nos artigos 324 e 325 do Código Eleitoral os quais ditam que caluniar alguém com fins eleitorais resulta em pena de detenção de seis meses a dois anos e pagamento de multa. Além disso, caluniar alguém com algo que ofenda sua reputação, pode incorrer em pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de multa.

Anderson disse...

O ESPOSO DE MARINA, Sr Fábio Vaz de Lima, parece ter algo em comum com Roseana Sarney: é acusado de irregularidades na extinta Sudam. Lima e Roseana teriam beneficiado ilegalmente a Usimar em São Luís, com recursos do Fundo de Investimento da Amazônia. O processo, com onze volumes, envolve também o marido de Roseana, Jorge Murad.
FABIO VAZ DE LIMA CHEFIAVA O INFLUENTE GTA, 'HOLDING' DE 200 ONG´S QUE COMERCIALIZAVA MADEIRA APREENDIDA PELO, NADA MAIS NADA MENOS pelo Ministério do Meio Ambiente.
Abaixo, o endereço do processo no STF:

Número: PROC/200137000080856
Orgão de Origem: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Origem: MARANHÃO
Volume: 11 Apensos:19 Folhas:3097 Qtd.juntada linha: 0
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Ramo do Direito
Assunto
DIREITO ADMINISTRATIVO E E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Atos Administrativos | Improbidade Administrativa
Folhas 3097
Data de Autuação 19/04/2004
PARTES
Categoria Nome
REQTE.(S) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
REQDO.(A/S) ROSEANA SARNEY MURAD
(…)
REQDO.(A/S) FÁBIO VAZ DE LIMA
(…)
REQDO.(A/S) ALEXANDRE FIRMINO DE MELO FILHO”
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoDetalhe.asp?numero=3138&classe=Pet&codigoClasse=0&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M

francisco.latorre disse...

natura. vai ter que encarar o boicote.

depois da eleição.

agora estamos ocupados.

exterminando a oposição. a velha direita.

novadireita verdosa madeinusa.. pode esperar. o que é seu tá guardado.

..

antonio digigov disse...

MARINA É UM ANIMAL POLITICO FRUTO DO CASAMENTO ENTRE O PAI , O PT , E A MÃE , A IGREJA CATÓLICA.....
.
ELA TRAIU O PAI E TRAIU A MÃE...
.
ANTONIO DIGIGOV
antoniodigigov@ig.com.br

Paulo Lima disse...

Uma lista das 1.000 pessoas mais ricas da Inglaterra preparada pelo “The Sunday Times” incluiu o brasileiro Luiz Seabra, dono da Natura.

O empresário é o número 138. Seabra, que tem dupla nacionalidade, aparece à frente de Mohamed Al Fayed (o 145º), Lily Safra (156º) e Paul McCartney (158º).

Ou seja : a Marina estava atrás da grana ...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração