Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corrupção é o crime mais combatido pela Polícia Federal, diz estudo

Estudo apresentado no 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em agosto, aponta que a corrupção é o crime mais combatido pelas operações da Polícia Federal (PF). O autor da pesquisa, Rogério Arantes, professor de ciência política da USP, analisou 600 ações da PF realizadas entre 2003 e 2008.

O trabalho demonstra que a corrupção pública é alvo de 22,7%. Segundo o pesquisador, boa parte dos crimes são cometidos nos "balcões de serviços", na ponta mais próxima do cidadão. "O meu estudo chama a atenção para essa corrupção mais periférica, descentralizada", afirma. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Em segundo lugar no ranking das operações da PF aparece o tráfico de drogas (15,2%) e, em terceiro, os crimes de contrabando e descaminho (9,8%). O estudo mostra que as operações prendem principalmente funcionários públicos que atuam na ponta do sistema. Os servidores federais, como os funcionários da Receita Federal e do INSS, estavam envolvidos em 34% das operações que resultaram na prisão de agentes públicos (de um total de 238 nas quais foi possível identificar o agente preso). Depois vêm policiais civis e militares (22,3%) e, em terceiro lugar, servidores públicos estaduais (12,6%). A primeira categoria de políticos aparece em sexto lugar: prefeitos (3,8% das operações).Terra

1 Comentários:

mariazinha disse...

O que mais gostei, no GOVERNO LULA, foi justamente, a sensação de que acabou a era da impunidade. Outro dia, escutando uma conversa entre funcionários do judiciário: "....melhor não fazer, o negócio agora mudou e não vai dar para bobear com a PF. Estão marcando em cima e não dá para arriscar."

Para mim é a glória pois a vida toda vi pessoas usarem o governo, estadual/federal, como se fosse a casa da mãe joana e metendo a mão nas coisas do governo sem dó nem piedade. Hoje, graças ao LULA, começam a pensar duas vzs. antes de praticarem suas cafajestagens. Temos que continuar a sanear a máquina governamental e, para isto, só com D. DILMA. Nem Marina nem Zé Alagão possuem competência para isto.
Saudações democráticas!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração