Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TV Globo declara que não é golpista, mas deixa escapar que foi golpista até 2002

A TV Globo emitiu nota para dizer que não é golpista.

O povo percebeu que a série de entrevistas no Jornal Nacional foi favorável à candidatura de José Serra (PSDB/SP) e para atrapalhar a candidatura de Dilma Rousseff, através de ataques ao PT, e grosserias de Willian Bonner para tentar desestabilizá-la emocionalmente.

A nota da TV Globo (entrecortada com nossos comentários em vermelho):

"Desde 2002, as entrevistas têm o mesmo tom, com todos os candidatos.

A Globo finalmente admite que, antes de 2002, era golpista e interferia a favor de seus candidatos, nas eleições:
- apoiando FHC. O episódio da parabólica comprova.
- Collor (a edição manipulada do debate)
- a ditadura (caso Proconsult, para fraudar a eleição de Leonel Brizola)

Neste ano, não foi diferente. Basta comparar as entrevistas dos três candidatos, pergunta por pergunta, para perceber que tiverem o mesmo grau de dificuldade.

Ah, tá... só se for o mesmo grau de dificuldade contra o Partido dos Trabalhadores, já que nas entrevistas dos adversários de Dilma, a Globo ignorando o atualíssimo mensalão do DEM, e o processo em que o Eduardo Azeredo (PSDB) tornou-se réu, escolheu requentar o antigo mensalão já exaurido em 3 CPI's, na eleição passada, e na justiça.

Apesar disso, militantes do PT reclamaram da entrevista de Dilma [Rousseff], militantes do PV reclamaram da entrevista de Marina [Silva] e militantes do PSDB reclamaram da entrevista de [José] Serra. Até nisso, houve equilíbrio.

Até o "militante" de José Serra, Roberto Jefferson, disse que a Globo favoreceu Serra.


A candidata do PT Dilma Rousseff disse à equipe do "Jornal Nacional", depois da entrevista, que se sentiu muito bem tratada e que a entrevista foi como deveria ter sido.

Dilma é uma dama, tirou de letra a entrevista, saiu vitoriosa, e não quis tripudiar sobre a grosseria de Bonner. Além disso, dizer que uma entrevista da Globo foi "como seria de se esperar" não é propriamente um elogio .


Marina Silva e José Serra também fizeram comentários semelhantes.

O papel do jornalismo da TV Globo não é agradar a partidos nem a candidatos, sejam quais forem, mas tentar esclarecer questões importantes para que os eleitores possam decidir melhor."

A TV Globo desagradou os telespectadores, que perceberam parcialismo e uma certa imbecilidade na qualidade das perguntas. 

As questões que a Globo diz importante "para esclarecer o eleitor", não passaram de tentativas golpistas, infrutíferas, de tentar aumentar a rejeição à Dilma e ao PT, para favorecer Serra.

12 Comentários:

X-MAN disse...

A maior tragedia que pode acontecer aos membros pignianos é perderem essa aura de imparcialidade, todos sabem que não são, mas querem criar essa ideia, até a trolha caiu no ridiculo de se declarar imparcial; já a perderam e com isso alem da credibilidade, que já não era muita, estão perdendo a influencia. Já era hora.

Cornélius disse...

Pelo jeitão da coisa é a 1ª vez que a Vênus Enferrujada vem à boca do palco para explicar sua conduta nas entrevistas presidenciais. É sinal de que não foram só os militantes torcedores os reclamantes. Credibilidade abalada dá nisso. Agora coloquem o Bonner e a Fátima para a leitura da nota no JN. É o mínimo.

Vivi disse...

Do site do Congresso em Foco

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33999

13/08/2010 - 06h51

Dos presidenciáveis, Serra é quem tem mais processos

Levantamento do Congresso em Foco analisou todas as 222 certidões que foram entregues ao TSE pelos nove candidatos à Presidência e seus vices. Temer, vice de Dilma, responde a três ações judiciais

Dos presidenciáveis e seus vices, Serra, Temer e Eymael são os três que apresentaram certidões judiciais positivas

Thomaz Pires

Levantamento do Congresso em Foco sobre as certidões judiciais dos presidenciáveis mostra que o tucano José Serra é quem mais responde a processos. De acordo com as certidões que ele mesmo apresentou, são 17 processos declarados à Justiça Eleitoral. Ao todo, foram analisadas as 222 certidões entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos nove postulantes à Presidência da República e respectivos vices. Michel Temer (PMDB), vice da candidata petista Dilma Rousseff, aparece com três ações judiciais. José Maria Eymael, candidato a presidente pelo PSDC, tem duas certidões positivas. Os demais candidatos à Presidência apresentaram certidões negativas, ou seja, que informam não haver processos contra eles.

Uma norma da legislação eleitoral obriga todos os candidatos a cargos eletivos a apresentarem, no ato do registro das suas candidaturas, certidões que informem a sua situação judicial, se respondem a processos e qual a situação de cada um deles. Sonegar essas informações, conforme a legislação, implica crime eleitoral. A novidade neste ano é que as declarações tornaram-se públicas, e estão sendo divulgadas na página do TSE.

Improbidade administrativa

Na disputa presidencial, o caso que mais chama atenção é o de Serra. Além das 17 certidões positivas, ele soma três processos ativos, todos por improbidade administrativa. Os casos correm na Justiça Federal do Distrito Federal e referem-se ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer).

O Proer foi um programa implementado no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso para sanear instituições financeiras que enfrentaram dificuldades na virada do período de hiperinflação para o início do Plano Real. Na época, Serra era o ministro do Planejamento. As ações envolvem diversas pessoas que tiveram algum grau de responsabilidade nas decisões relativas ao Proer. Os nomes mais conhecidos são Serra e do então ministro da Fazenda, Pedro Malan. As ações questionam a assistência prestada pelo Banco Central, no valor de R$ 2,975 bilhões, ao Banco Econômico S.A., em dezembro de 1994, assim como outras decisões - relacionadas com o Proer - adotadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Conforme verificado, já houve uma decisão monocrática (ou seja, de um único juiz) em favor da denúncia. A juíza Daniele Maranhão Costa, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, considerou que houve dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos no caso.

O candidato do PSDB à Presidência da República também responde por crimes de imprensa, calúnia e injúria, em ações ajuizadas pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Em uma delas, o ex-presidente do PT Ricardo Berzoíni é o autor das denúncias, que foram recebidas pela Justiça do estado de São Paulo e se encontram em andamento.

O Congresso em Foco entrou em contato telefônico com a assessoria de José Serra, por duas vezes, nos últimos dias, para colher alguma manifestação do candidato sobre o assunto. A reportagem também encaminhou por e-mail uma mensagem detalhada, listando todos os casos, e solicitando esclarecimentos. Não houve qualquer retorno.

Veja aqui as certidões apresentadas por José Serra

Wilson disse...

Gozado....se ela não é golpista porque esta se justificando?????

Glecio disse...

O final é hilário 'decidir melhor' ou seja eles não concordam com a escolha atual da maioria que apoia Lula e usam o espaço para tentar mudar isso.
Sairam completamente do armário.

john disse...

Ta demorando para alguém fazer um dossiê rede globo.

É só fazer o seguinte:

Compare pergunta por pergunta, desde a primeira até a última do debate dos dois ou dos três candidatos, indicando a natureza da pergunta.
Exemplo:

A primeira pergunta para Serra foi sobre suas propostas, para Dilma foi sobre o mensalão.

A segunda pergunta foi sobre os feitos de Serra, já para Dilma foi sobre sua inexperiência em palanques.

etc.

Logo o dossiê estará em diversos blogs.

VERA disse...

A canalha Gloupista nos chama de idiotas na maior cara dura! Até os deficientes mentais já sabem que o Pig apoia o Serrassuga!

Fátima disse...

Zé, parabéns pelo resultado de ontem no TSE, não poderia ser diferente. Ganhamos todos nós.

Com referência a Globo, quer queira ou não, teve que se justificar mal e porcamente; gostaria de saber se farão em rede nacional. Continuo com o mesmo pensamento, quando reclamei da entrevista da Dilma, que eles não têm nenhuma credibilidade; a isenção, o mais correto, é mais do que uma obrigação por ser uma concessão pública.

sonia disse...

Estes canalhas de políticos que estando no poder faz e desfaz do povo deveria acordar. o tempo é outro,não enganam mais com promessas que nunca serão cumpridas.Hoje aprendemos com o presidente Lula que nós podemos mais,Podemos analisa aqueles que realmente gosta do povo ,ou só se lembram deles a cada 4 anos,podemos exigir mais ,honestidade,compromisso com o povo e não só com os grandões,pobre aprendeu que pode fazer uma universidade ,pode ter melhores salários,pode escolher por melhor emprego,diferente no passado que sobrava mão de obra,cada vez o povo vai poder mais e estes vendilhões terão suas carreiras encerradas da pior maneira para suas biografias.

Gilmar Antonio Crestani disse...

Ao sair a campo para fazer a própria defesa, através de nota, tendo tantos veículos onde só faz se defender, a Globo passa recibo de que tem conhecimento do quanto é nefasta. O povo não é bobo, abaixo a rede lobo!

Unknown disse...

Prezados Amigos,

Gostaria de ter acesso à nota da Rede Globo, mas não estou conseguindo. Aonde está o link?

Anônimo disse...

Esse lixo sempre foi assim, e o tal Bonner, que gracinha ele nervoso!!!!! uuuummmmmmmmmmmmm.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração