Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dilma abre oito pontos sobre José Serra

A nova pesquisa Datafolha, divulgada a quatro dias do início do horário eleitoral na televisão, que começa em 17 de agosto, aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, oito pontos à frente do adversário tucano José Serra, que registra 33%. No levantamento divulgado nesta sexta-feira (13), a candidata do PV, Marina Silva, se manteve estável com 10%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, com 10.905 entrevistados, Serra estava com 37% e Dilma com 36%, tecnicamente empatados de acordo com a margem de erro de dois pontos percentuais. Marina tinha 10%.

No levantamento divulgado nesta sexta, os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Pimenta (PCO) foram incluídos na pesquisa, mas não pontuaram. O percentual de eleitores que vota branco ou nulo ficou em 5%, enquanto os indecisos são 9%.

Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o da última pesquisa: a petista tem 49% contra 41% do tucano. Brancos e nulos ficaram em 5%, mesmo percentual de indecisos. Na sondagem anterior, publicada no final do mês de julho, Dilma ficava numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tinha 46% contra 45% do tucano.

Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, com 10.856 entrevistados, em 382 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 6 de agosto de 2010, sob o número 22734/2010.


Segundo turno

A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu e agora é de oito pontos percentuais (49% a 41%). Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).

Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no final de julho, essa taxa era de 21%).

Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.

A rejeição dos eleitores não sofreu alterações: 28% deles não votariam em Serra (contra 26% há 20 dias). Dilma é reprovada por 20% (um ponto percentual a mais que em julho).

13 Comentários:

Rodrigo Rios disse...

José Chirico passou aqui em Salvador hoje a tarde.
Veja um pequeno trecho da reportagem ( http://www.atarde.com.br/eleicoes2010/ )

“Duas bandas de percussão animaram o evento no Pelourinho, atraindo diversos turistas, mas poucos eleitores se fizeram presentes. Entre 100 e 200 cabos eleitorais prestigiaram a chegada de Serra e compuseram a maioria do público.”

Abraços

Anônimo disse...

kkkkk quem puder recuperar a imagem do JN vai notar: pra não mostrar a boca do jacaré bem aberta, os 33% do Serra são mostrados no gráfico acima dos 37% que ele tinha (tinha mesmo?) anteriormente!!!

Unknown disse...

hahahahhah...até que enfim....deixa eu ri....
Abraços....

Morais disse...

Dá-lhe Dilma, vamos colocar esta tucanada para correr.
O povo brasileiro quer o melhor para o Brasil, sabe bem quem é que representa a continuidade do governo do LULA e não vai arriscar a colocar este governo outra vez nas mãos dos tucanos que já afundaram este país uma vez.
Dilma 2010 com a força do povo.

Unknown disse...

No blogueiro do esgoto que escreve na Veja entreguista, só aparecem resultados estaduais. O que houve "titio"?

armando do prado

claudio ribeiro disse...

Até os minerais já sabiam DESSA NOVIDADE-ENVELHECIDA do Datafolha…

http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-novidades.html

O que explica mudança tão brusca? Pois é, não deu para criar um falso clima de campanha acirrada no voto…o povo não deixou…

claudio ribeiro disse...

Até os minerais já sabiam DESSA NOVIDADE-ENVELHECIDA do Datafolha…

http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-novidades.html

O que explica mudança tão brusca? Pois é, não deu para criar um falso clima de campanha acirrada no voto…o povo não deixou…

Francisco Alves disse...

Será que devemos botar as barbas de m olho?
Ou será que o data fraude quer recuperar a credibilidade...
Sei lá, alguma coisa aconteceu pra mostrarem a verdade.
Dilma é BRASIL

X-MAN disse...

Devagar com o andor, está na hora do tse parar de fazer comercial exdruxulo e começar a botar ordem nessas pesquisas, isso virou bandalheira, usam e abusam da manipulação, quem não se lembra das pesquisas fajutas contra a Marta? Está na hora do tse olhar com mais rigor´, senão vai ser esssa bafafa de um instituto querer desmoralizar o outro como vimos, e o pior, sem razão. E o pessoal da Dilma não pode por salto alto e nem baixar a guarda, o que vale é a contagem das urnas.

Germano Barros disse...

Segundo o Fernando Rodrigues 50% da pesquisa foi realizada quinta-feira, após entrevista com Serra.

Então não tem desculpas.

Reg disse...

É alguém falou aqui que o TSE tem que ser acionado por conta das pesquisas fajutas que tentam mudar o voto do eleitor.
Tem razão, está na hora do MPE ir para cima deles.

Joserrí disse...

A pesquisa eleitoral divulgada nesta Sexta-feira, 13 de Agosto, não poderia ser mais cruel com o candidato do Farol de Alexandria.

Na verdade, sugiro mudar o pseudônimo de Serra, para Ladeira (pois é mais adequado ao seu atual momento)...

E olha que nem adianta a Marina (que é vice extra-oficial de Serra) e o PV inteiro pedindo voto para os aliados de Serra (que em alguns Estados não põem sequer um adesivozinho do 45), nem o Plínio, que finge de arauto da ultra-esquerda, tentarem minar os votos de Dilma...


Se Dilma, 13 do PT (mera coincidência com o dia de hoje) levar no primeiro turno, a gente economiza na quantidade de mentiras do horário eleitoral, e no gasto do dinheiro público em mais um pleito.

(também postei no meu blog: http://joserrilucena.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-dilma-41-serra-33.html)

VERA disse...

É a melhor notícia que recebi numa sexta-feira 13! Mas acho que esta pesquisa é fajuta! Dilma já deve estar ganhando no primeiro turno. Aguardemos os próximos institutos!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração