A nova pesquisa Datafolha, divulgada a quatro dias do início do horário eleitoral na televisão, que começa em 17 de agosto, aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, oito pontos à frente do adversário tucano José Serra, que registra 33%. No levantamento divulgado nesta sexta-feira (13), a candidata do PV, Marina Silva, se manteve estável com 10%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, com 10.905 entrevistados, Serra estava com 37% e Dilma com 36%, tecnicamente empatados de acordo com a margem de erro de dois pontos percentuais. Marina tinha 10%.
No levantamento divulgado nesta sexta, os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Pimenta (PCO) foram incluídos na pesquisa, mas não pontuaram. O percentual de eleitores que vota branco ou nulo ficou em 5%, enquanto os indecisos são 9%.
Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o da última pesquisa: a petista tem 49% contra 41% do tucano. Brancos e nulos ficaram em 5%, mesmo percentual de indecisos. Na sondagem anterior, publicada no final do mês de julho, Dilma ficava numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tinha 46% contra 45% do tucano.
Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, com 10.856 entrevistados, em 382 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 6 de agosto de 2010, sob o número 22734/2010.
Segundo turno
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu e agora é de oito pontos percentuais (49% a 41%). Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).
Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no final de julho, essa taxa era de 21%).
Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.
A rejeição dos eleitores não sofreu alterações: 28% deles não votariam em Serra (contra 26% há 20 dias). Dilma é reprovada por 20% (um ponto percentual a mais que em julho).
13 Comentários:
José Chirico passou aqui em Salvador hoje a tarde.
Veja um pequeno trecho da reportagem ( http://www.atarde.com.br/eleicoes2010/ )
“Duas bandas de percussão animaram o evento no Pelourinho, atraindo diversos turistas, mas poucos eleitores se fizeram presentes. Entre 100 e 200 cabos eleitorais prestigiaram a chegada de Serra e compuseram a maioria do público.”
Abraços
kkkkk quem puder recuperar a imagem do JN vai notar: pra não mostrar a boca do jacaré bem aberta, os 33% do Serra são mostrados no gráfico acima dos 37% que ele tinha (tinha mesmo?) anteriormente!!!
hahahahhah...até que enfim....deixa eu ri....
Abraços....
Dá-lhe Dilma, vamos colocar esta tucanada para correr.
O povo brasileiro quer o melhor para o Brasil, sabe bem quem é que representa a continuidade do governo do LULA e não vai arriscar a colocar este governo outra vez nas mãos dos tucanos que já afundaram este país uma vez.
Dilma 2010 com a força do povo.
No blogueiro do esgoto que escreve na Veja entreguista, só aparecem resultados estaduais. O que houve "titio"?
armando do prado
Até os minerais já sabiam DESSA NOVIDADE-ENVELHECIDA do Datafolha…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-novidades.html
O que explica mudança tão brusca? Pois é, não deu para criar um falso clima de campanha acirrada no voto…o povo não deixou…
Até os minerais já sabiam DESSA NOVIDADE-ENVELHECIDA do Datafolha…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-novidades.html
O que explica mudança tão brusca? Pois é, não deu para criar um falso clima de campanha acirrada no voto…o povo não deixou…
Será que devemos botar as barbas de m olho?
Ou será que o data fraude quer recuperar a credibilidade...
Sei lá, alguma coisa aconteceu pra mostrarem a verdade.
Dilma é BRASIL
Devagar com o andor, está na hora do tse parar de fazer comercial exdruxulo e começar a botar ordem nessas pesquisas, isso virou bandalheira, usam e abusam da manipulação, quem não se lembra das pesquisas fajutas contra a Marta? Está na hora do tse olhar com mais rigor´, senão vai ser esssa bafafa de um instituto querer desmoralizar o outro como vimos, e o pior, sem razão. E o pessoal da Dilma não pode por salto alto e nem baixar a guarda, o que vale é a contagem das urnas.
Segundo o Fernando Rodrigues 50% da pesquisa foi realizada quinta-feira, após entrevista com Serra.
Então não tem desculpas.
É alguém falou aqui que o TSE tem que ser acionado por conta das pesquisas fajutas que tentam mudar o voto do eleitor.
Tem razão, está na hora do MPE ir para cima deles.
A pesquisa eleitoral divulgada nesta Sexta-feira, 13 de Agosto, não poderia ser mais cruel com o candidato do Farol de Alexandria.
Na verdade, sugiro mudar o pseudônimo de Serra, para Ladeira (pois é mais adequado ao seu atual momento)...
E olha que nem adianta a Marina (que é vice extra-oficial de Serra) e o PV inteiro pedindo voto para os aliados de Serra (que em alguns Estados não põem sequer um adesivozinho do 45), nem o Plínio, que finge de arauto da ultra-esquerda, tentarem minar os votos de Dilma...
Se Dilma, 13 do PT (mera coincidência com o dia de hoje) levar no primeiro turno, a gente economiza na quantidade de mentiras do horário eleitoral, e no gasto do dinheiro público em mais um pleito.
(também postei no meu blog: http://joserrilucena.blogspot.com/2010/08/pesquisa-datafolha-dilma-41-serra-33.html)
É a melhor notícia que recebi numa sexta-feira 13! Mas acho que esta pesquisa é fajuta! Dilma já deve estar ganhando no primeiro turno. Aguardemos os próximos institutos!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração