Pages

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Família de Ronaldo Caiado mantém trabalho escravo

Não era apenas a cerca de mourões, por eles mesmos reconstruída a partir do desmate de mata nativa, que impunha limites à dignidade de trabalhadores da Fazenda Santa Mônica, em Natividade (TO). Alojados em cinco barracos de lona e madeira erguidos sob chão de terra em pontos isolados do imóvel e próximos às frentes de trabalho, não tinham acesso a banheiros, água potável, energia elétrica, leitos e alimentação minimamente decentes.

Todo esse quadro foi flagrado pelo grupo móvel de fiscalização - formado por integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) -, em janeiro deste ano, na propriedade de Emival Ramos Caiado Filho, primo do conhecido deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Vice-líder de seu partido na Câmara Federal, Ronaldo atua como um dos principais expoentes da bancada ruralista, ampla coalizão que apresenta resistências dentro do Congresso para a aprovação de medidas mais severas contra escravagistas como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que expropria (sem indenizações) a terra de quem comprovadamente explorar mão de obra escrava.

O grupo móvel lavrou 22 autos de infração referentes à Fazenda Santa Mônica. Entre eles: deixar de efetuar o pagamento integral do salário mensal até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido; prorrogar a jornada de trabalho além do limite legal de duas horas diárias; deixar de conceder descanso semanal de 24 horas consecutivas; manter empregado trabalhando sob condições contrárias às disposições de proteção ao trabalho, e admitir ou manter empregado sem o respectivo registro.Leia mais

4 Comentários:

joaquim de carvalho disse...

Meio tendenciosa a notícia.
A família Caiado é uma das maiores em Goiás, e querer que o Dep. Ronaldo Caiado seja responsável por primo em 2º ou 3° grau é exagero.
Quero dizer que Ronaldo Caiado se recusou a apoiar o candidato do PSDB em Goiás, Marconi Perillo, cuja fama de coronelzinho vingativo e capacidade de colocar notícias na mídia é por demais conhecida.
Por último, gostaria de dizer que apoio a coligação PMDB-PT em goiás e a candidata Dilma.
Não apoio nem concordo com a ideologia de Ronaldo Caiado, porém o respeito por suas convicções inabaláveis e a forma como as defende.
Acho que tal notíciatem um ranço difamatório que não condiz com a maioria das opiniões expressas neste site do qual sou leitor assíduo.
É necessária atenção redobrada nesta altura, para que não sejamos usados por interesses mal explicados.

VERA disse...

É por isso que os CAPITÃES-DO-MATO DEMOS-TUNGANOS são contrários à lei que desapropria terras de quem mantém trabalho escravo! Isso deveria ser denunciado no programa eleitoral gratuito!

Eason Nascimento disse...

Em se tratando de Caiado, tudo é possivel. È coerente com as posições deste cidadão. Trabalho escravo é o que ele defende e que devemos denunciar.
http:://easonfn.wordpress.com

Marcos disse...

Isso é pouco pelo que se ouve do histórico da família dessa pessoa, os quais sempre conseguiram se impor por meio de força bruta.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração